IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Só falta o radar:D

Esse cá para mim ainda vai custar, diziam eles que era para estar pronto no fim do primeiro trimestre... Se é que o radar foi terminado nesse período já tiveram quase 4 meses para fazer testes. Decerto que devem ter outros problemas e que não deve ser assim como eu estou a argumentar, mas era bom se o radar estivesse disponível no próximo Inverno:D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Talvez tenhamos uma surpresa ainda este verão, mas isto é a falar apenas por puro optimismo. Já andam em testes há algum tempo, a ver vamos o que o tempo nos reserva.
E por falar em radar, também acredito que um dia poderemos ver o radar a ser desenhado pelos mesmos mapas das DEA's, com um overlay do radar por cima, mas para isso tinham que disponibilizar dados em bruto do radar para poder haver vários níveis de zoom.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Não sei se o IPMA já tinha um alcance nas DEA's tão grande, mas no novo mapa parece apresentar até umas do Norte de Espanha. Curiosamente todas descargas negativas. :D

FLzPW76.png


Parece erro mas não é.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Por acaso já anteriormente esta semana a tinha "caçado" online. É bom vê-la de volta. Pelos dados da Ogimet parece ser permanente. :) Mas faltam muitos dados mesmo nas synop, tais como rajada, o que está a acontecer com todas as estações principais não sei bem ao certo porquê. A estação de Portalegre por exemplo foi reduzida a temperatura, humidade e vento médio. Mais nada, e anda a falhar imenso.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Thomar

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A delegação dos Açores do IPMA é um mundo completamente à parte. Arrisco-me mesmo a dizer, que vergonha de instituto no Continente comparado ao Açoriano, especialmente em termos de interação com a comunidade.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Thomar

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
A propósito do post do Duarte Sousa deixo aqui umas fotos do estado dos edifícios da estação meteorológica das Penhas Douradas tiradas em Agosto de 2013.

Aspecto Geral da estação








E.M.A.



 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
A propósito do post do Duarte Sousa deixo aqui umas fotos do estado dos edifícios da estação meteorológica das Penhas Douradas tiradas em Agosto de 2013.

Aspecto Geral da estação

Conheci esses edifícios nos anos 80, quando costumava passar férias nas Penhas Douradas. Conheci muito bem o observador meteorológico que lá vivia (o Sr. Moura e a sua esposa, a simpática Dª Júlia... que será feito deles???). Fiz muitas visitas a esse observatório, era eu garoto. Será daí que surgiu o gosto pela meteorologia? Não tenho grandes dúvidas!

Passei por lá há cerca de oito dias, a caminho de Manteigas, e fiquei desolado com o abandono. As fotos relatam bem o que digo...

Mas enfim, quando os orçamentos encolhem, resta este cenário... melhores dias virão! Um sonho? Transformar aquilo num museu da Meteorologia! :thumbsup: