Seguimento Litoral Centro - Março 2013

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Vai chovendo fraco a moderado, seguindo com 6,3 mm acumulados.

12,5ºC de temperatura e 79% de humidade. 27,4 km/h de O (270º) e 1008 hPa de pressão.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tarde de muito sol, embora com períodos de muita nebulosidade.

Actuais 14,3ºC com 78%HR e vento fraco a moderado de Oeste.
Pressão atmosférica de 1010.7hPa.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Extremos de hoje

Temperatura máxima: 15,7ºC (às 13h09)
Temperatura mínima: 10,4ºC (às 06h36)
Rajada máxima: 37,8km/h de SO (às 15h13)
_____
Precipitação acumulada: 3,9mm
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Aguaceiro bastante forte em Alcabideche. :rain:
___________

Segundo os dados disponilibilizados pelo IPMA referentes às descargas electricas, ontem entre as 22:50 e 22:53, foram registados 2 raios poderosos, -247kAmp -229kAmp no Sobral da Abelheira(Mafra), um deles no topo de uma colina e outro junto ao centro da vila.Os tais que fizeram estremecer a casa inteira, la no vale da Mangancha. A distância entre os raios e o vale da Manganha(Mafra) foi de 3kms, estrondo incrivel.:eek:
 

FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Segundo os dados disponilibilizados pelo IPMA referentes às descargas electricas, ontem entre as 22:50 e 22:53, foram registados 2 raios poderosos, -247kAmp -229kAmp no Sobral da Abelheira(Mafra), um deles no topo de uma colina e outro junto ao centro da vila.Os tais que fizeram estremecer a casa inteira, la no vale da Mangancha. A distância entre os raios e o vale da Manganha(Mafra) foi de 3kms, estrondo incrivel.:eek:

Interessante. Eu tenho casa no Sobral da Abelheira, é do meu avô, e hoje estive lá e ele disse-me que ontem a trovoada foi tão forte que a casa estremecia por todos os cantos, ele disse que não se lembrava de ouvir trovões tão fortes nos últimos anos e também me disse que pela violência do estrondo que tinha caído algum raio ali perto e assim o confirmo. Deve ter sido assustador e logo quando eu não estava lá aquilo aconteceu.

Aqui por Torres vai pingando e faz algum vento.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante. Eu tenho casa no Sobral da Abelheira, é do meu avô, e hoje estive lá e ele disse-me que ontem a trovoada foi tão forte que a casa estremecia por todos os cantos, ele disse que não se lembrava de ouvir trovões tão fortes nos últimos anos e também me disse que pela violência do estrondo que tinha caído algum raio ali perto e assim o confirmo. Deve ter sido assustador e logo quando eu não estava lá aquilo aconteceu.

Aqui por Torres vai pingando e faz algum vento.

Boas:thumbsup:

Aquilo ontem foi agreste, nem dá para explicar a tamanha potência, aquelas explosões parecia que estávamos em Cabul, gostei de ver mas ao mesmo tempo foi assustador.Os meus familiares também me disseram o mesmo, aos anos que não assistiam a uma trovoada tão intensa.Sei que os raios mais potentes foram nessa zona porque tirei a informação do site do IPMA, de todas as descargas eléctricas ocorridas entre as 19h e 23horas, e as respectivas coordenadas, o que ajudou a localizar pormenorizadamente os raios.E a chuva torrencial,granizo e vento? Foi mesmo o menu completo.
Já agora deixo aqui os locais exactos onde ocorreram os 3 raios.

raios.png

______________

Sigo com 12,5 e vento moderado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ontem o acumulado ficou-se pelos 6,3mm.
Início de madrugada com aguaceiros que já renderam 0,6mm.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Um aguaceiro também por aqui. Desde as 00h, sigo com 2,0 mm acumulados.

11,8ºC actuais e 88% de humidade, com 17,6 km/h de ONO (292º) e 1011 hPa de pressão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes

Condições actuais em Alcabideche:

Céu: Encoberto
Temperatura: 14,6ºC
Humidade: 65%
Vento: 32 km/h do quadrante Noroeste
Precipitação acumulada desde as 0horas: 1,0 mm
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Boas

Mínima de 12,0ºC
Máxima de 15,8ºC

Tem vindo a chover em forma de aguaceiros ao longo do dia o acumulado vai em 6,6mm

Agora estão 12,5ºC, 81%Hr,1012,5hpa e vento fraco

A chuva vai aumentar de intensidade e persistência para o fim do dia
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
muito frio em altura e temperaturas bem amenas à superfície... isto dará muita chuva certo? parece que a frente está a estacionar no vale do tejo onde é mais intensa a precipitação! :thumbsup: