Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Hoje irá ser um dia grandioso para o norte e centro :w00t::w00t: essencialmente por parte do vento a chuva forte tambem marcará presença :rain: vamos lá ver no que isto vai dar, penso que em breve o IM irá agravar os alertas devido ao vento e chuva.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Concordo os alertas deverão ser mudados a qualquer momento. Neste momento chove, vento moderado.
Mas que grande Inverno :thumbsup::D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

A "carla" tem sido amiga do ambiente e inimiga da seca que se fazia sentir:rain:
Sigo, para não variar com vento moderado de W-SW e chuva moderada persistente desde há cerca de 36h (se parou foi por muito breves momentos enquanto dormi.
Como não tenho estação automática faço o trabalho "à mão":malandro:
Por isso medi agora às 11h a precipitação acumulada desde ontem às 18h: foram só 55,5 mm de chuva.
Desde as 23 h de 21\01 já levo acumulados 106 mm
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Já chove com mais intensidade...a pressão continua descer, 1013.3hpa
O vento esta moderado de W.
A temperatura desceu ligeiramente, 14.0º.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Mas isso denota os problemas que tem Águeda, não por que tenha ainda existido uma precipitação extremamente elevada.

Exactamente.
Por aqui continua a chover.
Temp actual 13.8ºC
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Por aqui o vento vai aumentando de intensidade, já tive 56 km/h a humidade já começou a descer e a temperatura está nos 14.8ºC.
 

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Acabei de ver no site do inm de espanha, as previsões para esta noite, na zona da galiza. VENTOS DE 150 KM/H!!!! Atendendo à proximidade, parece-me que por cá, na zona norte, a noite vai ser muito animada. Que inverno este!
Por cá sigo com chuva... Já são quase 48hora non stop!
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Bom dia! Gosto bastante das informações constantes deste painel. Esta estação não está on-line noutro sitio qualquer sem ser aqui no Meteo.pt?

Sintra 9:00h - Céu muito nublado, 14ºc, algum vento, ameaça de chuva.
Caxias 10:00 - Céu muito nublado, 15ºc, algum vento, ameaça de chuva.

A Baixa Pressão que vai surgir no norte de Espanha, Golfo da Biscaia, vai
provocar algo de anormal no nosso país ou só alguma chuva e algum vento?

Bom dia Tambem gostava de ter a minha estaçao sempre on-line mas a internet que tenho em casa nao e minha tenho uma antena de wireless rotativa em cima do telhado com 15db de ganho e por vezes vou buscar a net a outras redes wireless que tem o sinal aberto por esse motivo e que nao tenho a estaçao metereologica on-line nao me quero esticar pois ja tenho net a borlix a cerca de 5 anos :) mas para quem e radio amador pode ter acesso aos dados metereologicos da minha estaçao via APRS (Automatic Position Reporting System) a estaçao esta a enviar dados metereologicos via radio na frequençia dos 144.800mhz para todo mundo.

Neste momento sigo com 15.3º ceu nublado sem chuva
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

BOm dia companheiros...
Por Lisboa, e embora no serviço não tenha acesso às temperaturas, creio estarem cerca de 15ºC.
O céu está muito nublado, caindo uma morrinha de vez em quando.
Hoje de manhã apanhei ainda aguaceiros moderados a caminho de Lx...
Vamos ver como se desenvolve a Carla para hoje à tarde e noite...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Ó "carla" vá lá...deixa um pouco de neve por aqui! Não queremos vento, chuva, trovoadas...só queremos é neve!!!:D
Vá lá "carla" ajuda que aqui o fórum sem a neve é pouco entusiasmante, pouca gente anda por aqui.:(
Bem se não nos dás neve dá-nos vento, chuva e trovoada fartas que o pessoal não se importa.
Estamos todos em "stand-by" para o final da tarde:lmao::lmao:
 

ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Mas isso denota os problemas que tem Águeda, não por que tenha ainda existido uma precipitação extremamente elevada.

É efectivamente um problema que não sendo de fácil resolução poderia ser minimizado utilizando alguns sistemas de drenagem de simples aplicação que já existem no mercado, mas que não são utilizados ainda em Portugal ou por falta de conhecimento ou por falta de vontade. Estou-me a referir a sistemas de drenagem subterrânea que permitem "armazenar" a água no subsolo em vez de a ver acumular à superfície. Para além de evitar as cheias, estaremos também a evitar que a água doce recolhida e gradualmente infiltrada no terreno se perca rápidamente no mar, ou seja, alimentamos os lençois freáticos, aumentando assim a quantidade de água fácilmente potabilizável.
Já trabalhei numa empresa que comercializa estes produtos daí a explicação pormenorizada, mas seria assunto para um tópico à parte.:thumbsup: