Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
No principio do mês lia por aqui gente em "desespero" que seria AA durante semanas e semanas e não se vislumbrava chuva a longo prazo. Nos últimos tempos tudo isso foi por água abaixo e chuva é o que não tem faltado.
Se se deu esta mudança em tão pouco tempo invertendo tudo, alguém pode agora afirmar que as próximas semanas serão de chuva mais ou menos permanente? Ou será apenas uma previsão com base num padrão que pode vir a ser alterado? Nada é definitivo, certo?
Pessoalmente gosto de chuva quando faz falta mas já sabia bem uma ou duas semanas de sol, tempo seco e frio.
Cumprimentos.

deviamos ter um botão "like". eu carregava aqui...

Eu mantenho a ideia de que essas 1-2 semanas de frio/seco já não se vêm este inverno. Claro que o padrão vai mudar ;) mas o nº de horas de sol / dia está a aumentar , tal como a altura do astro rei. E os modelos estão a ficar muito claro para a manutenção de padrão nas proximas semanas. Talvez meados de fevereiro... :unsure:.

mas o inverno tem sido interessante, muito interessante... tal como o anterior, seja pela seca, pelos tornados, gong's, etc.

Viva a meteorologia.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Impossível de saber, o ano passado estávamos com uma sinóptica ainda menos favorável que a actual e quinze dias volvidos tivemos uma siberiana.
...

Apesar de tudo, passando os olhos à generalidade das previsões sazonais, parece-me que não está muito favorável a esse padrão, e mais ao tempo de batráquio que referes.

Em lado nenhum se aponta a sleet na costa, não creio que haja grande possibilidade de isso acontecer, a não ser no Minho, e com baixa probabilidade. No passado, mais concretamente há exactamente 4 anos atrás, houve relatos de sleet na Grande Lisboa com uma sinóptica semelhante à prevista para a próxima 3ª feira, mas nessa altura havia uns 5ºC a menos a 500 hpa. Claro, que basta um pequeno desvio na trajectória da depressão para tudo isto mudar, para melhor ou para pior.

Quanto ao frio instalado, haverá bastante, já amanhã prevê-se a instalação da iso 0 até ao Algarve e a -2 até ao Tejo. Isso não será problema.

nota prévia: agradeço a resposta dos colegas e advirto que estou a responder em condições dificeis. Estou sem eletricidade estável desde ontem e o pc da minha estação (o meu computador principal) está baralhado de tanta violência, logo não consigo consultar registos. Tive vários estragos aqui, apesar de não serem graves, são aborrecidos.

David SF, se bem me lembro a entrada fria de que falas acabou por ser um flot. previa-se uma selvajaria de frio, e foi uma coisa ligeira e de curta duração.

Foi uma semana, como o colega estava a referir? eu penso que não mas a memória é falível.

referes, e bem que a temperatura em 2009 era 5ºC abaixo. Eu testemunho o sleet aqui em Loures nessa ocasião. Mas a temperatura à superficie era muuuuito diferente

Agora 2 pontos (eu gostava de aprender qq coisa com a tua/vossa resposta):
- dizes que no ano passado a sinótica era ainda pior. Não vou concordar nem discordar, mas há outras condições a considerar. O ano passado foi muito seco. Este ano as temperaturas médias devem estar muito mais elevadas, há imensa água no solo e a inércia térmica deve ser maior... ou estou enganado?
- tu consideras frio instalado -2ºC até ao Tejo? isso é a 850 hPa. Frio a 850 hPa é considerado superficie? caso neve (no int centro/norte) achas que há condições para a neve se aguentar mais do que 5 minutos?

Acredito que o IPMA tenha previsto neve a 300m mas o IPMA não é Deus.
(nota: não pude ver as cartas desde esta manhã, nem o site do ipma, verei isso agora)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
nota prévia: agradeço a resposta dos colegas e advirto que estou a responder em condições dificeis. Estou sem eletricidade estável desde ontem e o pc da minha estação (o meu computador principal) está baralhado de tanta violência, logo não consigo consultar registos. Tive vários estragos aqui, apesar de não serem graves, são aborrecidos.

David SF, se bem me lembro a entrada fria de que falas acabou por ser um flot. previa-se uma selvajaria de frio, e foi uma coisa ligeira e de curta duração.

Foi uma semana, como o colega estava a referir? eu penso que não mas a memória é falível.

referes, e bem que a temperatura em 2009 era 5ºC abaixo. Eu testemunho o sleet aqui em Loures nessa ocasião. Mas a temperatura à superficie era muuuuito diferente

Agora 2 pontos (eu gostava de aprender qq coisa com a tua/vossa resposta):
- dizes que no ano passado a sinótica era ainda pior. Não vou concordar nem discordar, mas há outras condições a considerar. O ano passado foi muito seco. Este ano as temperaturas médias devem estar muito mais elevadas, há imensa água no solo e a inércia térmica deve ser maior... ou estou enganado?
- tu consideras frio instalado -2ºC até ao Tejo? isso é a 850 hPa. Frio a 850 hPa é considerado superficie? caso neve (no int centro/norte) achas que há condições para a neve se aguentar mais do que 5 minutos?

Acredito que o IPMA tenha previsto neve a 300m mas o IPMA não é Deus.
(nota: não pude ver as cartas desde esta manhã, nem o site do ipma, verei isso agora)

Daquilo que é a minha experiência deste tipo de eventos a temperatura à superfície é um factor praticamente irrelevante na queda de neve. Haja sinóptica favorável nomeadamente nas altitudes mais elevadas (500hPa) para as coisas acontecerem. Aliás grande parte dos chamados "flops" têm para mim a mesma razão: falta de frio em altitude. Daí que tantas vezes se ouçam relatos de neve com 4 ou 5ºC (seguido de queda de temperatura) e em outras ocasiões com 0 ou 1ºC não neve de forma alguma. Outro exemplo clássico: em Janeiro de 2006 no episódio de neve em Lisboa a previsão do IM para a cota de neve era extremamente pessimista (600m se bem me lembro). Nessa altura o aspecto que foi subestimado não duvido que tenha sido precisamente o frio a 500hPa (uma bolsa a -35ºC que por onde passou deixou neve).
Em suma existem claro muitos factores que influenciam a cota de neve. Mas numa escala de importância eu classificaria o jogo clássico 500+850 hPa como a peça chave para a existência do elemento branco.

Para este episódio e neste momento considero as cotas do IPMA adequadas...
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Alguém sabe se hoje também há neve para os lados da peneda/gerês?

Vivo a uma altitude de 1050m (Bouça dos Homens) - Serra da Peneda. Posso dizer-te que no Sábado nevou com acomulação de cerca de 5cm, hoje durante a madrugada/manha voltou a nevar mas apartir das 12horas começou a chover, cenário que se mantém embora agora já é água neve. A neve derreteu em cotas abaixo dos 1200m, apartir dai vesse alguma neve.
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
para terça feira, na minha opinião, será difícil nevar a cotas inferiores 700 metros..neve so nos locais "habituais", portanto :confused: exepto claro no nordeste transmontano que poderá nevar a qualquer cota
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
para terça feira, na minha opinião, será difícil nevar a cotas inferiores 700 metros..neve so nos locais "habituais", portanto :confused: exepto claro no nordeste transmontano que poderá nevar a qualquer cota

Não sei não! :rolleyes:

gfs_pi_neve_048.png
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Tinhas esperanças que pudesse ver alguma coisa por aqui , mas pelas vossas previsões que como é óbvio são muito mais corretas do que as minhas devido a vossa experiência neste Ramo Fantástico como é a meteorologia Parece me que não vou ter Sorte.
Sou completamente Louco por neve , todos os dias vejo várias webcam europeias para ver se há neve lá , é um fenómeno que me fascina imenso.
Ainda Hoje vi O jogo entre O Tottenham vs Man United Na cidade de Londres e nevava copiosamente.
Desculpem Este Comentário que nada tem haver com previsões !
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Tinhas esperanças que pudesse ver alguma coisa por aqui , mas pelas vossas previsões que como é óbvio são muito mais corretas do que as minhas devido a vossa experiência neste Ramo Fantástico como é a meteorologia Parece me que não vou ter Sorte.
Sou completamente Louco por neve , todos os dias vejo várias webcam europeias para ver se há neve lá , é um fenómeno que me fascina imenso.
Ainda Hoje vi O jogo entre O Tottenham vs Man United Na cidade de Londres e nevava copiosamente.
Desculpem Este Comentário que nada tem haver com previsões !

Pois pela nossa zona é muito pouco probavel que neve! :sad: