Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Impressionante que aqui ainda continuam as rajadas fortes!!
E já anda nisto há quase 20 horas seguidas, é obra!!
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aqui, mantem-se o cenário de vento forte.
Neste momento, as rajadas ainda atingem os 80 km/h.
Já chega de vento!!:D
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Já não há luz por aqui faz quase 12 horas.
Estou a usar internet móvel, nada de dados do meteoleiria
Voltei 200 anos atrás, lareira acesa, velas e inventar o que fazer lol

O vento abrandou à pouco.

Durante o dia tive oportunidade de dar uma volta pela zona. Na cidade de Leiria e arredores muitas árvores arrancadas pela raiz, paineis publicitários dos grandes mas com um pé apenas completamente vergados.

A pior zona foi a terra da minha namorada, Janardo, que esteve isolada toda a manhã pois cairam dezenas de pinheiros e eucaliptos com uns bons 50 a 70cm de largura, levando consigo linhas de telefone e eletricidade, bloquearam as estradas (3) e até à pouco apenas uma estava acessível e não era a principal. Muitas dessas árvores partiram a mais de um metro do solo, perfeitamente saudáveis.
Muitas casas perderam telhas e a maioria das antenas partiram-se. Os telheiros ficaram também a descoberto.
Pelo caminho não havia um metro de pinhal onde não tivessem tombadas diversas arvores.
Parece que certas faixas tiveram rajadas bem superiores.

Pelo que sei não existiram vítimas

Fotos e videos quando tiver internet decente lol
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Boa noite ..

finalmente consegui vir ao forum, graças ao gerador ....estamos sem electricidade desde as 6 da madrugada, sem comunicações moveis de qualquer rede desde o meio da manha e tambem sem telefone....durante quase todo o dia toda a zona entre Coimbra/Aveiro/Figueira da Foz esteve sem electricidade, foi reposta em algumas zonas ao final da tarde...E agora começa a falhar tambem a agua, pois penso que devido á falta de electricidade a mesma não pode ser bombeada desde a o local da captação...As pessoas dizem que este dia parace um "pós-guerra"...acreditem que não estou a exagerar....Vi pessoas (mais idosas e crianças a chorarem com medo)...Penso que foi um dos eventos mais fortes aqui na região....Durante toda a manhã o vento assustou as populações e causou bastantes danos em edificios, quedas de arvores, postes e sinais de transito, estruturas metalicas, etc...A partir do momento que falhou a electricidade não tive acesso aos dados da estação, mas penso que os ventos andaram a rondar os 100km/h.O ultimo registo foi de cerca de 75 km/h...Neste momento ainda há rajadas perto dos 40km/h, e ainda há poucos instantes vi os bombeiros circularem aqui....
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Parece que finalmente o vento parou.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Boas, por aqui houve chuva por vezes forte e algum granizo durante a madrugada, mas o mais espetacular foi o vento, caíram imensas árvores cá na Figueira, nas Abadias que são ao pé de minha casa foram 4 ou 5 que caíram, estive sem luz das 10h às 15h (foi interessante, porque houve uma aberta quase praticamente ao mesmo em que as luzes da minha sala se acenderam), sem telemóvel (TMN e Vodafone; Optimus houve sempre) das 12h às 16h e a TV só voltou a ter sinal por volta 18h. Ao longo do dia foram caindo alguns aguaceiros e o vento foi acalmando um pouco, aumentando apenas temporariamente por consequência dos aguaceiros. Agora não chove e o vento nem se compara ao que esteve até meio da tarde.
 

Carla Faro

Cirrus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
15
Local
FARO
Boa noite, aqui por Faro tudo calmo já algumas horas, dp de uma noite e manha bastante ventosa e chuvosa. Amanha as previsões acho que dão alguma chuva.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bem penso que o distrito de Coimbra foi dos mais afetados, o cenario por Coimbra era desolador, arvores caídas um pouco por todo o lado, placares publicitarios no chao, sinais de transito, casas sem telhados, estradas cortadas, algumas inundações e muitas freguesias sem luz praticamente 24 horas. Aliás ainda tenho zonas aqui a volta sem luz e mesmo na minha rua só tenho luz dentro de casa.
Talvez o pior evento de que tenho memória.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, dia realmente histórico no que há Meteorologia diz respeito, sem dúvida um Ciclone dos antigos, a noite segue relativamente calma em relação ao dia anterior, Céu muito nublado,Vento moderado de NO e 11,1ºC de temperatura actuais.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Bem penso que o distrito de Coimbra foi dos mais afetados, o cenario por Coimbra era desolador, arvores caídas um pouco por todo o lado, placares publicitarios no chao, sinais de transito, casas sem telhados, estradas cortadas, algumas inundações e muitas freguesias sem luz praticamente 24 horas. Aliás ainda tenho zonas aqui a volta sem luz e mesmo na minha rua só tenho luz dentro de casa.
Talvez o pior evento de que tenho memória.

Concordo, nos Olivais até me arrepiei com o vento. Nem te passa pela cabeça o que vi lá em cima :surprise:.
Eu que peso 100kg e 1.70 mt de altura nao conseguia andar sem fazer um esforço brutal.
A pickup dos bombeiros que estava lá (vidros partidos no supermercado) abanava por todos os lados:surprise:, a ave. Dias da Silva estava toda coberta com ramos e galhos. Epá nunca vi tal cenario e olha que ficará mesmo na memoria. :(