Seguimento Litoral Centro - Março 2013

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde, desde o ínicio desta semana que passou aqui por Almada a trovoada por incrivel que possa parecer passou sempre toda ao lado, basicamente foi tudo para Lisboa mas ainda assim deu para apreciar uns bonitos aparatos eléctricos ao longe.
Posso afirmar que no Laranjeiro a unica coisa de interessante que se passou neste tempo todo foi hoje de manhã um violento aguaceiro de granizo durante cerca de 5 minutos que me deixou a varanda quase toda branquinha.
Considero portanto uma desilusão mas apesar de tudo penso que esta zona até teve uns acumulados interessantes :).
Por agora segue tudo calmo com Céu parcialmente nublado,Vento moderado com rajadas e temperatura nos 14,5ºC
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
6.7mm acumulados até agora

1z2lw8m.jpg


esse aguaceiro que falam está a chegar aqui, já se vê escuro perto, vamos lá ver no que dá
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Destaque para a precipitação dos últimos 6 dias por aqui vai em 65,0mm

Agora estão 15,7ºC, 65%Hr, 1009,5hpa e vento fraco a moderado
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nao estava na zona, pelo radar avisei os meus familiares na ericeira e mafra do que estava para ocorrer, o meu irmao na ericeira diz que foi muito violenta a queda de chuva ate que ficou sem electricidade, so consegui falar com eles novamente hoje as 8h30. As meus Pais relatam tambem a violencia da trovoada, que fazem tremer a casa toda.

Boas:thumbsup:
Exacto, isto foi incrível, os meus familares até rezaram.:shocking: mas felizmente tudo correu bem,os raios não caíram junto á casa e não houve inundações no vale porque o mesmo apresenta alguma inclinação, água da ribeira ia disparada para a aldeia da Pedra Amassada.
________________________

Ontem ao final da tarde coloquei um datalogger,ate deu jeito para identificar a mudança de temperatura com a passagem da célula/queda de granizo. ( temporal foi das 22:30 ate às 23:00).

tempestade.jpg

A dita celula(22h50m 9/3/13)
celula.jpg

A bela da trovoada.Qual é a interpretação deste valor em termos de magnitude/intensidade?
descargasy.jpg


Algumas fotos das marcas da agua.
dsc06561v.jpg

dsc06564a.jpg

dsc06567v.jpg

dsc06572z.jpg

dsc06562k.jpg

A ribeira que passa junto ao vale da Mangancha, quando regressou a calmia/céu estrelado, ou seja por volta da meia noite, a ribeira quase que galgava a ponte.Infelizmente é impossivel saber o valor exacto da precipitação, mas observando os terrenos/linha de agua, acredito que tenha caído entre 20/25 mm:eek:
Enfim,meia hora incrivel.:thumbsup:
____________________________________
 

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
Boa tarde, desde o ínicio desta semana que passou aqui por Almada a trovoada por incrivel que possa parecer passou sempre toda ao lado, basicamente foi tudo para Lisboa mas ainda assim deu para apreciar uns bonitos aparatos eléctricos ao longe.
Posso afirmar que no Laranjeiro a unica coisa de interessante que se passou neste tempo todo foi hoje de manhã um violento aguaceiro de granizo durante cerca de 5 minutos que me deixou a varanda quase toda branquinha.
Considero portanto uma desilusão mas apesar de tudo penso que esta zona até teve uns acumulados interessantes :).
Por agora segue tudo calmo com Céu parcialmente nublado,Vento moderado com rajadas e temperatura nos 14,5ºC

e verdade parece que temos algo em almada que as trovoadas nao chegam ca .passa tudo ao lado:sad::angry:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bom, aproveito e deixo também a minha lamentação, apenas 3,9mm acumulados e 3 trovoes ao fim da madrugada.

Espero que daqui a umas horas expluda alguma coisa para aqui...

Actuais 14,7ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Passou a pouco um aguaceiro muito rápido largou mais 0,4mm para juntar ao acumulado do dia que é de 7,8mm ainda assim tendo em conta os valores muito baixos aqui perto está muito bom!

15,2ºC