Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

BARROS

Cumulus
Registo
29 Set 2007
Mensagens
119
Local
jardim peri -zona norte de são paulo
Boas tardes! Sumiram com o tópico generalizado de março????
Aqui no Brasil estou sofrendo com uma violenta onda de calor que atinge o sudeste do país a mais de uma semana. Normalmente, São Paulo teria nesse mês, temperaturas entre 18°/27°, mas o que se vê é madrugadas quentíssimas( no dia 3, fez 24,1° de mínima aqui(765m acima do nível marítmo), seguidas de tardes entre 32 e 34 graus. Hoje não está diferente. Beirando 35° lá fora, com um núcleo de nuvens cúmulos que crescem como torres sobre o céu do centro, o q é ruim pra mim, que trabalho a noite e não consigo durmir a tarde por causa dessa estufa que faz aqui...
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Devido a poderes divinos, eis que o AA vai estar uma vez mais sobre nós a exercer a sua influência de aniquilar qualquer nuvem que se chegue até nós, com ele virá algum calor mas nada de mais :D:D

Oremos irmãos que o nosso irmão está de volta :uau::uau:

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
E vem confirmar o que já se suspeitava, subida da temperatura a partir de sexta e a partir de Sábado temperaturas na casa dos 20ºC sendo acima dos 20ºC a partir de Domingo em muitas zonas e que poderá durar toda a semana que vem pelo menos! e infelizmente já digo isto com poucas duvidas :p quem me dera morder a língua mas não me parece!!

E não vou mesmo morder a língua infelizmente...sol e mais sol a partir de Sábado e durante toda a semana que vem é já um dado certo, a juntar ao sol uma subida de temperatura que já vai fazer transpirar :hehe:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
E não vou mesmo morder a língua infelizmente...sol e mais sol a partir de Sábado e durante toda a semana que vem é já um dado certo, a juntar ao sol uma subida de temperatura que já vai fazer transpirar :hehe:

Boas noites...

Pois é, a Primavera vem dar um pouco com mais de força o ar da sua graça...

Sol e temperaturas amenas e até para apanhar as primeiras cores na praia...para quem tem tempo...

E com este forte AA, a minha esperança no meio disto tudo, são as oportunidades para haver umas formações de uma ou outra CUT OFF, ou então uma trovoada ou outra de fim de tarde esporadica...

Agora é, depois desta borrasca, ir acompanhando os mapas a 500hpa e CAPE... :rolleyes:

;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aí vem uma semana primaveril. Nada mais a dizer. Depois, os principais modelos prevêm a formação de altas pressões a norte e consequente subida do nosso AA para latitudes superiores. E a partir daí tudo pode acontecer, desde entrada fria de NE até à instalação de uma depressão a SO.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Depois da próxima semana ser de anticiclone (sol e temperaturas altas para esta época), os modelos parecem querer apostar na fusão entre os anticiclones açoriano e da gronelândia (deslocamento das altas pressões para norte), com a consequente abertura à entrada de massas de ar frio:cold:

Ainda estamos longe, tudo isto se acontecer não será antes do dia 15, mas é uma esperança para o fim do Inverno:thumbsup:

gfs-0-216_czu5.png
 

RTC

Cirrus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
40
Local
S.Gregório [Caldas da Rainha]
Uma pergunta de um ignorante...

200903060200_msg2_msg_ir_atlan.jpeg


Vendo a imagem de satélite em movimento que está no site do IM, reparo que o AA dá voltas sobre si mesmo e não vejo nenhuma deslocação perceptível para Este. Como se pode prever que o mesmo actue sobre a P.Ibérica este fim de semana (previsão de sol e subida de temperatura) se ele continua no mesmo sitio, permitindo que o corredor depressionário passe mesmo por cima de nós?

Estou-me a fazer entender?

;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
[/IMG]

Vendo a imagem de satélite em movimento que está no site do IM, reparo que o AA dá voltas sobre si mesmo e não vejo nenhuma deslocação perceptível para Este. Como se pode prever que o mesmo actue sobre a P.Ibérica este fim de semana (previsão de sol e subida de temperatura) se ele continua no mesmo sitio, permitindo que o corredor depressionário passe mesmo por cima de nós?

Estou-me a fazer entender?

;)

Claro que te estás a fazer entender, mas no fundo essa é uma pergunta que provavelmente muitos de nós fazemos quando olhamos, por exemplo, para modelos de previsão. Não vou responder directamente à tua questão porque não sou um expert na matéria e tenho também muitas dúvidas em relação às temáticas da previsão meteorológica. Mas aquilo que sei é que os modelos de previsão, que permitem precisamente fazer a "previsão" das condições meteorológicas para as horas (e dias) seguintes, são baseados em inúmeros cálculos e complexas equações que colocam em jogo inúmeras variáveis. São sistemas complexos e difíceis de entender ao mero interessado, ou meteorologista amador.
Nesta realidade uma imagem de satélite, reveste-se de muitíssima utilidade no sentido de prever algo num espaço de tempo muito reduzido e ter uma noção daquilo que se passa ao momento! Ou seja, pode permitir antever alguns acontecimentos, mas não deixa ver as movimentações complexas que se podem operar, por vezes com a simples mudança de um factor :)
 

Saul Monteiro

Cumulus
Registo
28 Ago 2008
Mensagens
286
Local
Lisboa
Vamos ter AA até dia 15 pelo menos :D e alguma nortda, mas nada de mais, vamos esperar que uma depressão venha lá para o fim do mês :assobio:

Concordo contigo:thumbsup:, mas acho que dia 19/20 já tenhamos uma depressão para nos animar:D

avnpanel1.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Podemos afirmar, com alguma segurança, que estaremos sob a influência de um AA até daqui a uma semana, mais dia menos dia. Depois disso há uma enorme dispersão nas previsões, nem sequer existe uma tendência definida. É esperar mais uns dias.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta run das 12 h do GFS é tão bonita ... aqui para o meu querido Algarve, pena que estes cenários apenas existam a partir das 200h, mas vamos sonhar porque parece existir tendencia dos modelos para que o AA rume á Gronelândia e que se abra uma porta para depressões a Sudoeste de Portugal !!