Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nestas situações como já foi dito são de dificil previsão mas o que mais me tem espantado é o gfs como habitual a retirar frio em altura a 850 hpa a cada run que passa e o europeu e ukmo a tão curta distância têm carregado mais no frio.

Falta ainda sair os ensembles mas eu arriscaria que com esta carta do europeu a cota de neve andaria nos 500 m, posso estar enganado mas este evento parece ter bastante potencial, principalmente pelas quantidades de precipitação muito mais elevadas que o habitual em entradas de noroeste.
ECM0-48.GIF
 


Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Sim mas não é impossível , O IPMA para aqui prevê no dia de terça feira uma máxima de 6ºC e uma mínima de 3ºC .
Com 3 ou até mesmo 4 graus é possível nevar , mas é claro tudo depende de diversos Factores. Haver vamos , Já me contentava Com uns minutos de Neve :rolleyes:

Pois, temos de esperar, mas as cotas não vão andar tão baixas, acredito que pelos 500m/600m neve, mas para aqui não me cheira! :unsure:
 

Mr.Henrique

Cumulus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
119
Local
Mondim de Basto/Braga/Bragança
Gente uma opinião sff ;)

Tenho de estar Quinta de manhã em Braga...
(estou em Bragança nos entretantos)

Acham que vou ter condições para fazer a viagem Quarta de tarde/noite?

Ou será melhor ir já amanhã, para evitar a neve de todo?

Thanks ;)
 

diogortrick

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
45
Local
Ponte de Lima / Guarda(1000m)
Vivo a uma altitude de 1050m (Bouça dos Homens) - Serra da Peneda. Posso dizer-te que no Sábado nevou com acomulação de cerca de 5cm, hoje durante a madrugada/manha voltou a nevar mas apartir das 12horas começou a chover, cenário que se mantém embora agora já é água neve. A neve derreteu em cotas abaixo dos 1200m, apartir dai vesse alguma neve.

Obrigado. Se amanha ao final do almoço poderes postar aqui se há neve por aí agradecia.
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Gente uma opinião sff ;)

Tenho de estar Quinta de manhã em Braga...
(estou em Bragança nos entretantos)

Acham que vou ter condições para fazer a viagem Quarta de tarde/noite?

Ou será melhor ir já amanhã, para evitar a neve de todo?

Thanks ;)

Tenho quase A certeza que terás condicões para Fazer essa Viagem , Apartir da Tarde de quarta as cotas aumentam para 1400/1600 metros portanto abaixo disso irá chover e derreter a neve , Mas isso também depende pelas zonas por onde vais passar e pela quantidade de neve que vai cair , que a meu ver Vai ser bastante , Boa Viagem :)
 

Mr.Henrique

Cumulus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
119
Local
Mondim de Basto/Braga/Bragança
Tenho quase A certeza que terás condicões para Fazer essa Viagem , Apartir da Tarde de quarta as cotas aumentam para 1400/1600 metros portanto abaixo disso irá chover e derreter a neve , Mas isso também depende pelas zonas por onde vais passar e pela quantidade de neve que vai cair , que a meu ver Vai ser bastante , Boa Viagem :)

Pois... Creio que o problema maior será passar o Marão e certas zonas na IP4....

Tenho a A7 como alternativa, mas no alto também deverá nevar...

Obrigado pela opinião ;)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
nestas situações como já foi dito são de dificil previsão mas o que mais me tem espantado é o gfs como habitual a retirar frio em altura a 850 hpa a cada run que passa e o europeu e ukmo a tão curta distância têm carregado mais no frio.

Falta ainda sair os ensembles mas eu arriscaria que com esta carta do europeu a cota de neve andaria nos 500 m, posso estar enganado mas este evento parece ter bastante potencial, principalmente pelas quantidades de precipitação muito mais elevadas que o habitual em entradas de noroeste.
ECM0-48.GIF

Também concordo 500/600m, tenho receio é do vento que se esta prever e nos possa dificultar a descida da temperatura aqui na encosta sul da Serra da Estrela.

 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
A cota de 300m ainda apanha ali a cidade de Braga. Seria uma surpresa em grande :D

Braga não fica a 300m. Fica bem abaixo. Mais ou menos 200 se não me engano.

No entanto, estou com esperança de dar um pulinho á Falperra... E nem sequer estou a falar nos 560 das Cortiças... Se a precipitação ocorrer á noite tenho fé nos 400m...

Caso contrário dou um salto até á Penha em Gmr. 614m e com uma viagem segura pelo teleférico!
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Braga não fica a 300m. Fica bem abaixo. Mais ou menos 200 se não me engano.

No entanto, estou com esperança de dar um pulinho á Falperra... E nem sequer estou a falar nos 560 das Cortiças... Se a precipitação ocorrer á noite tenho fé nos 400m...

Caso contrário dou um salto até á Penha em Gmr. 614m e com uma viagem segura pelo teleférico!

Eu penso que o Sameiro (549m) também deverá ser contemplado na terça-feira, nem que seja apenas com uns pequenos flocos.. Vamos ver :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David SF, se bem me lembro a entrada fria de que falas acabou por ser um flot. previa-se uma selvajaria de frio, e foi uma coisa ligeira e de curta duração.

Na altura até surpreendeu, quanto mais nos aproximávamos do evento, mais frio metia. Sempre foi prevista ser de curta duração.

referes, e bem que a temperatura em 2009 era 5ºC abaixo. Eu testemunho o sleet aqui em Loures nessa ocasião. Mas a temperatura à superficie era muuuuito diferente

A temperatura à superfície neste tipo de eventos é pouco relevante. Quando há muito frio a 500 hpa, durante aguaceiros mais fortes a temperatura cai muito.

Agora 2 pontos (eu gostava de aprender qq coisa com a tua/vossa resposta):
- dizes que no ano passado a sinótica era ainda pior. Não vou concordar nem discordar, mas há outras condições a considerar. O ano passado foi muito seco. Este ano as temperaturas médias devem estar muito mais elevadas, há imensa água no solo e a inércia térmica deve ser maior... ou estou enganado?

Esses pormenores influenciam uma temperatura a nível local, a nível global não têm importância. A sinóptica era pior o ano passado porque estava muito pouco bloqueada, este ano até temos tido uma oscilação ártica predominantemente negativa, lamentavelmente o vórtice polar tem estado deslocado para um local (América do Norte) que pouco nos favorece.

- tu consideras frio instalado -2ºC até ao Tejo? isso é a 850 hPa. Frio a 850 hPa é considerado superficie? caso neve (no int centro/norte) achas que há condições para a neve se aguentar mais do que 5 minutos?

Considero frio instalado, sem dúvida. Basta dizer que está mais de 5ºC abaixo do normal para a época.
Geralmente, considera-se a temperatura a 850 hpa na previsão, para não se entrar em consideração com pormenores localizados que alteram a temperatura à superfície. É claro que em grande parte do país temos mínimas mais baixas com anticiclone e iso +10 do que com tempo ciclónico e iso -2, mas não duvides que é muito mais importante que a massa de ar húmido encontre frio a 850 hpa do que uma estreita inversão térmica junto à superfície.