Seguimento Europa 2013



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta noite em Istambul.

54x66b.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Kevin,

Nem te queixes muito! Aqui é muito pior. ;)

Quando vivi na Holanda ou na Áustria, os invernos eram cinzentos sim, mas não acho que eram muito escuros.
Eram escuros comparados com Portugal, mas comparados com os daqui... bem não há comparação!

Aqui é inverno com neve entre Setembro e final de Maio. É MUUITO tempo!!!

E agora são apenas 2 a 3 horas de luz.

O sol nasce depois do meio-dia (às 12h30), mas claro que nunca o vejo pois como está rasante ao horizonte, e vivo num vale, está fora de questão. Depois das 14h volta a cair a noite. No norte da Islândia ainda é pior, no círculo polar, o sol não irá nascer durante alguns à volta do Natal. Ou mesmo que toque o horizonte, na prática, é como se não lá tivesse.

Portanto, isto causa depressões muito mais sérias do que no resto da Europa, e até quase toda a gente queixa-se mais de problemas de saúde nesta altura. Aqui até o clima da Irlanda parece uma maravilha.

Isto estava a ser tão insuportável que resolvi marcar um voo para Portugal mesmo em cima do joelho, a poucos dias. Este verão também foi um fracasso, praticamente sem sol também e com temperaturas a rondar os 5-10ºC. Como não tivemos o verão, foram na prática, dois longos invernos seguidos, intercalados por 3 meses de chuva e frio (chamado "verão").

Aqui vive-se agora quase em eterna noite. Os dias são muito escuros e curtos. E com as tempestades blizzard e de ventos que várias vezes atingem os 150km/h, muitas vezes com neve (que faz qualquer um detestar a ideia de andar lá fora a experienciar a neve). Assim já fazes a ideia da severidade que é passar aqui um inverno.

Na Holanda é que é bom: tens civilização para te acalentares (nós aqui temos ovelhas e vulcões em redor), dias muito maiores do que aqui, e quando chegares a Março ou Abril, tens a primavera certa, enquanto eu aqui ainda vou estar com temperaturas a rondar os -15ºC (e nem com o verão posso contar, ao contrário da Escandinávia). Neve, tens que chegue. Eu aqui até da neve me farto!


Voltando ao tópico: sigo com -5ºC (máxima de -3ºC) e em em dia cinzento de aguaceiros fortes de neve por vezes puxada a vento e blizzard. A acumulação é de 40cm e há pouco a conduzir nem distinguia onde terminava a estrada e começavam as bermas. Ontem fiquei preso na neve também pois meti uma carrinha num local com esses 40cm.

Como vou passar o Natal a Portugal, vou fazer uma pausa e saltar até Fevereiro, para evitar o pior do inverno cá :D

Mas no fundo, no fundo, apesar de bastante díficil e por vezes asfixiante e insuportável, o Inverno cá tem uma certa beleza especial.


É sem duvida a maior dificuldade que nós mediterrânicos sentimos ao passar tanto tempo sem o ver, mas para quem vive a estas latitudes sabe exatamente do que eu falo.

Em períodos extremos chegamos a passar semanas e semanas, sem deslumbrar um raio de Sol e quando ele aparece, devido à época do ano que estamos e devido à posição do Sol em relação à Terra por estas latitudes, apenas o sentimos de raspão.
Poderá dizer-se que aos mais sensíveis estarão expostos a sinais de depressão.

Apenas um desabafo de alguém que gosta muito da neve, mas também sente a falta do Sol no nosso querido Portugal...
 
  • Gosto
Reactions: iceworld

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Também depende muito da região do país. Por aqui dificilmente se consegue uma sequência tão grande de dias invernais com outro tipo de condições meteorológicas. Temos tido muitos dias com valores de temperatura média de 2ºC / 3ºC, às vezes menos.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Por aqui nevoeiro todo o dia, quando tudo fazia prever que íamos ter Sol...
Estão uns agradáveis 4° sendo a mínima 0.7

Por aqui têm estado dias muito agradáveis! Sol e máximo de 9ºC! Por agora 6ºC. A mínima deve ter sido de 0ºC e de manhã estava bastante gelo e geada.

Parece que a falta de chuva em Portugal também se está a registar aqui. Já me disseram que este Outono está a ser muito pouco húmido para o normal dos outros anos!