Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite Vince...
Como o tempo está a passar...
Para já parece que é de seguir viagem para Cuba?
Ou o 93L poderá vir a causar incómodos?

Não, o 93L se se desenvolver será um problema para a costa do Golfo nos EUA, pelo menos é isso que alguns modelos indicam.


93L:


p-12.gif


Para quem vai de férias este fim de semana para as Caraíbas, as áreas a ter em atenção são a que vai de Africa até às Caraíbas, e o próprio Mar das Caraíbas. A primeira área que referi parece calma. Como disse anteriormente, em termos de climatologia esta área torna-se menos activa à medida que nos aproximamos do final de Setembro. O que não quer dizer que não haja excepções obviamente, pois além do mais ainda estamos a 20 de Setembro.

Na minha opinião a zona mais perigosa e de especial vigiância agora para quem vai este fim de semana é o Mar das Caraíbas. Mas para já não há nada de concreto. Há modelos que indicam o desenvolvimento de uma depressão que rumaria ao Golfo do México, mas na verdade esse cenário tem vindo a aparecer repetidamente nalguns modelos e nunca se tem concretizado nas 2 últimas semanas. Vamos ver se assim se mantem. Como de facto existe alguma instabilidade no sul do Mar das Caraíbas como podem ver na imagem do meu post anterior, vou estar nestes dias muito atento a essa zona.


Já agora...Vou para o Iberostar Varadero, alguém sabe dizer alguma coisa quanto à segurança?
:huh:

Segurança a que nivel ? De estarem preparados para o azar de algum sistema tropical aparecer ? Sim, sobre isso não tenhas qualquer receio, a industria hoteleira das Caraíbas é muito profissional quanto a isso. Infelizmente os furacões são sobretudo um problema dos pobres, mas países como Cuba, México, Jamaica ou Rep.Dominicana avisam e tratam muito bem a sua população, mesmo a pobre, a mesma coisa não se pode dizer de países como o Haiti, Honduras, Nicarágua, etc.
 


heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Boa noite Vince...
Como o tempo está a passar...
Para já parece que é de seguir viagem para Cuba?
Ou o 93L poderá vir a causar incómodos?
Já agora...
Vou para o Iberostar Varadero, alguém sabe dizer alguma coisa quanto à segurança?
:huh:

Kalu, sobre a tua questão vê o meu post da semana passada ;):


Anabela e todos os outros viajantes stressados:

1 - Previsões a mais de um par de dias de distancia são impossiveis de fazer, pelo menos com rigor absoluto, conforme tem sido referido pelo pessoal "tecnico" aqui do forum.

2 - Estive na Riviera Maya na semana seguinte à passagem do DEAN (e na semana anterior à aproximação do Félix..) e gostaria de vos dizer que, tomando como standard o hotel Iberostar em que estive, só por MUITO azar alguém pode ter problemas de segurança física, se por má sorte passar um furacão na altura em que lá estão de férias.... O nível de informação e preparação é tal que me deixou quase absolutamente tranquilo a este respeito..

3 - Outra questão tem a ver com "férias estragadas", por evacuações à pressa, necessidade de estar durante algum tempo "barricado" durante a passagem do dito cujo, alguma destruição pós furacão, etc.

4 - Conforme já tive oportunidade de comentar aqui no forum, se não fossem alguns efeitos na praia, ninguém diria que tinha andado por ali nas "imediações" (landfall a 200 Kms.) um furacão de grau 5, com toda a pujança do Dean, há menos de uma semana. Eles são extremamente profissionais a recuperar todos os estragos "recuperaveis"...

5 - Assim o meu conselho é, sigam este forum nas proximidades das datas das vossas partidas de férias e não a ser que haja perigo evidente (ninguém é louco ao ponto de se meter na "boca do lobo"), arrisquem que vale a pena, pela Natureza, pelos hoteis e pelas pessoas que lá vão encontrar...
No meu caso tomei a decisão de manter os planos numa 5ª feira (o Dean tinha passado 2 dias antes) e segui viagem na 2ª feira seguinte, com mais antecedencia é complicado...

E pró ano conto lá voltar!!!!!!

Boa sorte para todos
 

cricri

Cirrus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
3
Olá!!!Eu sou bastante leiga neste assunto.
Descobri hoje este site quando procurava a previsão do tempo para Punta Cana ( para a proxima semana ). Vou na segunda.
Esta é uma época mais arriscada para ir para lá? Já verifiquei a previsão de muita trovoada.
Podem ajudar-me a entender o que se passa por lá???

Obrigada
E boas viagens!

Cristina
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Descobri hoje este site quando procurava a previsão do tempo para Punta Cana ( para a proxima semana ). Vou na segunda.
Esta é uma época mais arriscada para ir para lá? Já verifiquei a previsão de muita trovoada. Podem ajudar-me a entender o que se passa por lá???

Olá,
De facto nesta altura ir para as Caraíbas comporta sempre algum risco de furacões , como poderás perceber se deres uma olhadela nas páginas anteriores deste tópico, onde várias vezes foi respondido essa pergunta.
Para já não há nada no horizonte, e se fores acompanhando o forum terás geralmente uma ou dias actualizações diárias sobre a situação.

Quanto às trovoadas isso já é outra história. As trovoadas nas Caraíbas são mais ou menos banais nesta altura do ano (e até no resto do ano) mas não costumam ser nada de muito chato, geralmente passam num instante. Pode haver uma ou outra situaçao que dure mais tempo, como uma onda tropical mais intensa, mas são situações azaradas que podem acontecer em qualquer local onde se passe férias.
O facto de haver previsões de trovoadas não quer dizer que elas ocorram, pois lá tal como cá, trovoadas são sempre dificeis de prever. Importante importante, é não haver ciclones tropicais, isso é que é mesmo mau e pode estragar umas férias.
 

byside

Cirrus
Registo
27 Ago 2007
Mensagens
9
Local
Vila Nova de Gaia
olá pessoal.
ajudando o Vince nas explicações ao cricri (se isso é possível, uma vez que o Vince é um verdadeiro craque), tenho a dizer que quando fui para Punta Cana as previsões foram de trovoadas para quase todos os dias e isso nunca se sucedeu.
Abraços a todos.
 

kalu

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
8
Boa noite...
Parece que o 93L se está a desenvolver...
Alguém me pode explicar melhor o que se está a passar...:(
Será que há risco para Cuba...:huh:
É que já estou a fazer filmes....:confused:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite...
Parece que o 93L se está a desenvolver...
Alguém me pode explicar melhor o que se está a passar...:(
Será que há risco para Cuba...:huh:
É que já estou a fazer filmes....:confused:

Sim, tudo indica que o 93L se está a desenvolver. Mas quanto a Cuba não tens que te preocupar com ele.
Como disse de manhã, a desenvolver-se, afectará a costa norte do Golfo do México.

93l-1.gif


SPECIAL TROPICAL DISTURBANCE STATEMENT
A RECONNAISSANCE AIRCRAFT INVESTIGATING THE AREA OF LOW PRESSURE IN
THE EASTERN GULF OF MEXICO FOUND A BROAD CIRCULATION CENTERED ABOUT
115 MILES WEST-SOUTHWEST OF ST. PETERSBURG FLORIDA. THE AIRCRAFT
WILL CONTINUE TO INVESTIGATE THE LOW THIS AFTERNOON...BUT THERE ARE
NO INDICATIONS YET THAT THE LOW HAS BEGUN TO ACQUIRE TROPICAL
CHARACTERISTICS. THUNDERSTORM ACTIVITY WITH THIS SYSTEM REMAINS
LIMITED AND DISORGANIZED. HOWEVER...THIS SYSTEM HAS THE POTENTIAL
TO BECOME A SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE OVER THE NEXT DAY OR SO
AS IT MOVES WEST-NORTHWESTWARD OVER THE WARM WATERS OF THE GULF OF
MEXICO. ALL INTERESTS ALONG THE NORTHERN GULF COAST SHOULD MONITOR
THE PROGRESS OF THIS SYSTEM.
 

cricri

Cirrus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
3
Bom dia!!
Obrigada pelas vossas respostas.
Espero que na próxima semana tudo se mantenha calminho para os lados de Punta Cana...
Obrigada
 

SÃO

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
7
Olá, bom dia. Conto ir para Riviera Maya dia 29 set, será que esse 93L poderá de algum modo afectar essa zona? E há ainda mais alguma coisa a desenvolver-se que possa dirigir-se para lá? Conto com a vossa ajuda para um melhor esclarecimento. Obrigado!:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá, bom dia. Conto ir para Riviera Maya dia 29 set, será que esse 93L poderá de algum modo afectar essa zona? E há ainda mais alguma coisa a desenvolver-se que possa dirigir-se para lá? Conto com a vossa ajuda para um melhor esclarecimento. Obrigado!:)

É muito cedo para saber, como poderás perceber se leres algumas páginas do tópico para trás. Nessa altura o 93L ou o que sair dele já se terá dissipado há muito tempo, até lá surgem outros disturbios para seguir.

Agora ainda se está a tentar perceber se quem vai já este fim de semana não terá problemas ao longo das férias.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação no Atlântico

atl-7.jpg


93L
O 93L continua a fazer alguns progessos rumo a uma transição tropical ou mais provavelmente, subtropical.

THE LOW PRESSURE AREA IN THE GULF OF MEXICO HAS BEEN MEANDERING
DURING THE PAST FEW HOURS AND IS NOW LOCATED ABOUT 115 MILES WEST
OF TAMPA FLORIDA. THERE HAS BEEN NO SIGNIFICANT CHANGE IN
ORGANIZATION THIS EVENING BUT BANDS OF HEAVY SQUALLS ARE FORMING TO
THE NORTH OF THE CENTER...AND ARE ALREADY AFFECTING COASTAL
SECTIONS OF THE FLORIDA PANHANDLE. ENVIRONMENTAL CONDITIONS ARE
FAVORABLE FOR THIS SYSTEM TO BECOME A SUBTROPICAL OR TROPICAL
CYCLONE AT ANY TIME DURING THE NEXT 24 HOURS
AS THE LOW MOVES
SLOWLY TOWARD THE WEST-NORTHWEST. ALL INTERESTS ALONG THE NORTHERN
GULF COAST SHOULD CLOSELY MONITOR THE PROGRESS OF THIS SYSTEM...AND
TROPICAL STORM WATCHES AND WARNINGS COULD BE PROMPTLY REQUIRED FOR
PORTIONS OF THIS AREA ON FRIDAY.


Mar das Caraíbas
No mar das Caraíbas há uma zona com muita instabilidade, mas para já não apresenta sinais de desenvolvimento. É esta a zona para seguir com atenção hoje e amanhã, a ver se a instabilidade persiste ou não muito tempo. Mas para já não se espera nada dali, esta zona não faz sequer parte do Outlook do NHC.


Depressão a SW dos Açores
Esta depressão a SW dos Açores está a ser vigiada pelo NHC, está até pela primeira vez no Graphical Outlook

A NEARLY STATIONARY NON-TROPICAL LOW LOCATED OVER THE FAR
NORTHEASTERN ATLANTIC ABOUT 1000 MILES EAST OF BERMUDA IS BEING
MONITORED FOR SIGNS OF TROPICAL DEVELOPMENT
.
 

cruz

Cirrus
Registo
7 Set 2007
Mensagens
23
Boa tarde Vince
Tirando o DEAN e o FELIX a época de furacões do atlantico tem sido um bocado apagada.Será que ainda vamos ter tempo para ver mais um pouco de acção,isto sem causar de preferencia prejuizo para ninguem.Esta muito "morto".
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde Vince
Tirando o DEAN e o FELIX a época de furacões do atlantico tem sido um bocado apagada.Será que ainda vamos ter tempo para ver mais um pouco de acção,isto sem causar de preferencia prejuizo para ninguem.Esta muito "morto".

Ainda ontem comentava isso com o Rog. A zona de Cabo Verde aparentemente poderá estar para fechar portas... mas realço o aparentemente.
E ainda não podemos falar duma época apagada ou fraca, porque passaram apenas 11 dias depois do pico da época em termos de climatologia e já tivemos 2 furacões Cat5. E eu pessoalmente fico muito desconfiado com esta calma.
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Se querem animação, tenho uma sugestão, paguem-me outra semana de férias nas Caraíbas, já que:
  • O Dean passou uma semana antes de eu chegar lá...
  • O Felix passou 3 dias depois de eu sair de lá....
:D
É preciso pontaria...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se querem animação, tenho uma sugestão, paguem-me outra semana de férias nas Caraíbas, já que:
  • O Dean passou uma semana antes de eu chegar lá...
  • O Felix passou 3 dias depois de eu sair de lá....
:D
É preciso pontaria...

Ainda tens muito para pedalar :D

Dificilmente alguem bate a minha semana em Cancun em 2005. Ida em Julho para fugir aos Furacões, saída de Lisboa com atraso de umas 12 horas porque no destino ainda estava a Tempestade Tropical Cindy, quando cheguei ainda estava tudo molhado, humidade insportável, bastante vento e alguma confusão que o Cindy tinha acabado de passar. Enquanto lá estive formou-se o furacão Dennis , mas passou razoavelmente perto, em Cuba, e quando me vim embora formou-se o furacão Emily que fez landfall na Riviera Maia.