Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Neste momento é um erro alguém se iludir com as saídas de alguns modelos. Tenho seguido o GFS e aquilo anda num constante tira e põe no que toca à precipitação, e valores na casa das centenas, falando aqui do Minho e Douro Litoral.

É certo que teremos chuva em quase todos os dias da próxima semana, agora quais os valores e onde cairá é para já uma incógnita, embora comece a dar uma pequena ideia de que o melhor será do Tejo para cima, exceptuando a situação de amanhã.

E mesmo para amanhã o GFS dá a entender que o melhor será do Tejo para cima, em especial no NW, com acumulados de 30 ou mais mm em 3 horas, pelo menos segundo esta última run:

gJxSFu2.png


XwyoHr1.png


Já no começo da noite poderá chover de forma significativa no baixo Alentejo e no Algarve:

IwxXWhf.png


Durante a próxima semana poderão ocorrer acumulados bastante significativos em especial no Minho e Douro Litoral, normalmente e com a sinóptica prevista é o que costuma suceder, acumulados generosos mais pela persistência das precipitações do que propriamente pela intensidade, embora possam ocorrer períodos de chuvas por vezes fortes. :rain:

Um exemplo do que pode suceder:

tCNBulG.png


KHRqzN9.png
 
Última edição:


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois e eu vejo o Verão de S. Martinho a chegar, com o seu voo previsto para a próxima Sexta Feira de acordo com os modelos, claro que aqui ao sul chegará logo na Quarta Feira, isto de acordo com a maior parte dos modelos ....
GFS e GEM é que ainda não seguem (mas vão seguir) esta tendência.

Veremos é se não será bem grande esse Verão ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
há um pulso tropical em curso com 2 sistemas, o atlântico está bastante movimentado, não vejo o indice NAO assim tão positivo.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e se formos verificar a previsão de médio prazo 13-10 a 9-11 não vemos anomalias significativas. Dá a ideia que os sistemas frontais se vão suceder uns aos outros, mais fracos ou mais moderados, afectando mais o norte e centro do que o sul. A única anomalia que existe é na primeira semana com o ciclone extratropical no noroeste do atlântico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom o tempo o dirá, mas os sinais dos modelos sazonais apontam claramente para um padrão de circulação zonal a latitudes mais elevadas, portanto de NAO +, algo que já o afirmavam antes e agora estas saidas já deste mês apontam no mesmo sentido e portanto não favorece em nada o sul. Mas isso já é conversa para outro tópico.
Em relação aos modelos é como adiantei, a maior parte dos modelos mostra a dorsal a subir por aqui e consequentemente as temperaturas também.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
esse anticiclone que se forma é a resposta à profunda depressão que vai varrer o atlântico norte. Será efémero. Durará uns 3-4 dias.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Bom Dia
Acho que o IPMA devia lançar um aviso laranja devido à quantidade de precipitação que pode cair em 3h.
Segundo as ultimas runs do GFS e Aladin pode chegar aos 20mm aqui na minha zona entre as 15h e as 18h.
Vamos esperar para ver. :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
O AROME até dá valores mais elevados, em todas as suas cartas desde as 15UTC até ao final do dia de hoje, estendendo-se por todo o território continental.

Destaco esta (pela precipitação prevista no litoral Norte e na região Centro):

00023_20141012_12_030.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estive agora a analisar as imagens de satélite do SAT24 e posso adiantar que aquilo que neste momento temos é somente um grande manto de nuvens altas que nada darão a não ser algum chuvisco. A frente está na parte de trás deste manto de nuvens altas, com convecção associada, e apenas está mais proxima do litoral norte e parte do Centro neste momento, mas ainda a uns bom 200 km da costa.

Portanto antes do almoço não haverá nada para ninguém ...

Tal como o IPMA indica a chuva e as trovoadas deverão surgir na parte da tarde, embora alguma da precipitação tenha sido retirada espera-se cerca de 30 mm de precipitação.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A zona mais activa sim ainda vem atrás algo longe, mas nem por isso a parte anterior é pacata. Tem muita água para largar, mesmo sem convecção muito profunda. Como aliás neste momento já está a fazer aqui por Lisboa a esta hora.
Poderá sem dúvida ser um dia algo problemático em algumas zonas, em particular com a muita água já caída ontem, e ainda por cima em dia de semana, e com perspectiva de poder ocorrer o pico ao fim da tarde.

Ainda assim, tanto pelas últimas saídas como pelo radar, e por comparação com o que os modelos mostravam há uns 2 dias, parece o pico da frente ter realmente adiantado, e talvez zonas complicadas como Lisboa acabem por ser poupadas da hora de ponta. Esperemos que sim, que passe mais rápido.
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora, e segundo o Estofex:


A level 1 was issued for W Iberia mainly for excessive precipitation.

A sharp short-wave will drop towards Iberia during the forecast period, located at the left exit region of 70 m/s jet-streak. In the warm sector of the associated frontal system, models simulate marginal latent instability, linked to the tongue of moister airmass. Significant forcing from the trough, along with the coastal and orographic uplift will provide for a likely heavy precipitation event over a large area. Convection may well contribute to the resultant rain sums, especially close to the coastline with possibility of training event. Lvl 1 is thus warranted for excessive precipitation. A band of heavy precip will translate SE-wards during the day.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87