O pânico do Verão inexistente

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
O Verão que se avizinha é de Setembro a Novembro para variar! Este ano o calor foi de viagem para os países nórdicos habituados as verões frescos, com recordes absolutos de temperatura na Letonia e perto disso nos outros países bálticos.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Algarve está lotado apesar do Verão envergonhado
Com a temperatura da água do mar a descer aos 19 graus, sobram as noites “quentes” de animação. E até a socialite Paris Hilton vai assumir o papel de DJ, numa discoteca de Verão, em Vilamoura

O tempo meio murcho que se fez sentir no final de Julho e nesta primeira semana de Agosto não impediu os portugueses de caírem em força nas praias algarvias. O alojamento nas unidades de quatro e cinco estrelas, nas principais zonas balneares, encontra-se esgotado. Estacionar o automóvel ou alugar toldo nas praias da moda – Ancão, Quinta do Lago ou Vale do Lobo – representa um exercício de paciência, em fila de espera. Mas não faltam eventos e, em Vilamoura, na segunda-feira, a americana Paris Hilton vai assumir o papel de disco jocker, no Seven.

“Com vento e água fria – onde está o Algarve?”, pergunta, céptico, o empresário Artur Alfaiate, na praia da Quinta do Lago. O ambiente não está de feição: tomar banho com a temperatura da água a 19 graus não está na agenda de quem procura as praias do sul. Os desportos náutico - bodyboard ou jetski, por exemplo - deixaram de ser “novidade” e mesmo com preços que se mantêm invariáveis desde há cinco anos, os clientes não surgem, na Quinta do Lago, com a frequência que era habitual. Mas, um pouco por toda a região, não faltam turistas à espera de dias melhores para a praia.

Às primeiras horas do dia, o sol já “pica” nas peles mais sensíveis acabadas de chegar para gozo de férias. O mergulho na água limpa e transparente viria a calhar, mas a mulher de biquíni amarelo, na Quinta do Lago, faz marcha atrás quando mete os pés na rebentação. “Pudera, está fria - há 30 anos que não me lembro de um Verão assim”, diz o empresário, desportista, Artur Alfaiate. Mais à frente, em Quarteira, pelo areal deserto, D. Albertina, alentejana, carrega o chapéu de sol em direcção à praia do Vidal. “Quero apanhar bom lugar, daqui a pouco vai ver que não há espaço nem para estender uma toalha”, avisa.

http://www.publico.pt/local/noticia/algarve-em-overbooking-apesar-do-verao-envergonhado-1665880
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Eu só digo, que estupidez de notícia, a temperatura tem andado entre 32 a 35ºC no Algarve, a água está nos 19/20ºC e há 30 anos que não se lembram de um Verão assim. A comunicação social até não tem assim tanta culpa, pior mesmo é quando as pessoas que vivem cá abrem a boca e só dizem asneiras. Já houve verões passados que a água esteve a essa temperatura, aqui não é as Caraíbas para a água estar quente. Anormal é a temperatura da água do mar estar a 24ºC ou mais, como teve em anos anteriores, basta vir um ano em que não esteja 40ºC e água a 30ºC para isto tornar-se insuportável.

Eu vejo é o Algarve atolado de gente, tanto portugueses, muitos espanhóis e franceses, no final do Verão, vem a AHETA dizer que o Verão foi fraco e blá blá blá, todos os anos é sempre a mesma choradeira.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eu só digo, que estupidez de notícia, a temperatura tem andado entre 32 a 35ºC no Algarve, a água está nos 19/20ºC e há 30 anos que não se lembram de um Verão assim. A comunicação social até não tem assim tanta culpa, pior mesmo é quando as pessoas que vivem cá abrem a boca e só dizem asneiras. Já houve verões passados que a água esteve a essa temperatura, aqui não é as Caraíbas para a água estar quente. Anormal é a temperatura da água do mar estar a 24ºC ou mais, como teve em anos anteriores, basta vir um ano em que não esteja 40ºC e água a 30ºC para isto tornar-se insuportável.

Eu vejo é o Algarve atolado de gente, tanto portugueses, muitos espanhóis e franceses, no final do Verão, vem a AHETA dizer que o Verão foi fraco e blá blá blá, todos os anos é sempre a mesma choradeira.

Pois se calhar mesmo éra o Algarve ficar só para os algarvios e Portugal so para os portugueses. Onde já ouvi essa conversa
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tirando este ano só por uma vez a água do mar não esteve nos 24ºC por 1 semana ou mais: 2002

A água está fria, abaixo do habitual e isso deve ter uma explicação.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Agora é oficial! O verão foi de Férias! Ouvi dizer que foi para o norte da Europa

Bom dia a todos!

A Comunicação Social tem-se encarregado de passar a ideia de que este verão não está a ser normal! Porque a temperatura média do território está mais baixa que a normal 71-2000 (não muito) e que a quantidade de precipitação está acima da média (não muito, em especial no norte-litoral). E porque há dias em que não se vê o sol!
Se pensarmos assim, então também temos de dizer que outros verões, em que a temperatura foi acima do normal e a precipitação abaixo do normal não foram normais!
Há um fator que se encontra aliado ao nosso clima. Chama-se de variabilidade climática! Logo tal como verões quentes e secos, também podemos ter verões frescos e humidos! Faz parte do nosso clima:)
Os dias tórridos de vento de leste... dias ventosos de nortada, a nebolusidade e precipitação de pequenas depressões que nos podem tocar de oeste... nevoeiros... tudo isto faz parte do nosso clima (algumas coisas que acabo de referir mais caraterísticas de umas regiões que outras - variabilidade espacial :thumbsup:).

Logo não se pode fazer o julgamento, nem as generalidades que a comunicação social está a fazer! Chama-se a isto desinformação... tipica de um jornalismo sensacionalista e que carrega os portugueses de pura ignorância :(

Outra coisa que devemos separar desta questão são gostos pessoais :) Eu pessoalmente gosto mais do tempo assim :) Outros que não gostam terão de esperar por anos mais prósperos! Faz parte da variabilidade climática :)
O que seria deste forum se essa variabilidade não existisse? (Tanto para o bom como para o mau?) :)

Outra questão prende-se com as possíveis consequências que este verão fresco e húmido poderá ter para as sazonais do outono e do inverno. Será que haverá consequências?

PS: Quando me refiro a um verão algo fresco e húmido, refiro-me especialmente ao "Norte do Sistema Montejunto-Estrela":thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bom dia a todos!

A Comunicação Social tem-se encarregado de passar a ideia de que este verão não está a ser normal! Porque a temperatura média do território está mais baixa que a normal 71-2000 (não muito) e que a quantidade de precipitação está acima da média (não muito, em especial no norte-litoral). E porque há dias em que não se vê o sol!
Se pensarmos assim, então também temos de dizer que outros verões, em que a temperatura foi acima do normal e a precipitação abaixo do normal não são normais!
Há um fator que se encontra aliado ao nosso clima. Chama-se de variabilidade climática! Logo tal como verões quentes e secos, também podemos ter verões frescos e humidos! Faz parte do nosso clima:)
Os dias tórridos de vento de leste... dias ventosos de nortada, a nebolusidade e precipitação de pequenas depressões que nos podem tocar de oeste... nevoeiros... tudo isto faz parte do nosso clima (algumas coisas que acabo de referir mais caraterísticas de umas regiões que outras - variabilidade espacial :thumbsup:).

Logo não se pode fazer o julgamento, nem as generalidades que a comunicação social está a fazer! Chama-se a isto desinformação... tipica de um jornalismo sensacionalista e que carrega os portugueses de pura ignorância :(

Outra coisa que devemos separar desta questão são gostos pessoais :) Eu pessoalmente gosto mais do tempo assim :) Outros que não gostam terão de esperar por anos mais prósperos! Faz parte da variabilidade climática :)
O que seria deste forum se essa variabilidade não existisse? (Tanto para o bom como para o mau?) :)

Outra questão prende-se com as possíveis consequências que este verão fresco e húmido poderá ter para as sazonais do outono e do inverno. Será que haverá consequências?

PS: Quando me refiro a um verão algo fresco e húmido, refiro-me especialmente ao "Norte do Sistema Montejunto-Estrela":thumbsup:

Concordo em absoluto.

Por vezes caímos na tentação de nos colarmos à Comunicação Social, de andarmos a discutir gostos uns com os outros, mas temos de ser melhores, pois estamos num fórum de meteorologia. Antes de concluir o que for, ter sempre em mente:
- O Verão já terminou?
- As anomalias são assim tão avultadas em relação às normais?
- As anomalias são locais, ou estendem-se a todo o território nacional e ilhas?
- E que tal comparar com outras normais do passado, ainda mais frias?

Enquanto não soprarem ventos de SE ou de leste, não esperem por temperaturas tórridas, é mesmo assim! Os ventos têm predominado de outros quadrantes, razão para que este verão não tenham ocorridos excessos.

Muito poucas noites tropicais e %HR mínima quase sempre acima de 20/30%, o que tem favorecido o combate aos incêndios.

Mas também devemos compreendermo-nos uns aos outros, eu entendo perfeitamente que os colegas localizados em:
- Interior norte e centro: O verão está uma maravilha!
- Alentejo: Verão frustrante, sem possibilidade à vista de atingir recordes de temperatura máxima.
- Litoral norte (parcialmente), centro e sul (parcialmente): Praia de manhã é para esquecer, ou então levar guarda-chuva.
- Algarve: a água do mar está fria. Entre Faro e V.R.S. António está normal.

Como veêm não se pode agradar a todos, é preciso é disfrutar!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
isso admito que é verdade, a comunicação social tende a aumentar o burburinho em especial as privadas que gostam sempre de dar espectáculo

O que a comunicação social vende é um Portugal com sol e calor, todo o ano!

- Se chove no inverno, é mau tempo.
- Se o calor não aperta no verão é mau tempo.
- Se chove em maio ou vem frio em maio, já não vamos ter verão (até se esquecem de quando começa o verão).
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
O que a comunicação social vende é um Portugal com sol e calor, todo o ano!

- Se chove no inverno, é mau tempo.
- Se o calor não aperta no verão é mau tempo.
- Se chove em maio ou vem frio em maio, já não vamos ter verão (até se esquecem de quando começa o verão).

E se tivessemos com os tais 40 e tal graus de temperatura, humidades relativas de 10-20 %, sem precipitação e com um país a arder lá iam começar a falar no aquecimento global e no drama das populações rurais por esses incêndios atingidas!

Usam as informações oficiais e manipulam-nas como mais lhes convém! De forma a causar impacto!
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e CptRena

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Eu acho que as pessoas têm é a memoria muito curta, eu não me lembro de nenhum verão como este e pessoas mais velhas dizem me o mesmo, não falemos só de temperaturas, nunca me lembro de um verão com nevoeiro serrado em Lisboa, em Julho tivemos 3 dias assim, não me lembro de um Agosto em Lisboa com rajadas de vento como tivemos esta semana e com vários episódios de chuva, não que me lembro de um Agosto onde à noite tivesse de andar com casaco, este ano em Julho e em Agosto já perdi a conta, nunca vi um Agosto com exepção das velhinhas, a procura de chapéus de chuva, na loja da minha fámilia, já se venderam mais de 200 chapéus de chuva este Verão (Julho e Agosto) e estiveram esgotados nos fornecedores.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Eu acho que as pessoas têm é a memoria muito curta, eu não me lembro de nenhum verão como este e pessoas mais velhas dizem me o mesmo, não falemos só de temperaturas, nunca me lembro de um verão com nevoeiro serrado em Lisboa, em Julho tivemos 3 dias assim, não me lembro de um Agosto em Lisboa com rajadas de vento como tivemos esta semana e com vários episódios de chuva, não que me lembro de um Agosto onde à noite tivesse de andar com casaco, este ano em Julho e em Agosto já perdi a conta, nunca vi um Agosto com exepção das velhinhas, a procura de chapéus de chuva, na loja da minha fámilia, já se venderam mais de 200 chapéus de chuva este Verão (Julho e Agosto) e estiveram esgotados nos fornecedores.

Ou estás com memória curta, ou só te lembras do que te convém. Mas não te culpo, como tenho dito, típico português a chorar sem razão. Quando a temperatura está 1 mês inteiro acima da média isso já é normal, já ninguém chora.