Diversidade climática

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mas é possivel na Italia, na Grecia, Turquia...
Frosinone, Italia, cidade a 185 metros e 41º de latitude norte (o mesmo que Braga), muito perto de Napoli e Roma. Dados oficiais:
http://clima.meteoam.it/AtlanteClim2/pdf/(244)Frosinone.pdf
Temperatura media anual: 14,2ºC
Precipitaçao anual 1226 mm
Distribuçao da precipitaçao identica a Braga: maximo no outono-inverno (192 mm en novembro), minimo no verao (41 mm en xulho).
Dias de sol en inverno que pode chegar aos 17ºC e de verão que pode chegar aos 40ºC.
Todo identico á Braga!!!

Há uma grande quantidade de cidades con dados semelhantes nas fachadas occidentais de Italia, Montenegro, Albania, Turquía. Incluso em Grecia:
http://www.hnms.gr/hnms/english/climatology/climatology_region_diagrams_html?dr_city=Ioannina

Pois bem, Frosinone é claramente clima mediterraneo. Ja esta a ver que a sua maneira de determinar un clima e completamente erronea.

O clima do norte de Portugal, como o de norte de España, é de transiçao entre o mediterraneo e o oceanico. Nao pode ser mediterraneo puro porque carece de calor no verão, e nao pode ser oceanico puro porque carece de precipitaçao no verão.

Não deixa de ter razão...mas são casos isolados nesses espaços geograficos aqui existe um padrão comum em grandes espaços geograficos....como vê não tenho nenhum problema em dar razão seja a quem for quando os comentarios são fundamentados em factos.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O caro não deve ter um QI muito elevado, perdoe a sinceridade. Já aqui escrevi que essa definição de clima lusitano ou galaico-lusitano que o Rtinga julga ter descoberto já existiu no passado, pois no século XX alguns autores que se dedicaram a estudar o nosso clima nomearam como clima lusitano aquele que era encontrado em boa parte da Galiza, Norte e Centro de Portugal, com todas as características já amplamente discutidas. Mas por alguma razão essa classificação foi abandonada e posta de parte, substituída pela de Kopper.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O caro não deve ter um QI muito elevado, perdoe a sinceridade. Já aqui escrevi que essa definição de clima lusitano ou galaico-lusitano que o Rtinga julga ter descoberto já existiu no passado, pois no século XX alguns autores que se dedicaram a estudar o nosso clima nomearam como clima lusitano aquele que era encontrado em boa parte da Galiza, Norte e Centro de Portugal, com todas as características já amplamente discutidas. Mas por alguma razão essa classificação foi abandonada e posta de parte, substituída pela de Kopper.

sim aquela classificação que diz que o clima do Porto é igual ao do interior da Turquia certo? ambos Csbs?

mas tem sempre a necessidade de faltar ao respeito e fazer comentarios deprecriativos da minha pessoa???? é assim que acha que consegue expor os seus pontos de vista?:
veja bem o que já disse aqui no forum da minha pessoa:
arrogante
falta de QI
demagogo

epah quer chamar-me mais alguma coisa? é quem fica mal na fotografia não sou eu porque até a data não faltei ao respeito a nenhum User.... já o Frederico juntamente com o Costa é umas atras das outras....

e para todos os efeitos tenho o direito de discordar da classificação climatica de Kopper???
tenho o direito de expor os meus pontos de vista e fundamenta-los????

digo o mesmo que disse ao Sr.Costa não é por me faltar ao respeito em sucessivas faltas de educação e má criação que irei-lhe responder a letra...porque sei o que pretende é que eu perca a cabeça e diga uma outra asneira aqui para assim terem legitimidade para me banirem do forum mas estão a perder o vosso tempo, porque o meu QI consengue dar a volta ás suas faltas de educação desagradaveis e basicas...

Nota: a ciencia pode ser revista e alterada e questionada!!!
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Deixemos este debate de Genetica. Nao é adecuado para um foro de meteorología. Há outros foros mais apropiados.

Eu o que vejo coa classificaçao Koppen é que Portugal está dividado en duas metades: a metade sur é csa (clima mediterraneo), e a metade norte é csb (clima de transiçao entre mediterraneo e oceanico).



Nao estou de acordo coa superficie de clima oceanico (cor verde) em Espanha, esta sobredimensionada. Abarca provincias de Burgos, Navarra, e outras que nao sao humidas em absoluto. O clima oceanico em Espanha somente abarca uma estreita faixa da costa cantabrica. Mas comprendo que estes mapas simplificam muito as cousas. Estes mapas sao válidos para facerse uma idea geral, nao sao válidos para localismos.

A mesma historia na costa Oeste dos Estados Unidos: California é csa, Oregon e Washington (incluso Vancouver, Canada) sao csb.

 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Deixemos este debate de Genetica. Nao é adecuado para um foro de meteorología. Há outros foros mais apropiados.

Eu o que vejo coa classificaçao Koppen é que Portugal está dividado en duas metades: a metade sur é csa (clima mediterraneo), e a metade norte é csb (clima de transiçao entre mediterraneo e oceanico).



Nao estou de acordo coa superficie de clima oceanico (cor verde) em Espanha, esta sobredimensionada. Abarca provincias de Burgos, Navarra, e outras que nao sao humidas em absoluto. O clima oceanico em Espanha somente abarca uma estreita faixa da costa cantabrica. Mas comprendo que estes mapas simplificam muito as cousas. Estes mapas sao válidos para facerse uma idea geral, nao sao válidos para localismos.

A mesma historia na costa Oeste dos Estados Unidos: California é csa, Oregon e Washington (incluso Vancouver, Canada) sao csb.


Sim existe pontos de facto em comum com a costa atlantica Ibérica e a costa Oeste Americana,mas tambem algumas diferenças por exemplo as amplitudes termicas e inversão termicas são menores na Costa da California os Invernos tem temperaturas mais altas mas o verão tambem é menos quente, a percipitação na Costa americana é bem menor:São francisco 500mm Porto 1100mm por exemplo, mas aqui até acabo por concordar um pouco com adefinição do mesmo tipo de clima.
O que tenho dificuldade em entender e aceitar é que Kopper diga que Corunha ou Braga ou Ourense tenham o mesmo tipo de clima CSB que o interior da Turquia com temperaturas de -25ºgraus e percipitação anual de 300mm e diga depois que Corunha,Braga ou Ourense tenham um clima diferente que Bilbau,Gijon ou Bordeus só porque tem 1,2 meses com menos percipitação.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Sim existe pontos de facto em comum com a costa atlantica Ibérica e a costa Oeste Americana,mas tambem algumas diferenças por exemplo as amplitudes termicas e inversão termicas são menores na Costa da California os Invernos tem temperaturas mais altas mas o verão tambem é menos quente, a percipitação na Costa americana é bem menor:São francisco 500mm Porto 1100mm por exemplo, mas aqui até acabo por concordar um pouco com adefinição do mesmo tipo de clima.
O que tenho dificuldade em entender e aceitar é que Kopper diga que Corunha ou Braga ou Ourense tenham o mesmo tipo de clima CSB que o interior da Turquia com temperaturas de -25ºgraus e percipitação anual de 300mm e diga depois que Corunha,Braga ou Ourense tenham um clima diferente que Bilbau,Gijon ou Bordeus só porque tem 1,2 meses com menos percipitação.

Eu não vejo clima CSB no interior de Turquia na classificaçao de Koppen. O clima que há no interior de turquia é BSK e tambem climas mais continentales da letra D.


 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Rivaz Martinez juntou diversas variáveis na sua classificação:

oeste.png


P. continental e Madeira ( assim como Espanha, etc...)

70963939.jpg


Açores
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Rivaz Martinez juntou diversas variáveis na sua classificação:

oeste.png


P. continental e Medeira ( assim como Espanha, etc...)

70963939.jpg


Açores

Não concordo minimamente Belem este sr. Martinez ignora a influencia atlantica em Portugal, não consigo entender como Leiria,Figueira da Foz,Nazaré,Penice(região Oeste) possam ter o mesmo tipo de clima de Palermo,Malaga, Alicante ou Canarias o unico criterio que este sr. Martinez se baseou deve ter sido as temperaturas de Inverno, ignorando depois tudo o resto.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não tenho nada a dizer, porque ainda não estudei a fundo este mapa.
Mas antes de o sociometeo comentar, primeiro deveria ler quais as definições que foram usadas e o porquê, não?
Essas regiões que fala, são todas termomediterrânicas, segundo Rivaz- Martinez.
Penso que se deveria confrontar todas as teorias científicas e tentar fazer uma análise profunda a variados aspectos.
Neste momento, não me parece que hajam condições para fazer um mapa climático para Portugal, totalmente completo ( com microclimas e tudo), mas existem algumas coisas que já me vão parecendo claras.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não concordo minimamente Belem este sr. Martinez ignora a influencia atlantica em Portugal, não consigo entender como Leiria,Figueira da Foz,Nazaré,Penice(região Oeste) possam ter o mesmo tipo de clima de Palermo,Malaga, Alicante ou Canarias o unico criterio que este sr. Martinez se baseou deve ter sido as temperaturas de Inverno, ignorando depois tudo o resto.

Nas canarias não é TM, repare bem no mapa, só aparece TM nas canarias como segundo patamar bioclimatico!
Tambem Leiria não é TM, só uma faixa estreita muito curta no litoral entre o cabo raso e o cabo mondego, e depois o litoral a sul de lisboa, que tens invernos dos mais quentes da Europa e verões longos e secos, mais amenos quando junto ao mar, mas com 5/6 meses com Tmed>18 e só 3 ou 4 com Tmed<15º.
O litoral da zona oeste tambem me deixa algumas duvidas..mas de modo geral a classificação de Rivaz-Martinez é muito completa, tal como a de Trewartha.

O interior da Turqui não tem clima CSB...não percebo porque mentiu..

Quanto ao clima lusitano-galaico...é uma divisão que já foi efectuada, mas que foi substituida por Koppen...penso que você tem razão ao comparar Braga com Bordeus, mas há que ter atenção aos criterios.
No que toca á divisão lusitano-galaica, como faixa transitoria entre os climas mediterraneos e oceanicos do SW Europeu, eu concordo, mas repudia-me a sua atitude de subversão do que se diz, fraco espirito cientifico e continuadas mentiras.
Será que não pode lançar uma ideia sem ter de mentir ou ser agressivo??
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Nas canarias não é TM, repare bem no mapa, só aparece TM nas canarias como segundo patamar bioclimatico!
Tambem Leiria não é TM, só uma faixa estreita muito curta no litoral entre o cabo raso e o cabo mondego, e depois o litoral a sul de lisboa, que tens invernos dos mais quentes da Europa e verões longos e secos, mais amenos quando junto ao mar, mas com 5/6 meses com Tmed>18 e só 3 ou 4 com Tmed<15º.
O litoral da zona oeste tambem me deixa algumas duvidas..mas de modo geral a classificação de Rivaz-Martinez é muito completa, tal como a de Trewartha.

O interior da Turqui não tem clima CSB...não percebo porque mentiu..

Quanto ao clima lusitano-galaico...é uma divisão que já foi efectuada, mas que foi substituida por Koppen...penso que você tem razão ao comparar Braga com Bordeus, mas há que ter atenção aos criterios.
No que toca á divisão lusitano-galaica, como faixa transitoria entre os climas mediterraneos e oceanicos do SW Europeu, eu concordo, mas repudia-me a sua atitude de subversão do que se diz, fraco espirito cientifico e continuadas mentiras.
Será que não pode lançar uma ideia sem ter de mentir ou ser agressivo??

Stormy não menti pelos vistos existem varios mapas da classificação climatica de Kopper:

http://library.kiwix.org:4213/I/250px-Europe_Koppen_Map.png

veja este está bem claro:
http://www.tudook.com/guiadoensino/images/502px-west-asia_koppen_map.png

não diga que eu menti quando não menti, eu raramente minto e se o faço é porque não dei conta, mas aqui não menti como a imagem demonstra.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Stormy não menti pelos vistos existem varios mapas da classificação climatica de Kopper:

http://library.kiwix.org:4213/I/250px-Europe_Koppen_Map.png

veja este está bem claro:
http://www.tudook.com/guiadoensino/images/502px-west-asia_koppen_map.png

não diga que eu menti quando não menti, eu raramente minto e se o faço é porque não dei conta, mas aqui não menti como a imagem demonstra.

Para você uma mancha de 10.000km2 no sul da Itália é uma excepção raríssima, mas uma mancha de 10.000km2 no vasto interior Turco é a regra. :thumbsup:
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
O Noroeste de Portugal tem clima mediterrânico de influencia marítima. E não pela precipitação, sim pelo seu Verão não tão quente como o mediterrânico "clássico". E ainda assim, Braga uma das cidades mais setentrionais do pais apresenta-nos 29º de media dos dias no mês mais quente, superior a Lisboa bem mais a sul.
Descredibilizar os meses secos da região e argumentar com a precipitação total e completamente furado: Lisboa ou Roma, clima mediterrânico "clássico" tem bons niveis de precipitação total, superior a marítima Londres. ÉVORA apresenta mais precipitação total que Londres.
O Porto tem idêntica insolação que a "ultra soalheira" (senso comum) Roma.
Todo o pais, mais ou menos prolongados tem a mesma matriz climatica: epoca chuvosa na epoca fresca, especa seca na epoca quente - clima mediterranico.
Quanto ao nao sermos banhados pelo Mediterraneo, vale 0 em questao de clima. A Libia e banhada pelo mediterraneo e e esmagadoramente desertica. Portugal e um pais sul europeu e mediterranico pelo seu povo, pelo seu clima, pela sua gastronomia, pela sua cultura.