O pânico do Verão inexistente

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema é que tivemos alguns verões invulgarmente quentes nos últimos anos e as pessoas pensaram que agora ia ser sempre assim , mas ficaram desiludidas quando se aperceberam que não ia ser sempre assim .

Há muito desconhecimento sobre o que é o nosso verão , principalmente no Norte .

Em relação aos investigadores que dizem que os verões vão ser cada vez mais quentes , se calhar vai ser adiado mais um ano .

E faz - me uma certa confusão tantas certezas para daqui a 100 anos , quando a 10 dias ainda há uma certa falibilidade nas previsões modelísticas .
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A maluqueira é tanta que a linha da run já aparece em dupla :lmao:.

tumblr_n9qfdhQCPd1skf92go1_1280.png
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Verão? Ainda não, chuva regressa no fim de semana
O verão de 2014 não está a ser nada memorável. Segundo as previsões, a chuva poderá regressar já na quinta-feira…
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se uma subida gradual da temperatura no início da semana. No entanto, quinta e sexta-feira o céu fica cinzento, principalmente no Norte e no Centro, com a possibilidade de chuva durante o fim de semana.
Esperanças para o sul, que poderá contar com algum céu limpo. É esperar pelo humor de São Pedro…

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722328
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para os media quando chove no verao , nao ha verao . Eu tambem acho que quando esta sol no inverno , nao ha inverno .
Mais chuvinha se perspetiva e e muito bem vinda . E e especial no Litoral Norte , onde e normal ocorrer no verao , intercalado com periodos de algum calor , no Litoral Norte nao existe estacao seca .
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Para os media quando chove no verao , nao ha verao . Eu tambem acho que quando esta sol no inverno , nao ha inverno .
Mais chuvinha se perspetiva e e muito bem vinda . E e especial no Litoral Norte , onde e normal ocorrer no verao , intercalado com periodos de algum calor , no Litoral Norte nao existe estacao seca .

Colocando de parte gostos e opiniões pessoais, o Boletim Climatológico de Julho do IPMA coloca o Litoral Norte com precipitação bem acima da média, o que desmente a tua afirmação.
Relativamente a chuva ser bem vinda ou não...repara que em termos agrícolas as culturas estão MUITO atrasadas, por isso nesse aspecto a chuva não será assim lá muito boa...
Quanto aos gostos de cada um...naturalmente não será criticavel que alguem deseje chuva...ou o contrario:thumbsup:
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Não me recordo de um ano assim, em Lisboa ainda não tivemos temperaturas altas, esta sempre vento e com nuvens vindas do litoral.
Segundo o que me disseram este Agosto irá continuar assim, instável.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Aqui o mês de Julho foi praticamente normal em termos de temperatura. A precipitação foi o dobro da normal, mas isso é muito pouco significativo dado que o valor médio para Julho é de apenas 15mm.
Este ano os meses de Janeiro e Abril foram bastante mais quentes que o normal, pelo menos por estas bandas, já os meses de Fevereiro e Junho tiveram anomalia negativa. Uns meses mais quentes outros mais frios, isto é mais ou menos normal.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Colocando de parte gostos e opiniões pessoais, o Boletim Climatológico de Julho do IPMA coloca o Litoral Norte com precipitação bem acima da média, o que desmente a tua afirmação.
Relativamente a chuva ser bem vinda ou não...repara que em termos agrícolas as culturas estão MUITO atrasadas, por isso nesse aspecto a chuva não será assim lá muito boa...
Quanto aos gostos de cada um...naturalmente não será criticavel que alguem deseje chuva...ou o contrario:thumbsup:




Naturalmente que falava por mim , nao por ninguem .
Mas esta um tempo bom para haver poucos incendios .

Nao vi nada a desmentir o que eu disse , primeiro porque nao falava de julho mas do verao em si . Segundo as normais climatologicas do ipma , os meses mais quentes do ano e de verao ( julho , agosto e setembro ) , viana do castelo e braga registam uma media anual de precipitacao superior a 150 mm .

Mas se alguem quiser considerar como estacao seca uma estacao com esta media de precipitacao anual , por mim tudo bem .
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Naturalmente que falava por mim , nao por ninguem .
Mas esta um tempo bom para haver poucos incendios .

Nao vi nada a desmentir o que eu disse , primeiro porque nao falava de julho mas do verao em si . Segundo as normais climatologicas do ipma , os meses mais quentes do ano e de verao ( julho , agosto e setembro ) , viana do castelo e braga registam uma media anual de precipitacao superior a 150 mm .

Mas se alguem quiser considerar como estacao seca uma estacao com esta media de precipitacao anual , por mim tudo bem .

Se falavas dos 3 meses então retiro o que disse, pois o boletim do ipma refere o mês de Julho apenas!
Quanto aos incêndios ha de facto muito menos e menos graves...aliás isto desmente quem acha que o problema em Portugal são os incendiários e não os descuidos...mas isso ja postei no tópico apropriado!
Factual é que a zona onde trabalho (Distrito do Porto) está bastante mais verde que o normal...as herbaceas estão verdes, o que nesta altura não é assim tão habitual...de qualquer forma é o estado do tempo que temos e gostos a parte é o que temos que "aguentar":)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Se falavas dos 3 meses então retiro o que disse, pois o boletim do ipma refere o mês de Julho apenas!
Quanto aos incêndios ha de facto muito menos e menos graves...aliás isto desmente quem acha que o problema em Portugal são os incendiários e não os descuidos...mas isso ja postei no tópico apropriado!
Factual é que a zona onde trabalho (Distrito do Porto) está bastante mais verde que o normal...as herbaceas estão verdes, o que nesta altura não é assim tão habitual...de qualquer forma é o estado do tempo que temos e gostos a parte é o que temos que "aguentar":)

Descuidos há sempre, todo o ano. De facto o tempo ajuda a reduzir riscos, apesar dos descuidos. Este é o mês dos emigrantes, aumentam os descuidos.

Em matéria de crime de incendiários, parece que o calor é o que lhes desperta o tal instinto.

Da mesma forma, se desmente quem previa que o nº e extensão consumida pelos incêndios seria muito maior neste verão, devido às últimas chuvas que propiciam o crescimento adicional dos matos na floresta.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,535
Local
Castelo Branco
Sinceramente este tempo mais fresco a mim não me incomoda minimamente, o que realmente me incomoda é o nosso amigo ''AA'' vir fora de horas, o que normalmente é sinónimo de seca.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Descuidos há sempre, todo o ano. De facto o tempo ajuda a reduzir riscos, apesar dos descuidos. Este é o mês dos emigrantes, aumentam os descuidos.

Em matéria de crime de incendiários, parece que o calor é o que lhes desperta o tal instinto.

Da mesma forma, se desmente quem previa que o nº e extensão consumida pelos incêndios seria muito maior neste verão, devido às últimas chuvas que propiciam o crescimento adicional dos matos na floresta.

Se formos ao espaço florestal mais próximo de nós agora com um fósforo conseguimos perfeitamente provocar um incêndio! Ontem, antes de ontem etc conseguiamos de igual forma! No entanto o numero de ocorrencias tem sido extremamente baixo! Ou seja, o pirómano puro pode perfeitamente provocar um incêndio nesta altura! Basta um dia depois da chuva e consegue o!
Por seu lado os descuidos habituais da população rural e do interface urbano-florestal ja necessitam de condições meteorológicas mais adversas para provocarem incendios florestais!
Daí a minha afirmação e que é indesmentivel...não creio que os pirómanos "liguem o botão" com o calor, senão o Algarve e o Alentejo ardiam de forma mais frequente que o Litoral Norte...e é precisamente o contrario!
Quanto ás chuvas...concordo contigo! Todos os anos se chove crescem os combustiveis finos em demasia, mas se não chove não crescem, só que os médios e grossos estão mais secos...enfim...
Os combustiveis finos tem um tempo de retardação (tempo que demoram a adquirir a mesma %Humidade que a atmosfera envolvente) muito curto! Mas este tipo de combustiveis apenas é responsável pela ignição e propagação do fogo! Daí mais combustiveis finos secos é sinónimo de maior velocidade de propagação do fogo!
Os combustiveis médios e grossos são os responsáveis pela intensidade do fogo e pelos saltos (vulgo projecções) e demoram10, 100 e 1000horas a adquirir a humidade envolvente...
Portanto não ha nesta matéria uma ligação causa efeito assim tão clara, mas sabes que para se arranjar uns veiculos novos, compor umas amolgadelas e dar algum dinheiro a algumas empresas de fardamento tudo vale...
isto devia ser no tópico incendios mas como surgiu por aqui...