IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Muito provavelmente as comunicações foram abaixo por causa da trovoada em Lisboa. Deviam adotar outro sistema, mas pronto.

O radar já foi com os anjinhos de novo.:angry:
 


lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Esta com bom aspecto e verdade e a previsão hora a hora ja e uma grande novidade mas brutal era ter acesso a imagem de radar e aos dados das estações como na pagina :-)
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Instalei a app mas isso não vai ficar no phablet por muito tempo, é que me irritam de sobremaneira as aplicaçöes que não permitem o ajuste do tamanho do écran e/ou da fonte. Não se enxerga mesmo nada e eu não investi num phablet para este tipo de coisa acontecer.

Prefiro ter a página facilmente acessível no opera, no phablet não há problemas excepto naquelas construídas em flash, como a página das estações no mapa (mas verdade seja dita que esta página já é chata q.b. num pc, agora imaginem num dispositivo móvel, mesmo que fosse nos poucos onde o flash é executável).

Ou seja, não se tem acesso ao site completo por causa do flash, e a app, no meu caso pelo menos, nem sequer é visualizável devido ao tamanho diminuto dos caracteres... bastante amador, isso. :/
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Tentei instalar a app mas não pude. Diz na descrição: "Requer o Android 2.3.3 e superior". Pois o meu é 4.2.2 e diz que é incompatível!!!!
Mais um tesourinho do IPMA. Mas se o tamanho da app não se ajusta ao ecrã, já vi que também não ia servir de muito...
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Demorei agora cerca de 15 minutos para conseguir visualizar, no pc, a página dos avisos meteorológicos no ipma. Carregando na versão de texto não dá isso (mas já deu no passado); pelos vistos agora optaram por recorrer novamente ao mapa de flash para fornecer esta informação. Ou seja, isso não é sequer carregável na maior parte dos smartphones e mesmo tablets, e é extremamente confuso no pc.

Eu sou programadora em as3, e sempre evitei em fazer páginas em flash que não tivessem um correspondente em HTML. E estes avisos meteorológicos são muito importantes para estarem restritos a certos sistemas!

*****

Quando eu tiver um tempinho coloco o antigo smartphone a carregar e vejo se a app é instalada, duvido que seja (a versão do android é antiga) mas estou curiosa para saber se haveria variações em termos de visualização. Mas parece-me que seja mais um tesourinho mesmo, deveriam oferecer uma lupa a quem faz o download da aplicação. E que seja física, porque a lupa virtual eles não quiseram/souberam fazer...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Penso que na nova aplicação do IPMA faz falta meterem os avisos meteorológicos.

E por acaso até os têm na legenda (nas opções) e na imagem promocional. E depois de uma análise rápida aos conteúdos da aplicação, está lá o código todo para tal, mas não são transmitidos do site ainda.

E Névoa, http://www.ipma.pt/pt/html.sam.jsp
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
E por acaso até os têm na legenda (nas opções) e na imagem promocional. E depois de uma análise rápida aos conteúdos da aplicação, está lá o código todo para tal, mas não são transmitidos do site ainda.

E Névoa, http://www.ipma.pt/pt/html.sam.jsp

Pois, é como se não estivesse lá nada (e de facto não está).

Quanto aos avisos em HTML, agora parece já funcionar, mas eu tinha experimentado e também era redireccionado para a homepage, estranho.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Pois, é como se não estivesse lá nada (e de facto não está).

Quanto aos avisos em HTML, agora parece já funcionar, mas eu tinha experimentado e também era redireccionado para a homepage, estranho.

Pois, eu não percebo isso, e eu só conseguia ver a razão do aviso se clicasse nos distritos em amarelo (flash), e por mais que carregasse naquele link voltava sempre ao mesmo sítio. Abria-se então uma segunda janela a dar alguma informação adicional, que depois podia ser fechada... ou não, dependendo do humor da página.

Eu não tentei ver o que daria no android, mas provavelmente não daria, eu não espero que fosse redireccionada para o texto se este não estava acessível no pc... Eu já fiquei com dores de cabeça monumentais, no passado, ao tentar ver os avisos no smartphone - a versão de texto carregava, mas a info andava aos pulinhos antes que se pudesse clicar nela. Era quase um desporto conseguir clicar no link certo no momento certo! No phablet é melhor, mas agora que falamos nisso lembro-me também que o menú principal da página do ipma é de temperamento difícil, ora dá e ora não dá. Mas isso talvez seja também do opera (que é o único browser que para mim redimensiona o écran e mantém o wrapping).
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Na previsão a 10 dias do IPMA, nunca tinha visto meterem aguaceiros fracos a mais de 3 dias de previsão, sempre que havia aguaceiros previstos eram "normais/moderados", agora fracos é a primeira vez que eu vejo, assim como aguaceiros fortes, que nunca vi.

INnBEyo.png