Olá!
Entretanto distraí-me com as festividades. E também o meu portátil queimou. O evento foi espectacular em quase todo o país, excepto de onde eu estou, mas até nisso foi invulgar.
Aqui, aos 80m de altitude, acabou por não nevar nada, mas a 10km (onde é altitude 40m) ficou tudo branco, e daí até à praia e em toda a direcção sul e sudoeste ficou tudo branco (com bastante acumulação)
Para norte e em direcção ao interior e para o leste, somente choveu, excepto a partir dos 600 metros.
Ou seja foi tudo muito pouco usual, devido ao fohn.
Reykjavik, a capital e ao nível do mar, ficou com muita neve, acumulaçao de 25cm. No norte a acumulaçao chegou aos 1-1.5 metros, e todas as estradas AINDA continuam cortadas. A cidades de Isafjordur continua isolada desde dia 24!
Houve avalanches no norte e evacuacoes, e racionamento de electricidade. No sul nao passou de um nevao (excepto onde eu vivo e num raio de 50km para interior e para leste).
O vento acabou por atingir 145km/h continuos no norte. A pressao aqui registrei 946mb, valor normalizado ao nivel do mar. A depressao provavelmente atingiu 940mb no centro, que passou aqui bem perto.
Depois da tempestade, o vento esteve forte de norte nos ultimos dias, aqui a temperatura desceu até aos -9ºC ontem, e ontem a máxima rondou uns gélidos -4ºC devido ao imenson vento.
Hoje o vento parou e entretanto entrou uma nova frente quente. Finalmente caí agora um belo nevão, com -3ºC e acumula já 6cm (em apenas uma hora). Mas nos proximos dias a temperatura subirá acima dos +5ºC.
Portanto a esperança de tempo frio e nevoes desvanece para este Inverno que parece trazer muito mais ar quente e húmido de sudoeste do que o normal. Isso provoca menos neve para a minha região (mas nao para a zona norte da Islandia). Creio que é a continuaçao do padrão dos ultimos invernos muito menos frios do que há 20 anos, e que continuam a resultar na diminuicao absolutamente dramática dos glaciares aqui.
Estes nevoes ocorrem mais intensos porque a normal de Janeiro que costuma ser mais negativa traz agora temperaturas a rondar os zero, mas como no global, todos os meses tendem a ser mais quentes, o Inverno torna-se menos longo e portanto acumula menos neve nos glaciares do que aquela que derrete.
irpsit, já não reportas desde o dia 28! O que aconteceu?
Gostava de saber como (e se já) acabou a intempérie
FELIZ 2013