Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Tem que se fazer uma associação correcta em relação às especificidades de cada local.
Em Portugal, normalmente, as zonas mais quentes do verão estão associadas às zonas mais secas.
Claro que há zonas húmidas e quentes também, mesmo até em Portugal continental ( porque nos Açores e Madeira isso até é normal...) em Caldas Monchique temos cerca de 1400 mm e 17,2 de média anual.
Mas é claro que na zona baixa a leste de Monchique os valores de média anual sobem e o mesmo para a Bacia do Guadiana, Tejo Interior, etc...
Em Atlanta lembro-me de ver temperaturas a rondar os 36ºc e com níveis elevados de humidade, mas nos 45ºc não me lembro que tenha ocorrido nesse período, embora possa ter ocorrido noutro.
Não esquecer que tendo em conta a latitude, essa zona dos USA também regista neve e vagas de frio desconhecidas para zonas à mesma latitude do outro lado do Atlântico.
Nova Orleães, junto ao GOLFO DO MÉXICO, vi que tinha uma média climatológica a rondar os 28ºc para o mês mais quente, isto a 30 graus de latitude norte. É possível que um local ou outro ultrapasse esse valor, na região, mas já estamos a falar de locais francamente a sul.
Quanto a Portugal, não tenho material suficiente que me permita fazer comparações ( as zonas mais quentes não têm quase dados e dos poucos que vi superaram largamente as minhas expectativas), até porque sobretudo não é esse o objectivo deste tópico.

Nao conhecia os dados oficiais, mais é verdade, a máxima fora esa, mais deve ser claro que eu nunca inventei, eu lembro perfectamente das retrasmiçoes falar de 40 e ainda mais, perto 45 e forte humedade.
Podera ser que en superficies dos estadios ao sol e en ilha de calor houvera esas temperaturas, mais eu lembro sentir falar iso, e ainda mais, nao só en ATLANTA 96, mais tambén no MUNDIAL 1994 lembro perfectamente de sentir falar que os jogadores estavan a jugar a temperaturas de perto 50 graus e forte humedade.
Agora eu estou a topar as retransmiçoes na internet, mais eu fico seguro de sentir falar de esas temperaturas na tv.

Eu equivoque entao de colocar aqui eses 40 ou 45 graus, pois nao comprobei antes, tinha que fazerlo. Tenho habito de fazer sempre a comprovaçao, e ainda mais colocar dados, esta vez nao fize eso e equivoque.

Agora eu estive a procura de dados e a temperatura mais alta en Georgia fora de 44 graus.
Sempre acreditei que fora moito mais.

Areas das Dakotas ja tiveran 49 graus.

CAIRO, ILLINOIS a mesma latitude que Olhao ten media do Julho de 27 graus, e East St. Louis a mesma latitude que Seixal ja tivo 47 graus.

KANSAS CITY a mesma latitude que LEIRIA ja ten media de Julho de 27 graus.

BALTIMORE, a mesma latitude que PENICHE ten media de Julho de 28 graus e ja tiveran temperaturas de 42 graus.

TULSA a mesma latitude que FARO ten media de Julho de mais de 28'5 graus e media das máximas de 34 graus, con temperaturas que ja foram de mais de 45 graus.

Tudas esas cidades ja estao a latitude de Portugal e elas tenhen mesmo temperaturas moito altas.

Ainda mais, sao cidades importantes, acho que nos seus estados tera que haver mesmo locais mais quentes, que elas.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em relação à Amareleja

A localização da estação não é na vila ("1"), mas numa pequena mata próxima (chamada Perímetro florestal das Ferrarias), num ponto mais elevado em relação à vila. A estação estará algures na zona marcada com um "3", próximo de uma torre de vigia ("2"):

74238623.jpg


33108829.jpg



O Daniel Vilão em tempos fez um report (engloba outra estação que não a do IM apenas):
http://www.meteopt.com/forum/instru...logica-da-amareleja-im-20-08-2008-a-2485.html

Estações meteorológicas do IM da Amareleja (Automática e clássica)
vilao.jpg

(c) Daniel Vilão


E esta fotografia do Panoramio aparentemente foi tirada dessa mata, de uma torre de vigia próxima da estação (marcado com um "2"), embora a estação esteja um pouco mais baixa (192m) que a torre de vigia (238m).

A localidade da Amareleja e a Torre de vigia no perímetro florestal
89235090.jpg

(c) Fotos Jorge Felício e Tiago Batista



Quer a altitude quer o facto da estação estar no meio da mata, fazem supor que quase de certeza noutras zonas da região a temperatura tenha sido superior aos 47,4ºC oficiais em 2003.

Se fosse apenas pela altitude e tipo de zona, a minha aposta iria para a zona do Ardila, em que a altitude vai baixando até Moura. Para mim o local mais quente do país terá que estar neste triângulo Mourão-Moura-Barrancos

Um exemplo da paisagem do Ardila
ardila.jpg

(c) Foto de jlfernandes



Contudo pode ser um grande disparate, e o "segredo" da Amareleja ser precisamente o calor oriundo daquela planície a leste da mata ("4" nas imagens, e mesmo Espanha/Barrancos, etc)

Planície a leste da localidade da Amareleja e também a leste do perímetro florestal
96601770.jpg

(c) Foto de L. Seixas


De qualquer forma, 50ºC acho difícil, mas 48.xºC parece-me lógico ter acontecido naquela região no dia 1 de Agosto de 2003, dada a especificidade referida mais acima da estação da Amareleja.

Em relação a especularmos se esta estação estaria nas melhores condições, julgo que sim, existem duas estações no local (climo clássica e EMA), e presumo (não tenho a certeza) que uma tenha medido 47,3 e outra 47,4 pois sempre houve dois valores distintos sobre 2003. Se assim foi, será um registo mais do que consistente. Em relação à proximidade das árvores, à partida isso até prejudicaria a máxima, não ?



Agora no contexto desta discussão, uma coisa que eu gostava de ver de outros eventos extremos na Europa do Sul, seria um mapa, com as temperaturas georeferenciadas, ajudaria a analisar e perceber melhor as coisas.
Por exemplo, de 2003 em Portugal:

onda.jpg

(c) IM

Existem mapas deste género de outros países do sul para eventos onde se bateram registos históricos ?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nao conhecia os dados oficiais, mais é verdade, a máxima fora esa, mais deve ser claro que eu nunca inventei, eu lembro perfectamente das retrasmiçoes falar de 40 e ainda mais, perto 45 e forte humedade.
Podera ser que en superficies dos estadios ao sol e en ilha de calor houvera esas temperaturas, mais eu lembro sentir falar iso, e ainda mais, nao só en ATLANTA 96, mais tambén no MUNDIAL 1994 lembro perfectamente de sentir falar que os jogadores estavan a jugar a temperaturas de perto 50 graus e forte humedade.
Agora eu estou a topar as retransmiçoes na internet, mais eu fico seguro de sentir falar de esas temperaturas na tv.

Eu equivoque entao de colocar aqui eses 40 ou 45 graus, pois nao comprobei antes, tinha que fazerlo. Tenho habito de fazer sempre a comprovaçao, e ainda mais colocar dados, esta vez nao fize eso e equivoque...


Eu também sinceramente não vi os dados oficiais, mas o que vi nas transmissões de TV foi essa referência aos 36ºc e a níveis elevados de humidade.
Evidentemente que mais provavelmente dentro da cidade podia fazer mais, mas isso aplica-se a qualquer lado.




Agora eu estive a procura de dados e a temperatura mais alta en Georgia fora de 44 graus.
Sempre acreditei que fora moito mais.

Areas das Dakotas ja tiveran 49 graus.

CAIRO, ILLINOIS a mesma latitude que Olhao ten media do Julho de 27 graus, e East St. Louis a mesma latitude que Seixal ja tivo 47 graus..

E Alcoutim que está mais a norte tem mais média de verão que Illinois.
São comparações sem interesse algum, completamente offtopic e que pouco nos dizem sobre o que é a climatologia anual.
Também posso pegar num mês que me convém e dizer que é mais quente que Illinois, mesmo estando muito mais a norte em Portugal.



KANSAS CITY a mesma latitude que LEIRIA ja ten media de Julho de 27 graus.

BALTIMORE, a mesma latitude que PENICHE ten media de Julho de 28 graus e ja tiveran temperaturas de 42 graus..

Sim, então Peniche sendo uma zona com características de cabo deve ser muito representativo...



TULSA a mesma latitude que FARO ten media de Julho de mais de 28'5 graus e media das máximas de 34 graus, con temperaturas que ja foram de mais de 45 graus.

Tudas esas cidades ja estao a latitude de Portugal e elas tenhen mesmo temperaturas moito altas. .

Depende do que comparamos. Já sabemos que estas zonas são húmidas e quentes no verão, mas acho completamente desaproriado este tipo de comparações.
Primeiro, são assunto offtopic.
Segundo, dão-nos uma falsa sensação de que são mais quentes, quando anualmente e no geral não o são.
Terceiro, também posso arranjar exemplos, de zonas em Portugal bem quentes no verão, como já o fiz.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Sim, fico de acordo en moitas coisas.

Como eu dize esos dados de 40 e 45 graus lembro de sentir nas tvs. De seguro estavan a falar das temperaturas nas que os desportistas fazian as competencias. Mesmo un tirador chino de nome Wang Yifu, erro un tiro de pistola de aire (modalidade olimpica) por culpa do forte calor, que produz una perdida de conecimiento e posterior desmalho.

Ainda mais, lembro una partida de futebol do Mundial 94 con o cometador a falar de 50 graus no campo de futebol onde jogaban a partida.

Por suposto nao sao dados validos nem oficiais, sim, e eso acontece en tudas partes do mondo, nas grandes cidades a ilha de calor pode ser mesmo moito forte, e sen duvida dados como esos ja atinguiranse en media Europa dentro das ilhas de calor nos dias mais quentes do verao.

Fize elecçao de PENICHE conhezendo que é cabo, pois BALTIMORE tamben fica en una situaçao especial, é cidade maritima, mais interior, una coisa un pouco estranha, pois o mar entra moito na terra, é una especie de ria, por eso penso que tao poco representativo podera ser PENICHE como BALTIMORE.

Sim, acho que seguramente sao off topic, é que nao ten moita relaçao con o tema a tratar, mais fize para mostrar que nao sería tao estranho temperaturas elevadas en Portugal o mesmo na área Mediterranea, pois a latitude das áreas mediterraneas existen areas mesmo na Asia e Norteamerica onde ten veroes tanto o mais quentes.

Mais acho també que vai camino de ser off topic.

É sen duvida tudas esas áreas ten invernos moito frios, e a temperatura anual e mais baixa, da temperatura media anual eu nao falei, sen duvida sao áreas moito frias no inverno.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, fico de acordo en moitas coisas.

Como eu dize esos dados de 40 e 45 graus lembro de sentir nas tvs. De seguro estavan a falar das temperaturas nas que os desportistas fazian as competencias. Mesmo un tirador chino de nome Wang Yifu, erro un tiro de pistola de aire (modalidade olimpica) por culpa do forte calor, que produz una perdida de conecimiento e posterior desmalho.

Ainda mais, lembro una partida de futebol do Mundial 94 con o cometador a falar de 50 graus no campo de futebol onde jogaban a partida.

Por suposto nao sao dados validos nem oficiais, sim, e eso acontece en tudas partes do mondo, nas grandes cidades a ilha de calor pode ser mesmo moito forte, e sen duvida dados como esos ja atinguiranse en media Europa dentro das ilhas de calor nos dias mais quentes do verao.

Fize elecçao de PENICHE conhezendo que é cabo, pois BALTIMORE tamben fica en una situaçao especial, é cidade maritima, mais interior, una coisa un pouco estranha, pois o mar entra moito na terra, é una especie de ria, por eso penso que tao poco representativo podera ser PENICHE como BALTIMORE.

Sim, acho que seguramente sao off topic, é que nao ten moita relaçao con o tema a tratar, mais fize para mostrar que nao sería tao estranho temperaturas elevadas en Portugal o mesmo na área Mediterranea, pois a latitude das áreas mediterraneas existen areas mesmo na Asia e Norteamerica onde ten veroes tanto o mais quentes.

Mais acho també que vai camino de ser off topic.

É sen duvida tudas esas áreas ten invernos moito frios, e a temperatura anual e mais baixa, da temperatura media anual eu nao falei, sen duvida sao áreas moito frias no inverno.


Obrigado pela compreensão.
Nem todos têm essa humildade. :)
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Em relação à Amareleja


O Daniel Vilão em tempos fez um report (engloba outra estação que não a do IM apenas):
http://www.meteopt.com/forum/instru...logica-da-amareleja-im-20-08-2008-a-2485.html

Well...that does not look too good. Isn't there some sort of handbook in Portugal for how a station should be cited. We have these rules in the Netherlands from the KNMI.

"The KNMI has adopted the following guidelines:
- no crops or plants exceeding 0.5 m in height may be grown or placed within a radius of 25 metres around the observation site;
- no crops or plants exceeding 1.5 m in height may be grown or placed within a radius of 50 metres around the observation site;
- no obstacles such as trees and shrubs may be placed within a radius of 100 metres around the observation site;
- no obstacles such as sheds or other buildings and woodland may be placed within a radius of 400 metres around the observation site."

Not that in reality, all station measure like that. Especially the 400 m distance is difficult to be found. But some station really go way too far. As I have showed and can be seen at Arcen KNMI, the station looks a lot like Amareleja: it is surrounded by trees. Luckily it aren't conifers, which are the mainstaple of the woodlands over here (especially picea, pinus and pseudotsuga types. Beautiful but you don't want that near your station!).

Some problems with Amareleja:
- Do you notice the sensorscreen actually placed in the shade?!
- Surrounded by trees, causing the station to warm up at day and to read lower temperatures at night in the absence of a city.
- situated at 225 m height (cools things a bit down).

If one would measure at the same place in the open field (and plenty of it in that area!) max temperatures would belower and minimun temperatures would be higher. Another possibility is that the trees shade out the screen so much, it in facts reads lower than in sunny places). We don't know.

I much rather prefer Herdade dos Lameirões station, which is clearly much more open and is in fact measuring according to WMO guidelines (which are not too clear now, I looked them up but I am unsure).

The 224 m height means that if we measure in teh valley right souht to it, it is 100 m lower giving way to 0.8 to 1 C higher temperatures in the summer. But it is a difficult comparison now that I have seen the station.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Sim, fico de acordo en moitas coisas.

Como eu dize esos dados de 40 e 45 graus lembro de sentir nas tvs. De seguro estavan a falar das temperaturas nas que os desportistas fazian as competencias. Mesmo un tirador chino de nome Wang Yifu, erro un tiro de pistola de aire (modalidade olimpica) por culpa do forte calor, que produz una perdida de conecimiento e posterior desmalho.

Ainda mais, lembro una partida de futebol do Mundial 94 con o cometador a falar de 50 graus no campo de futebol onde jogaban a partida.

Possivelmente estariam a falar de valores do Heat Index. Um índice que combina a temperatura do ar com a humidade relativa.

Para terem uma ideia, um valor de temperatura de 35ºC combinado com um valor de humidade relativa de 70% corresponde a um valor de 50ºC nesse índice.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Well...that does not look too good. Isn't there some sort of handbook in Portugal for how a station should be cited. We have these rules in the Netherlands from the KNMI.

"The KNMI has adopted the following guidelines:
- no crops or plants exceeding 0.5 m in height may be grown or placed within a radius of 25 metres around the observation site;
- no crops or plants exceeding 1.5 m in height may be grown or placed within a radius of 50 metres around the observation site;
- no obstacles such as trees and shrubs may be placed within a radius of 100 metres around the observation site;
- no obstacles such as sheds or other buildings and woodland may be placed within a radius of 400 metres around the observation site."

Not that in reality, all station measure like that. Especially the 400 m distance is difficult to be found. But some station really go way too far. As I have showed and can be seen at Arcen KNMI, the station looks a lot like Amareleja: it is surrounded by trees. Luckily it aren't conifers, which are the mainstaple of the woodlands over here (especially picea, pinus and pseudotsuga types. Beautiful but you don't want that near your station!).

Some problems with Amareleja:
- Do you notice the sensorscreen actually placed in the shade?!
- Surrounded by trees, causing the station to warm up at day and to read lower temperatures at night in the absence of a city.
- situated at 225 m height (cools things a bit down).

If one would measure at the same place in the open field (and plenty of it in that area!) max temperatures would belower and minimun temperatures would be higher. Another possibility is that the trees shade out the screen so much, it in facts reads lower than in sunny places). We don't know.

I much rather prefer Herdade dos Lameirões station, which is clearly much more open and is in fact measuring according to WMO guidelines (which are not too clear now, I looked them up but I am unsure).

The 224 m height means that if we measure in teh valley right souht to it, it is 100 m lower giving way to 0.8 to 1 C higher temperatures in the summer. But it is a difficult comparison now that I have seen the station.



Piranómetro




Destaque para o radiation shield




Torre meteorológica


Realmente, como é que é possível uma estação do IM estar totalmente à sombra e no meio do arvoredo?? Isto parece-me no mínimo ridiculo.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Realmente, como é que é possível uma estação do IM estar totalmente à sombra e no meio do arvoredo?? Isto parece-me no mínimo ridiculo.

It is ridiculous. If you measure like this, you have created an artificial valley, in which daytime maxima rise high and nighttime minima go down low.

Arcen KNMI is renowned for being very warm in summer. In 2006, the daytime average max of july was 30,2 C. That is in The Netherlands, yes..

Eindhoven had 29,2 C, Maastricht airport 28,8 C and Twente 29,3 C. Especially Eindhoven is pretty near, measure on teh same soil and under comparable circumstances. So Arcen, more to the east could be somewhat warmer but 1 C over less than 50 km in a flat country is a lot...So, lile I said before, look at google earth at this exact location:

51°30'3.71" and 6°11'38.83". It is surrounded by trees. Not so strange to measure such high temperatures....Now at Arcen, the trees ar 20 m away in the North and south and 40 m away to the west. It is ridiculous.

Amareleja measures higher temperatures than Herdade dos Lameiroes, despite being 50 m higher, 20 km more to the North. Not by much, but still it is a tad warmer. Herdade dos Lameirões went op to 39.5 C on saturday and Amareleja to about 40,5 C. July averages 37,8 in H dos L and 38,0 in Ama...
Luckily, we have H. dos L. to get a good indication everstill and luckily the difference is rather small everstill. May be the enclosure is somewhat abated by the shade...Who can tell.

I know for sure that many weatheramateurs all over the world have a better placed station than this one...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Some problems with Amareleja:
- Do you notice the sensorscreen actually placed in the shade?!
- Surrounded by trees, causing the station to warm up at day and to read lower temperatures at night in the absence of a city.
- situated at 225 m height (cools things a bit down).

If one would measure at the same place in the open field (and plenty of it in that area!) max temperatures would belower and minimun temperatures would be higher.


Tenho uma dúvida.
Porque é que as árvores aumentam as máximas e diminuem as mínimas?


Another possibility is that the trees shade out the screen so much, it in facts reads lower than in sunny places). We don't know..


Sim, aparentemente a estação meteorológica da Amareleja devia registar valores mais altos se tivesse em condições mais adequadas para fazer medições correctas.
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Well...that does not look too good. Isn't there some sort of handbook in Portugal for how a station should be cited. We have these rules in the Netherlands from the KNMI(...).

Olá J.S.

A meu ver, assunto é complicado. Uma estação meteorológica de superfície deve ser instalada em local e com equipamento adequado. Qual é a sua finalidade? Reunir dados para permitir chegada e partida de aeronaves? Coleccionar dados para definir o clima de uma região? Avaliar a adequação à instalação de torres aerogeradoras? Valorizar a análise meteorológica com fim a permitir melhores previsões do tempo? Vigiar a qualidade do ar? Caracterizar a alimentação de uma bacia hidrográfica? Apurar os valores máximos e mínimos de determinado parâmetro meteorológico? Permitir medidas contra a "geada"? Auxiliar a gestão dos meios de combate a incêndios florestais? Etc.
Consoante a intenção, assim se escolhem o local e os instrumentos. O Instituto Meteorológico holandês, assim como o prtuguês, o espanhol, o..., usam critérios universais enaltecidos pela Organização Mundial de Meteorologia para que os valores observados e registados sirvam para definir o estado presente da baixa atmosfera. Um analista/previsor olhará para eles todos de todas as regiões e será capaz de dizer que massa de ar é aquela, para onde se desloca, qual a sua instabilidade... se se aproxima uma superfície frontal, que centro de acção condiciona o local, se vai chover, trovejar, etc. Estas estações não servirão muito para determinar qual é o ponto mais quente (e qual será a extensão que se pretende?), pois os pontos mais quentes são aqueles que são pouco ventilados, têm uma insolação longa, não sofrem a influência marítima, estão mais próximos do Equador, são de constituição rochosa cuja cobertura não repele a radiação solar, etc. E, mesmo dito deste modo estou a ser incorrecto, pois o ar que passa no tal Death Valley deve o seu calor a uma ventilação especial do tipo "efeito de Fohen", que provoca nos Alpes o aquecimento deflagrador de avalanchas e as quase misteriosas mudanças de humor e de estado de espírito dos habitantes a sotavento.
Eu também acho que a localização que a fotografia ilustra não é a mais correcta para uma rede de observação nacional. E também dá argumentos para a recusa em aceitar os valores que ela forneça para definir o estado inicial de qualquer modelo físico-matemático de previsão do tempo!
Zerrui
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Tenho uma dúvida.
Porque é que as árvores aumentam as máximas e diminuem as mínimas?

Because they stabilize the air as the wind drops between the trees. You know the temperature rises from the ground up and it cools down from he ground up. So the highest and lowest temperatures are measured at ground level.
With wind, these warmer airlayers mix with cooler layers above (at day) vice versa at night. If you start in the vicinity of trees (but without buildings!), there is less wind. There is less or no mixing to about crownheigth of the trees. And the air can freely warm up or cool down. So with trees surrounding a station (partly), you get lower nighttime temperatures and higher daytime temperatures as long as the sky is clear.

Sim, aparentemente a estação meteorológica da Amareleja devia registar valores mais altos se tivesse em condições mais adequadas para fazer medições correctas.

Factor in the shade and you end up with a lot of serious unknown factors.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Olá J.S.

A meu ver, assunto é complicado. Uma estação meteorológica de superfície deve ser instalada em local e com equipamento adequado. Qual é a sua finalidade? Reunir dados para permitir chegada e partida de aeronaves etcetc? Zerrui

Hej Zerrui. I am interested in the hottest place in Portugal/Europe at day. I am not discounting Amareleja for that reason, but for the reason that it is measuring the climate in that hole in the forest. It is not measuring adequately the temperature in the region. That is clear to me.
If we want to see the climatic differences in Portugal, you must eliminate sitefactors (buildings. cities, next to an airstrip, trees etc).

Death Valley...I think what makes it so hot is not føhn (or not the biggest factor), the most important thing is that it is very low lying (like Turpan) and has a very reflective surface that heats up very fast. It has extremely long sunshine hours and low wind speeds...So there you go.

Turpan in China is very interesting (and hot) too in summer. I like it, because it is so continental in its position and I believe it is salty too.

Here you see some info on Turpan, at 154 m below sealevel:

"The Turpan Basin has a hot and arid continental climate in which the precipitation is far less than the potential evaporation. July is the hottest month with an average maximum temperature of 39.7°C (103.5°F) and January the coolest with an average maximum temperature of -2.2°C (28°F). Monthly rainfall is highest in June (3.3 mm) and lowest in February (0.2 mm). The annual average precipitation is less than 2 cm (data from the Global Historical Climatology Network, collected between 1951 and 1990 from the Turpan weather station). In contrast to this, the potential annual evaporation rate reaches 3 m. Because of its climate, the area is sometimes counted as one of the Furnaces of China, although the locations included under this heading vary."

In the winter, it is as cold as Oslo at day. In the summer at day, it is warmer than any place in Europe! Extreme place!
 

Huelva-Espanha

Cumulus
Registo
20 Out 2008
Mensagens
161
Local
Huelva-Espanha
Olá amigos:

50ºc en Portugal e Espanha sempre foi motivo de discusion.

Creo que en la froteiira con Huelva/Badajoz, en el Alenteixo,
baixo 200m temperaturas de 48ºc son posibles.

En El granado (Huelva), 1/8/2003 se alcançou 47,0ºc,
Huelva cidade 43,4cº (costa).

Os puntos mais candentes de a peninsula fueron Huelva, Algarve, e Alenteixo en 2003
no Sevilla o Cordoba (45.2º y 46.2º).

En 2004 Huelva Alcançou 43,8º (costa) y Sevilla 44,3ºc (San Pablo), con
la estaçao meteologica cerca da pistas de cemento do aeropuerto e isla
de calor.
En 2004 El granado alcaçou 46ºc y La Palma del condado 45,5ºc

Es posivle temperaturas muito cercanas a 50ºc en SE de portugal,
perto de Huelva e Badajoz.

Ate logo
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Realmente, como é que é possível uma estação do IM estar totalmente à sombra e no meio do arvoredo?? Isto parece-me no mínimo ridiculo.

Talvez essa estação já aí esteja há bastante tempo, e se assim foi não haveria tanto arvoredo como agora...

Ainda assim, se o anemómetro apanhar o vento, o termohigrómetro estver protegido por radiation shield e o pluiómetro consiguir captar a chuva, acho que a estação estará bem localizada.

Porque raio é que se pensa que uma estação meteorológica tem que estar num descanpado ou num meio urbano?

Nos meios urbanos a anomalia inflaccionada na estação é bem maior que num local de mato, onde representará valores muito mais reais.

Este é o meu ponto de vista...:)