Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2014

FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Boas FranciscoAlex

Sabes se houve estragos cá em cima(cota 190m) na zona do cruzamento de Monte Bom?
Tenho lá um terreno, não faço a minima ideia como estão as arvores.


Boas. Não sei como está a situação noutros locais. Só soube mesmo da estação. Espero que não tenha havido estragos de maior no teu terreno. Desculpa não poder dar informação de momento sobre o que se passa na zona. Abraço;)
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e jonas_87


VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Por aqui as rajadas do dia de ontem andaram muitas delas acima dos 100km/h
foi um dia complicado
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boas!

Hoje dei uma voltita pela zona e não vi grandes estragos. Na mata nacional existiam algumas alvores no chão, em especial em clareiras abertas pelo Gong.
Não vi algumas pois "atacaram" logo de manhã as matas para fazer limpeza (podiam levar o que resta do Gong!).
À beira mar bastante areia na estrada e reparei numa coisa bastante interessante na estrada entre a praia da Vieira e de São Pedro. As dunas estão a receber areia nova (como se vê em fotos). Quem lá passa sabe que só existia vegetação, e agora nos topos vê-se bastante.
Deixo algumas fotos tiradas.

Garcia










Um dos bares à beira mar na Vieira ficou sem parte do telhado num anexo.

Avenida na praia da Vieira. Vejam a quantidade de areia.

Vejam a deposição de areia nova na dunas.

Vejam a deposição de areia nova na dunas.

Quem conhece a praça de São Pedro que veja a quantidade de areia depositada.



Rico dia para banhos....:)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aqui as rajadas do dia de ontem andaram muitas delas acima dos 100km/h
foi um dia complicado

Boas

Em primeiro lugar, bem-vindo ao fórum, pelo que vejo estás a reportar do concelho de Mafra, aqui no fórum ha pouca gente do teu concelho.

Falando nas rajadas, acredito que sim, ontem foi agreste, infelizmente ha poucos dados online de estações aí na tua zona.
No wunderground existe apenas 2 estações, sendo que uma delas apresenta grandes falhas, o que é manifestamente pouco para um concelho tão grande e tão interessante em termos climáticos.
O SNIRH tinha muitas estações, mas entretanto aquela rede morreu, e muitas estações nem cumpriam com as normas, como por exemplo a altura do solo a que estavam instalados os anemometros.
_____

T.actual: 9,7ºC
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boas

Em primeiro lugar, bem-vindo ao fórum, pelo que vejo estás a reportar do concelho de Mafra, aqui no fórum ha pouca gente do teu concelho.

Falando nas rajadas, acredito que sim, ontem foi agreste, infelizmente ha poucos dados online de estações aí na tua zona.
No wunderground existe apenas 2 estações, sendo que uma delas apresenta grandes falhas, o que é manifestamente pouco para um concelho tão grande e tão interessante em termos climáticos.
O SNIRH tinha muitas estações, mas entretanto aquela rede morreu, e muitas estações nem cumpriam com as normas, como por exemplo a altura do solo a que estavam instalados os anemometros.
_____

T.actual: 9,7ºC

Obrigado pelas boas vindas.
De facto os dados são parcos e eu estou no limite Mafra/Sobral (zona franca).
Exitem dados mas com acesso limitado, existem por aqui muitos montes, montinhos e elevações interessantes diria que ~400msm > , e todas elas têm torres eolicas que por sua vez debitam dados, pois têm em muitos casos info detalhada.

No entanto tens razão a cobertura é limitada /quase nula em termos oficiais.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e jonas_87

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
amanha para aqui, até está razoavel :D

e8l3j7.png
 
  • Gosto
Reactions: VimDePantufas

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado pelas boas vindas.
De facto os dados são parcos e eu estou no limite Mafra/Sobral (zona franca).
Exitem dados mas com acesso limitado, existem por aqui muitos montes, montinhos e elevações interessantes diria que ~400msm > , e todas elas têm torres eolicas que por sua vez debitam dados, pois têm em muitos casos info detalhada.

No entanto tens razão a cobertura é limitada /quase nula em termos oficiais.

Estas "perto" de uma zona que eu no próximo verão que pretendo fazer algumas algumas medições, falo no Codeçal/ Gradil, aquilo deve ser um forno brutal.
Sim exacto, existir dados existem, não temos é acesso a eles existem algumas estações ao cargo da COTHN,por exemplo, quem quiser consulta-los tem que pagar, ridiculo.
Por acaso sei que as eolicas têm dados bem detalhados, um familar meu trabalha na ENERCON e contou-me que a 19 de Janeiro de 2013 (Gong) muitos aerogeradores ai da zona saloia registaram rajadas superiores a 200 km/h :thumbsup:
______

10,3ºC
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Estas "perto" de uma zona que eu no próximo verão que pretendo fazer algumas algumas medições, falo no Codeçal/ Gradil, aquilo deve ser um forno brutal.
Sim exacto, existir dados existem, não temos é acesso a eles existem algumas estações ao cargo da COTHN.
Por acaso sei que as eolicas têm dados bem detalhados, um familar meu trabalha na ENERCOM e contou-me que a 19 de Janeiro de 2013 (Gong) muitas aerogeradores ai da zona saloia registaram rajadas superiores a 200 km/h :thumbsup:
______

10,3ºC

Sim o Gradil é perto, muito perto, é uma zona interessante no Verão.
Mas caso tenhas tempo e te apeteça, existe na zona uma área considerável onde se obtêm registos interessantíssimos, como por exemplo as inversões térmicas, e "micro climas" engraçadaos...
Em relação aos dados é isso mesmo como dizes.
Sim no Gong as rajadas foram de 200km/k + e ontem mesmo os 130 tiveram cá..... os sinais da A8 aqui voaram, bem como outras coisas.
Olha agora estão aqui 6.7ºC
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim o Gradil é perto, muito perto, é uma zona interessante no Verão.
Mas caso tenhas tempo e te apeteça, existe na zona uma área considerável onde se obtêm registos interessantíssimos, como por exemplo as inversões térmicas, e "micro climas" engraçadaos...

Sim é normal, essa zona tem um relevo bastante acidentado, existem locais muito abrigados, tanto favorece registos gélidos(inversões) como tórridos.
Sei que a 6 de Julho de 2013, foram registados 43ºC/44ºC naquele vale perto do Sobral da Abelheira, e um agricultor contou-me na altura que o limoal dele(localizado nessa mesma zona) ficou num mau estado, pois os limões tinham "cozido" com o calor, ou seja, é bastante revelador do potencial térmico que têm aqueles vales. Fico-me por aqui, para não fugir ao tópico. Cumprimentos. :thumbsup:
________

A temperatura subiu um pouco, 10,6ºC.
 
Última edição:

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Sim é normal, essa zona tem um relevo bastante acidentado, existem locais muito abrigados, tanto favorece registos gélidos(inversões) como tórridos.
Sei que a 7 de Julho de 2013, foram registados 43ºC/44ºC naquele vale perto do Sobral da Abelheira, e um agricultor contou-me na altura que o limoal dele(localizado nessa mesma zona) ficou num mau estado, pois os limões tinham "cozido" com o calor, ou seja, é bastante revelador do potencial térmico que têm aqueles vales. Fico-me por aqui, para não fugir ao tópico. Cumprimentos. :thumbsup:
________

A temperatura subiu um pouco, 10,6ºC.

Abraço :thumbsup:
6.9ºC