Biodiversidade

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
En la provincia de Orense, al Sur de Galicia había las mayores granjas de visones de España, no se el motivo pero asi era.

Unos "ecologistas libertarios" soltaron por la noche a los animales, la mayoría murieron pero algunos sobrevivieron y ya colonizaran casi toda la provincia. Es bien posible que pasaran a Portugal.

Isso seria bom... vison em portugal, já agora, sabes se a populção está a aumentar?
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ontem num texto de século XVIII encontrei uma referência muita interessante. Referia a cultura de castanheiros na serra de Cacela. Ora o que é estranho é que nessa serra, actualmente, nunca vi um único castanheiro! Também, ao que parece, o lobo foi muito abundante. Não me admira, conheço pessoas que ainda se recordam da presença do lobo nas serranias do Caldeirão. Parece que a castanha era uma das principais produções da serra.

Local em causa:

Cacela situa-se a meia distância entre a foz do Guadiana e Tavira. Foi concelho até à fundação de Vila Real de Santo António, no final do século XVIII.

A serra de Cacela compreendia uma extensão da serra do Caldeirão que se estendia ao longo dos limites da actual freguesia de Cacela, e também ocupava parte das actuais freguesias de Odeleite, Azinhal, ou provavelmente, parte do actual concelho de Tavira e Alcoutim.

A serra de Cacela situa-se num local de transição entre as elevações da serra de Tavira (cujo ponto mais alto atinge os 541 metros de altitude) e o Baixo Guadiana. Na zona noroeste, a precipitação média anual ultrapassa os 800 mm/ano. A precipitação desce então em direcção ao vale do Guadiana e ao litoral, onde é inferior a 500 mm/ano nalguns locais.

A vegetação natural foi completamente dizimada pela actividade humana. Restam apenas alguns bosquetes de azinheiroa e de sobreiro, em áreas isoladas, inacessíveis, algo degradados. O lobo extinguiu-se há décadas, e o lince-ibérico, provavelmente, extinguiu-se algures nos últimos vinte anos.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Pelos vistos é normal os carvalhos cerquinho terem bolotas maduras antes das azinheiras (suponho que dos sobreiros também).

Já agora, quem é que me explica uma forma fácil de distinguir o carvalho roble do negral? Andei a semear várias bolotas mas não consigo perceber de qual das duas espécie :lol:

Em resposta à minha pergunta:

http://sombra-verde.blogspot.com/2007/09/como-distinguir-os-carvalhos-entre-si.html
http://sombra-verde.blogspot.com/2007/10/como-distinguir-as-bolotas-de-alguns.html

Andei a semear carvalhos robre. Os negrais têm "pelos" na parte inferior da folha.

O carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) possui uma folha que se destaca por ser densamente aveludada na página inferior, o que resulta da presença de numerosos filamentos moles que lhe conferem uma textura lanosa (perceptível com o passar dos dedos). Esta característica torna quase impossível confundi-lo com os outros carvalhos presentes na paisagem portuguesa.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Então e quem é de Lisboa, conhece algum bom exemplar de carvalho negral? Por exemplo em Monsanto só encontro robles... :(

Na Mata do Estádio Nacional também há alguns Robles e Cerquinhos, acho que não há por estes lados Carvalhos Negrais, pelo menos eu ainda não descobri nenhum.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então e quem é de Lisboa, conhece algum bom exemplar de carvalho negral? Por exemplo em Monsanto só encontro robles... :(

No Keil do Amaral ( Monsanto) e zonas circundantes, encontra-se uma boa diversidade de espécies de carvalhos, com especial representação do carvalho-cerquinho.

Relativamente ao negral, o mais perto que conheço é na Serra de Sintra, mas vou andar mais atento e pode ser que encontre algum, aqui mais próximo.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas.

Já que andamos numa de carvalho, que por sinal é a família de árvores que mais adoro, será que ninguém me sabe dizer onde posso encontrar negrais em Viseu? Os do Aquilino Ribeiro, o parque perto do Liceu, não serão?:rolleyes:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas.

Já que andamos numa de carvalho, que por sinal é a família de árvores que mais adoro, será que ninguém me sabe dizer onde posso encontrar negrais em Viseu? Os do Aquilino Ribeiro, o parque perto do Liceu, não serão?:rolleyes:

Na mesmo na cidade de Viseu não sei, mas nas Serras em redor há muitos Negrais e Robles:D

Podes tu próprio tentar identificar esses, apanha uma folha se tiver uma certa pilosidade na parte inferior da folha é um Negral se a folha for lisa provavelmente é um Roble. Podes também reparar na dimensão, os Robles normalmente tornam-se árvores maiores do que os Negrais, se encontrares um carvalho muito grande é muito provavelmente um Roble.

Agora quando chegar ao Outono vais reparar que os Robles perdem as suas folhas muito mais cedo que os Negrais, estes conservam as folhas secas agarradas aos ramos quase até a primavera

Espero ter ajudado;)