Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Por cá tivemos chuva, água-neve, neve, granizo, vento...uma verdadeira abundância meteorológica.
Quanto à precipitação tive no total 178,9 mm (mais coisa menos coisa;))
Dia 22 (0h-18h) - 50,5 mm
Dia 23 (até 11h) - 55,5 mm
Dia 23 (até 19h) - 16,2 mm
Dia 24 (até 17h) - 12,5 mm
Dia 25 (até 09.30h) -25,2 mm
Dia 25 (até 24h) - 05,8 mm
Dia 26 (até 24 h) - 13,2 mm

Valores interessantes de precipitação.
Só uma questão.. Qual e o "aparelho" que usa para medir os valores de precipitação?;)
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
E para fechar este evento, aqui ficam os registos, possíveis, do dia de ontem, esse sim o mais relevante para mim, onde fiz uma "piquena" viagem de Elvas a Castelo Branco.

Na parte da manhã ainda houve 2 aguaceiros com algum granizo em Elvas, mas nada de especial, o destaque era o vento e a baixa repentina da temperatura que chegou a cair praticamente 4ºC ;).

Aqui duas fotos dos efeitos das rajadas de vento:

DSC05865Medium.jpg



Esta mais séria que a anterior, a sorte de não ter apanhado ninguém (julgo eu :unsure:) já é um destaque. :shocking:

DSC05862Medium.jpg



Indo então directamente à viagem, aqui ficam os registos junto a Portalegre, onde se abateu um valente aguaceiro de granizo e água-neve, estava à cota de 400m, aproximadamente e a temperatura desceu aos 4,5ºC.

Esta era a vista que tinha ao chegar à circular que contorna a cidade de Portalegre:

DSC05872Medium.jpg



Melhor que as palavras, aqui fica este vídeo do que se abateu no local. Como podem escutar o entusiasmo foi grande e a famelga vibra toda com este tipo de fenómenos :p.

http://www.youtube.com/watch?v=IzA30ZXU6Yg&fmt=18


Ainda me aventurei à rua para "bater" esta foto :hehe:

DSC05878Medium.jpg



Depois até Castelo Branco a viagem foi tranquila. Tranquila de mais infelizmente :(. Mas ao chegar a Castelo Branco o cenário era prometedor:

DSC05881Medium.jpg



A temperatura era de 6,5ºC (todas a temperaturas que indico são as do carro, por isso são sempre aproximadas ;)) e durante o looooongo aguaceiro esta caiu para os 2,5ºC. Infelizmente nem com temperatura tão baixa, tive a sorte de ver nevar :sad:.
Caiu muita água-neve, mas apenas isso. Ainda subi à zona do castelo, que está praticamente a 500m, mas nem aí:

DSC05882Medium.jpg


DSC05883Medium.jpg



Adeus aguaceiro, foste uma desilusão :angry:.

DSC05887Medium.jpg



A viagem de regresso, perto das 23h,foi sempre acompanhada pela chuva e a temperatura andou sempre entre os 3ºC e os 5ºC.
Apesar do adiantado da hora e de já vir tudo a dormir, ainda dei um salto ao alto de São Mamede :D.

Chovia com 3,5ºC e lá fui subindo. Aos 700m paro de chover :( e aos 800m apareceu o nevoeiro. A temperatura custou a baixar e apenas após o cruzamento para o alto de S.Mamede, começou a descer. Lá encima estavam 0ºC, havia muito vento e pouca neve. A que existia estava praticamente toda congelada, só nos recantos mais abrigados do gélido vento se mantinha em pó :w00t:. Apesar da noite lá me aventurei a dar uma volta pelas redondezas, isto porque já vou conhecendo os cantos à casa, doutra forma nem teria saído do carro. :unsure:
Aqui fica o registo:

O sincelo, devido ao nevoeiro muito húmido:
DSC05893Medium.jpg


O chão gelado pelo vento (o windchill devia ser brutal,com 0ºC e a força que tinha, nem quero pensar :eek:).
DSC05895Medium.jpg


DSC05904Medium.jpg


E a tal neve nos locais abrigados do vento:
DSC05897Medium.jpg


DSC05903Medium.jpg


Estas já são da praxe: (deve ser o contentor do lixo, mais fotogénico de Portugal) :lmao:
DSC05899Medium.jpg


DSC05902Medium.jpg


E assim dou por finito este evento, que a não ser por esta viagem teria sido, algo sonso na minha cidade. :D ;)
Destaco ainda a discrepância entre as cotas de neve reais e as esperadas e apontadas pelo GFS.
Em Portalegre, neve, apenas acima dos 700m ou mais. Em Castelo Branco igualmente altas, pela minha observação directa, posso afirmar que acima dos 500m e bem pois apesar de haver já flocos misturados com a chuva, estes chegavam muito derretidos.

Abraços! :thumbsup:

belissima reportagem:thumbsup: Maluqueira...ir a S.Mamede a essa hora!!! :shocking: Confirmo que nevou a cerca dos 700 m. O primeiro cruzamento para o alto de S.Mamede fica a uns 733 m(Google earth).Fiz uns filmezecos e postei aqui no forum. mais uma vez parabéns!!! Quando cá vieres diz qq coisa.OFF TOPIC Tens filho, não? Pela alegria dentro do teu carro!!! Eu tenho dois.Juntamos-nos todos e fazemos granda festarola no proximo nevão deta época !!! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Valores interessantes de precipitação.
Só uma questão.. Qual e o "aparelho" que usa para medir os valores de precipitação?;)
O "aparelho" é um funil de 15,5 cm de diâmetro (ou 7,75 cm de raio) a debitar para uma garrafa de 1,5 lt de água. A contabilização do total tenho feito com uma seringa de 60 cc e a outra de 10cc para me ajudar nas contas.
Fiz o aparelho "muito artesanal" de acordo com as ideias recolhidas aqui no fórum. Penso que obedece às contas elementares que indicam na página do fórum relativa a pluviómetro artesanal
Se houver dúvidas em relação ao facto de poder ser estranho ter uma quantidade de chuva como a que tive, talvez esteja relacionada com a pluviosidade própria da zona onde vivo. 1700 a 1800 lt\m2 de média anual.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Por cá tivemos chuva, água-neve, neve, granizo, vento...uma verdadeira abundância meteorológica.
Quanto à precipitação tive no total 178,9 mm (mais coisa menos coisa;))
Dia 22 (0h-18h) - 50,5 mm
Dia 23 (até 11h) - 55,5 mm
Dia 23 (até 19h) - 16,2 mm
Dia 24 (até 17h) - 12,5 mm
Dia 25 (até 09.30h) -25,2 mm
Dia 25 (até 24h) - 05,8 mm
Dia 26 (até 24 h) - 13,2 mm

Aristrocata, eu não tive oportunidade de fazer um registo de neve em Paços no passado Domingo. Saí de Paços ao fim da tarde de Domingo.
Confirmas a queda de neve?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Infelizmente não; estive a trabalhar e cheguei a casa pelas 23 h. Estive a tentar ver se caía alguma coisa mas o que vi foi saraiva tipo "gelo desfeito":huh:
1 abraço
 

José C

Cirrus
Registo
14 Jan 2009
Mensagens
21
Local
Loures
bOm DiA!

Grandes fotos de ontem que ilustram bem a situação vivida em locais distintos do interior.:thumbsup:
Ter material e tempo é de facto fantástico!;)
Tenho de momento 13 ºC (Sacavém) e algumas nuvens e alguma chuvinha.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
2009-01-26 19:00:00
Protecção Civil da Nazaré realoja dez famílias devido ao mau tempo
O Serviço Municipal de Protecção Civil da Nazaré vai realojar dez famílias cujas habitações ficaram danificadas na sequência do mau tempo da última madrugada, informou hoje a Câmara.

De acordo com a autarquia, as condições atmosféricas adversas provocaram danos nas “habitações situadas numa zona da vila denominada de Pátio Pinoca”, sobretudo ao nível das “coberturas”.

As pessoas atingidas vão ser realojadas temporariamente em fogos do bairro de habitação social do Rio Novo, acrescentou o município.

Segundo a Câmara, “estes agregados familiares pertencem à população-alvo do concurso para a segunda fase de habitação social, que está em apreciação por parte da Câmara Municipal da Nazaré”.

O presidente do município, Jorge Barroso, esclareceu à agência Lusa que “este realojamento pode passar a ser definitivo”, dado que “não se justificar intervir nas habitações que agora ficaram danificadas”.

“Se fossem habitações com alguma estabilidade, com melhores condições, mudávamos a cobertura”, disse o autarca, adiantando que são cerca de 25 as pessoas atingidas por esta situação.

Jorge Barroso explicou que este foi o caso mais grave registado no concelho devido ao mau tempo que assolou a região no fim-de-semana


2009-01-25 16:57:00
Câmara da Batalha já fez levantamento de prejuízos do mau tempo na Cela
A Câmara Municipal da Batalha já fez o levantamento dos prejuízos decorrentes do vento muito forte que hoje de madrugada causou estragos em 30 a 40 habitações do concelho, revelou o presidente da autarquia.

“Desde as 08:30 e até às 13:00 estivemos a analisar as situações”, afirmou António Lucas à Agência Lusa, explicando que “foram cerca de 30 a 40 habitações afectadas pelos ventos fortes, nas localidades de Cela e Brancas, na freguesia da Batalha”.

Segundo o presidente da Câmara, “os próprios moradores, alguns dos quais ligados à construção civil ou com familiares neste sector de actividade, começaram de imediato a arranjar as casas”.

António Lucas explicou que os danos são, sobretudo, “ao nível das coberturas das casas, portões e caleiras”, e admitiu que algumas situações, como a colocação de telhas, só possam ser resolvidas no decurso da próxima semana.

O presidente da autarquia esclareceu que há dois casos de famílias cujas casas apresentam estragos e que revelam mais necessidades do ponto de vista social, pelo que a Câmara Municipal vai analisar, para depois decidir sobre um eventual apoio.

O vento muito forte registado hoje de madrugada na freguesia da Batalha causou danos também em instalações eléctricas e telefónicas, disseram fontes dos bombeiros.

A ocorrência registou-se cerca das 05:30 e foi descrita pelos habitantes como "um trovão muito grande", a que se seguiu "um vento muito forte", com uma duração de 15 a 20 minutos, explicou a mesma fonte.

As mesmas fontes adiantaram não terem sido registados feridos, nem desalojados.