Venho pedir aos admistradores do forum que a discussão sobre biodiversidade seja transferida para aqui, e que está no tópico da petição da floresta da laurisilva.
não sei ao certo o que aconteceu em guam mas sei que a introdução do sapo na australia foi desastrosa e que em certas ilhas as cobras e os roedores tiveram efeitos catastróficos.
há especies e especies umas mais e outras menos agressivas.
os humanos são uma especie evasiva em muitos locais e bem pior que o mexilhão zebra ou a myrica faya, existem locais em que a introdução de certas especies foi benéfica e outros em que foi nefasta eu não apoio a introdução de especimes exoticos em portugal embora pense que por exemplo o chorão da areia seja uma especie que alem de exotica é optima na fixação das dunas e na manutenção de ambientes propicios a insectos sendo que estes podem abrigar-se nas suas raizes já quanto á acacia eu penso que ainda é pior que os eucaliptos pois reproduzem-se efusivamente de um modo totalmente descontrolado.
o ambiente está em desiquilibrio e eu acho que mais vale deixar tudo como está agora e ter mais cuidado com a venda e transporte de especimes exoticos do que começar a mexericar em sistemas dos quais pouco sabemos e acabar por piorar a situação.
boas
O chorão das praias é bastante maléfico pois como tem um crescimento muito rapido, impede que a vegetação dunar autóctone de crescer.
Como as plantas nativas não conseguem competir com o chorão, este expande-se cada vez mais destruindo assim o habitat de muitas especies nativas ameaçando assim a biodiversidade dunar.
É verdade que ajuda a fixar as dunas mas nos locais onde cresce dificilmente outras plantas conseguem sobreviver.
discordo. o chorão da areia cresce em torno de um rizoma inicial que se propaga circularmente; á medida que cresce vai ganhando raiz na periferia e o centro morre a isto chama-se partenogenese ( um metodo de reprodução assexuada similar ao da bananeira) portanto o chorão não é como a relva , não cobre totalmente o solo permitindo o aparecimento de especimes autocones.
para alem disso o chorão não mata as plantas que vivem perto dele.
há especies e especies umas mais e outras menos agressivas.
os humanos são uma especie evasiva em muitos locais e bem pior que o mexilhão zebra ou a myrica faya, existem locais em que a introdução de certas especies foi benéfica e outros em que foi nefasta eu não apoio a introdução de especimes exoticos em portugal embora pense que por exemplo o chorão da areia seja uma especie que alem de exotica é optima na fixação das dunas e na manutenção de ambientes propicios a insectos sendo que estes podem abrigar-se nas suas raizes já quanto á acacia eu penso que ainda é pior que os eucaliptos pois reproduzem-se efusivamente de um modo totalmente descontrolado.
o ambiente está em desiquilibrio e eu acho que mais vale deixar tudo como está agora e ter mais cuidado com a venda e transporte de especimes exoticos do que começar a mexericar em sistemas dos quais pouco sabemos e acabar por piorar a situação.
boas
É um tema bastante complexo este.
Existem espécies introduzidas cá que estão já tão enraízadas que fazem parte integrante dos nossos ecossistemas e até cultura( oliveira).
Outras que são um problema para espécies nativas e de forma alguma são benéficas ( acácia e perca-sol, por exemplo).
Em Portugal já temos mais de 50 espécies de aves tropicais introduzidas e aclimatadas!
Ainda não se sabe qual a dimensão e o impacto de tal acontecimento, mas felizmente até agora nada foi detectado. Eu já vi periquitos num jardim perto da Feira da Ribeira em Lisboa, a voar em bandos numerosos de palmeira para palmeira ( P. canariensis)! No Cais do Sodré durante a tarde fazem uma grande chilreada ( mas muito agradável). Uma coruja das torres , ganhou o hábito de apanhá-los, em vez dos habituais roedores. E um mocho-galego apanha as baratas que deambulam junto ao Tejo.
Já o lagostim-americano de água doce foi péssimo ( e ainda é) pois desaloja o nativo... Eu acho que ainda não vi o verdadeiro lagostim de água doce de Portugal... Em centenas de lagostins que já vi! E sou algo viajado.
A perca-sol é muito voraz, embora não extinga as espécies nativas, ocupa os seus lugares em muitos sectores aquáticos.
O peixe-gato-gigante já existe em Portugal ,concretamento no troço do Tejo internacional e ainda não foi registado qualquer impacto. O achigã foi introduzido assim como várias espécies de truta para engrossar a lista de espécies boas para pesca desportiva.
Como devem ter tido conhecimento uma rã enorme sul africana existe nas ribeiras de Oeiras graças ao descuido de algumas pessoas e pode ser vector de um vírus e competir com as espécies nativas.
Há casos perigosos e outros menos. Há até casos benéficos: um peixe americano ( Gambusia affinis) foi introduzido para combater o mosquito vector da malária em Portugal. A malária já foi erradicada mas o peixe ainda existe e não faz mal a nada ( já o vi e parece um guppy mais pálido).
O chorão em certos locais é problemático, noutros está integrado e não prejudica nada.
Temos assim uma lista de várias peixes, tartarugas, insectos, papagaios e plantas já de tal forma grande que é um fenómeno de grande escala e bastante real, tanto que muitas espécies já fazem parte da nossa fauna e flora.
É possível enumerar vários casos, benéficos ou não.
Eu acho, que como tu dizes, com o tempo a natureza decide quem fica. Tanto pode haver problemas com as espécies nativas como pode haver uma perfeita assimilação e convivência.
Eu acho que as introduções no caso de terem que ser feitas, têm que ser bem planeadas e tendo em vista nichos ecológicos para não criarem disputas entre exóticas e nativas.
No entanto, certas zonas, devem-se manter completamente intactas e primitivas.
Como disseste e muito bem, o próprio Homem é uma espécie exótica em muitos locais.
subscrevo na integra.
já viram o facto dos periquitos comerem as sementes de p.canarensis e das corujas comerem os propios periquitos é um optimo exemplo de adaptação entre tantos outros.
tambem já vi os periquitos a comerem flores de eucalipto e sementes de acacia o que achei optimo.
nao se pode afirmar que os especimes exoticos sao maus poius basta haver um exemplo do contrario que ficamos logo descredibilizados
boas