Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Santa Maria localizada no aeroporto de Santa Maria acumulou das 12h de ontem às 12h de hoje 57mm, sendo que metade da precipitação ocorreu entre as 19 e as 21h de ontem.

-------------------


Como podem ver, PDL está linda e maravilhosa esta noite :)

0008.jpg

Nota: Nunca coloquem no fórum os links directos das imagens.
As consequências disso saltam à vista. Neste momento em vez da "linda e maravilhosa noite", vemos a nublada tarde.

-> Como inserir imagens no forum

;)
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Santa Maria localizada no aeroporto de Santa Maria acumulou das 12h de ontem às 12h de hoje 57mm, sendo que metade da precipitação ocorreu entre as 19 e as 21h de ontem.

-------------------




Nota: Nunca coloquem no fórum os links directos das imagens.
As consequências disso saltam à vista. Neste momento em vez da "linda e maravilhosa noite", vemos a nublada tarde.

-> Como inserir imagens no forum

;)


Agora nem uma coisa nem outra. Site CLIMAAT está em baixo! :lmao:
Neste momento o sol espreita em PDL.

Quanto a postar fotos do PC, não o faço a não ser que sejam mesmo minhas. Depois da carga de chatices que vi um amigo meu ter o ano passado por ter usado fotos que não eram dele em vez de "partilhar" eu limito-me a partilhar links ou fotos das fontes originais :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quanto a postar fotos do PC, não o faço a não ser que sejam mesmo minhas. Depois da carga de chatices que vi um amigo meu ter o ano passado por ter usado fotos que não eram dele em vez de "partilhar" eu limito-me a partilhar links ou fotos das fontes originais :)

Se a imagem for colocada com a respectiva fonte não haverá problema, certamente. Até é uma forma de publicidade.
No caso concreto do Climaat, todas as imagens até têm a respectiva publicidade. Desde que não se faça edição das mesmas...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Segundo o boletim meteorológico da RTPA, ontem em S.Jorge registou 64mm e hoje em S.Maria registou 58mm.

Achei curioso esta imagem no sábado às 3 da manhã (até fiz printscreen:D)..


Bem apanhado:thumbsup:
Uma depressão hibrida ( Subtropical, mas numa fase muito embrionica para ser nomeada por qualquer entidade)...estas depressão ocorrem com frequencia nas nossas aguas, variam de sistemas desorganizados como aqueles que afectam o Algarve e os nossos colegas algarvios sempre anseiam, até depressões mais madura, mas só raramente se dá a intensificação suficiente para se tornarem em depressões tropicais&subtropicais maduras.

Neste caso, um resto de uma frente arrastou energia tropical, depois a frente passou e ficou uma região de instabilidade...entretanto o AA fixou-se a norte e bloqueou o movimento e tambem a entrada de ar mais seco e inóspito sobre a pequena depressão recem formada....e assim tomou esse aspecto espiralado com bandas convectivas.
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
rossby não acha que um radar meteorológico do IM resolveria em parte esses "problemas técnicos" ?

O radar é o meio de observação por excelência para o nowcasting destas situações. No entanto, mesmo assim por vezes não é possível emitir avisos em tempo útil para que os serviços de proteção civil possam entrar em ação.

A tecnologia a que me refiro é o desenvolvimento da capacidade de cálculo e a integração operacional de vários meios de observação (radares, satélites, estaçoes se superfície, aerológicas, bóias, etc).
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Pelo que vejo nos modelos GFS, o anticiclone parece levar com um "pontapé" para o sudoeste dos Açores a partir de sábado e trará não só mau tempo para os Açores mas também para o resto do país a partir do próximo fim de semana. Mas ainda faltam alguns dias pelo que não é de fiar muito ainda, acho eu.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa tarde

Em PDL, tipico dia açoreano, uma linda tarde com 22 graus...mas com uma nuvem a passear e a "pingar" por onde passa :D Acabou de passar pela minha zona e aqui já está sol outra vez :)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
Pela zona oeste da ilha terceira, também ocorreram as 4 estãções num só dia.
para o próximo fim de semana o vento deverá fazer sentir-se com alguma intensidade em todo o arquipélago.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
O dia de hoje na costas voltadas ao sul, experimentaram chuviscos e chuva fraca, de maneira irregular, aparetemente nas zonas altas ( montanhosas) captaram maior acumulação enquanto precipitação entre 5mm - 10mm.

A zona Oeste apresentam nuvens de maior densidade e no Funchal. (pouco pingo junto a costa, mas nas altitudes intermédias e altas experimentaram chuva fraca de maneira bem irregular em regime de aguaceiros.

A temperatura caiu 1,5ºC - 2ºC

A max não chego dos dos 25ºC

Precipitação acumulada na minha estação foi de 0,3mm

Temp. actual: 21,4ºC
HR:81%

Funchal- Sul

48298513.jpg



Ponta do Sol - Oeste

34952833.jpg



Ribeira Brava - Sudoeste

49642382.jpg


São Vicente - Norte da Ilha

17793604.jpg
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite Alex,



Nos modelos que analisei parece-me que a chuva será mais intensa na costa norte e Porto santo mas nas previsoes feitas colocam como mais intensa na parte sul...

Ja analisei vários modelos e nao vi nada de grave...talvez aguaceiros moderados e vento a forte 50 a 70km...quanto a trovoadas não me parece pelo cape e o li...


quais as tuas previsões?