Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Errado, toda essa nebulosidade que se vê em direcção á zona de Setubal é nuvens altas "palha". A verdadeira nebulosidade está cerca de 100 km a Sudoeste do Algarve com tendencia de deslocamento para Nordeste !
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Errado, toda essa nebulosidade que se vê em direcção á zona de Setubal é nuvens altas "palha". A verdadeira nebulosidade está cerca de 100 km a Sudoeste do Algarve com tendencia de deslocamento para Nordeste !

Discordo parcialmente. Se é verdade que a nebulosidade alta ocupa uma área maior, olhando novamente para as imagens de radar do IPMA (última imagem disponível é a das 8H50m UTC), aquela mancha nebulosa está a esticar-se e irá atingir primeiro o algarve e o baixo alentejo, mas parece haver condições para chegar pelo menos ao sul do distrito de Setúbal. Resta ir acompanhando a situação para ver o que acontece.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Na minha opinião essa massa nebulosa tem bastante actividade quer de chuvas quer de trovoadas, mas esta mesma actividade está ainda muitos km a SSW, dá a entender que o " grosso" poderá passar a sul do Algarve rumo à Andaluzia, ou no máximo atingindo a zona mais a leste de Vila Real de Santo António, o satélite "engana", há ali muita expansão de nuvens altas, o "nucleo" da perturbação onde são geradas novas células parece algo estático e de movimento lento, vamos ver como evolui e onde entra..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A última run do GFS sugere que a massa nebulosa e a zona mais activa entra pela Andaluzia, Huleva, Sevilha, mas basta uma pequena diferença de km para entrar mais a Oeste.

cgpjuPS.png
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Tenho uma dúvida e gostava que o pessoal mais à vontade na matéria me pudesse esclarecer. Não sei se este é o tópico correto, mas cá vai à mesma. Como sabem o dia de amanhã e Segunda-feira será de muita instabilidade (chuva) um pouco por tudo o país, sobretudo as regiões norte e centro onde a chuva poderá ser por vezes forte. A minha pergunta é esta instabilidade toda deve-se à aproximação de uma depressão, que tipo de depressão se trata? É uma cut-off ou é uma mera depressão? Nunca percebi muito bem isso. De qualquer maneira os modelos estão optimistas muita chuva para dia 13.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Paraa 2a metade do dia de amanhã teremos uma situação de novo favoravel á ocorrencia de convecção severa, em especial no litoral norte, centro e partes do interior centro e sul.

Analise/Discussão

Em altura um cavado bastante poderoso, com T500<-20ºC, atravessa o território, o fluxo em altura deverá manter-se moderado do quadrante W ou mesmo NW mesmo a sul de uma area principal de vorticidade que entra pelo Golfo de Biscaya.

Á superficie um recem-formado ciclone de 995hpa avança pelo litoral norte e centro, e entra pelo NW Peninsular.
Associado a este, uma area de retorno de humidade está presente em volta do nucleo de circulação ( Back bent occlusion), acompanhada por um forte low level jet.

O aquecimento diurno em conjunto com o retorno de humidade deverão levar á formação de até 500-1000J/Kg de CAPE.

Espera-se que o forçamento dinamico associado a linhas de convergencia pós frontais e á back bent occlusion disparem varios segmentos lineares que beneficiarão de shear fraco a moderado, com potencialização local dos perfis rotacionais pela proximidade ao nucleo de circulação.

Assim sendo deveremos ter alguma organização convectiva, os fortes gradientes verticais deverão colocar um risco de micro/downbursts e granizo.
Proximo á região de entrada da oclusão, os perfis de fluxo com um forte LLJ deverão criar condições para supercelulas e há um risco de precipitação excessiva, granizo, rajadas severas e tornado/tromba.

DmUZpHI.png
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tenho uma dúvida e gostava que o pessoal mais à vontade na matéria me pudesse esclarecer. Não sei se este é o tópico correto, mas cá vai à mesma. Como sabem o dia de amanhã e Segunda-feira será de muita instabilidade (chuva) um pouco por tudo o país, sobretudo as regiões norte e centro onde a chuva poderá ser por vezes forte. A minha pergunta é esta instabilidade toda deve-se à aproximação de uma depressão, que tipo de depressão se trata? É uma cut-off ou é uma mera depressão? Nunca percebi muito bem isso. De qualquer maneira os modelos estão optimistas muita chuva para dia 13.

Para dia 13, segundo feira será mesmo uma bolsa de ar isolado instável a afectar-nos, será por isso uma cut-off. Embora a possibilidade da ocorrência de fenómenos convectivos exista, não me parece ser uma possibilidade muito forte, será de esperar bons acumulados um pouco por todo o país e vento moderado.
Depois a partir de dia 15 será uma depressão localizada a oeste das Ilhas Britânicas a provocar uns bons dia de precipitação até ao próximo fim de semana...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Todas a vezes que vou ver os modelos, as coisas mudam! Parece que certo é o regresso da chuva, dá-me a sensação que durante a semana vamos ter dias bem chuvosos. Mas tudo tão incerto.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Previsao do windguru para os proximos dias, se for mesmo verdade parece mesmo um outono, com chuva em força.
Para segunda as 17 horas, 27,5 mm, nunca vi um valor tao elevada na minha zona.
Mas tudo ainda mudar em 2 dias.
http://tinypic.com/r/343onth/8
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Previsao do windguru para os proximos dias, se for mesmo verdade parece mesmo um outono, com chuva em força.
Para segunda as 17 horas, 27,5 mm, nunca vi um valor tao elevada na minha zona.
Mas tudo ainda mudar em 2 dias.
http://tinypic.com/r/343onth/8
343onth.jpg


P.S. Pedro1993 aquando da colocação de imagens no forum utiliza sempre o link da imagem dentro. Ex: [/IMG]LINKIMAGEM[/IMG]
Tens essa opção no editor de mensagem e o link com este codigo php diretamente no TyniPic, entre outros, após o uploud.
Para que esta fique visível a cada post ;)