Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2014



tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
No ipma a estação de Mirandela registava 38.3ºC às 17h, sendo assim a estação mais quente do país, está de fato muito calor por aqui!!!

Amanhã chegará provavelmente aos 40ºC :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui a manha foi de algum nevoeiro que levantou por volta das 10h, depois disso teve um tempo esquisito.
céu está branco e não se via a serra da estrela parece uma bruma branca. o vento também apareceu da parte da tarde fraco a moderado de NW parando assim que o sol se pôs...

atualmente: céu esta igual, sem vento e sigo com 22.8ºC

extremos: 18.0C minima \ 29.4ºC máxima
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No ipma a estação de Mirandela registava 38.3ºC às 17h, sendo assim a estação mais quente do país, está de fato muito calor por aqui!!!

Amanhã chegará provavelmente aos 40ºC :hehe:

Por acaso tambem reparei nesse valor, bela brasa.
E a estação encontra-se um pouco acima da cota do rio Tuela, ainda que numa zona abrigada, mas junto ao rio ainda teve ter feito mais calor.

zlp576.jpg
 
  • Gosto
Reactions: tiaguh7

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
Estive até ao dia de hoje a tentar perceber onde se localizava a estação meteorológica de Mirandela, finalmente cheguei lá. :thumbsup:

Pergunto-me até que ponto não seriam atingidos maiores extremos de temperatura se a estação se encontrasse em algum ponto mesmo no centro da cidade :rolleyes:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estive até ao dia de hoje a tentar perceber onde se localizava a estação meteorológica de Mirandela, finalmente cheguei lá. :thumbsup:

Pergunto-me até que ponto não seriam atingidos maiores extremos de temperatura se a estação se encontrasse em algum ponto mesmo no centro da cidade :rolleyes:


Tens aqui as coordenadas: http://www.meteopt.com/forum/instru...e-algumas-estacoes-automaticas-ipma-7371.html

Na minha opinião é preferivel a estação estar instalada nos arredores da cidade, a ilha de calor urbano é recorrente, e facilmente inflaciona as temperaturas.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
No Domingo, fui respirar outros ares, ares serranos.

Fui até à Serra do Caramulo


14664006091_a00518c731_c.jpg


14664008631_d6f6d39277_c.jpg


14480541740_c1c827c32b_c.jpg



Quando cheguei à estação

14666893012_696d67b927_c.jpg



Depois de ter aparado os fetos em torno da estação

14664036111_d02a7ff798_c.jpg



O datalogger da estação cheirava a esturro mas ainda dava sinais de vida no led. Assim como o modem também parecia funcional (o led também acendia).
Entretanto esta noite passada parece que a estação esteve a enviar dados :confused: Devem ter lá ido entretanto meter uma bateria nova, é que a que lá estava, primeiro, já não estava ligada e segundo, está no lixo (≈7V quando deveria estar à volta dos 12V). Apenas estava o painel solar ligado.

Se calhar agora vai ficar com o comportamento estranho da de Dunas de Mira, isto é, haver dados durante a noite e de dia descansa :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e keipha

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ficou com melhor aspecto a zona da estação com os fetos cortados. ;-)
A estação parece abandonada de todo.

Obrigado :D

Está semi-abandonada. Eu não vou para esses lados muitas vezes (ainda é um bocado longe) e não dá para lhe fazer manutenção mais regular. Funcionários do IPMA também vão passando por lá quando podem.

Vou comunicar com o IPMA para tentar saber as novidades sobre a ema do Caramulo, porque de certeza que lhe meteram uma bateria nova, porque penso que a lua não é capaz de fornecer energia para o painel produzir potência suficiente para pôr aquilo a funcionar. E se calhar até esteve, por aí, céu nublado esta noite também. É que aqui foi e ainda está nevoeiro.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Aí está a ema do Caramulo a registar bafo logo pela manhã. Dados das 08:00 já acusava 27,1°C @ 41% HR. :w00t:
Depois aqueles fetos todos que se desenvolveram com a chuvinha, com estas condições, seca que é um instante e torna-se pólvora autêntica.:unsure:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Uma questão só por curiosidade... Para um registo de dados minimamente fidedignos, o termo-higro não deverá estar a 2m de altura do solo? :confused: