Seguimento Litoral Centro - Março 2015

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui 5.9ºC de mínima, aqui num pequeno vale ainda caiu gelo esta noite.
De resto, continuação de céu limpo e sol.
Já estou em "modo" de chuva, á espera que ela venha nos presentear terça-feira, bem falta faz por aqui na agricultura.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Volta de bike desta manhã.

Vale da ribeira dos Marmeleiros, Alcabideche.
Esta ribeira ainda vai correndo devido às nascentes da serra, caso contrario já estaria seca como acontece com muitas outras linhas de água aqui do concelho.

1gVgd42.jpg


GKOrEFm.jpg


5tN9Fbq.jpg


hHVFyql.jpg


hcwCriE.jpg


Guincho

qLeCXC0.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
15,5ºC e vento moderado.

Boa geada hoje no 2º local de seguimento, minima a rondar os 0ºC.
Torres Vedras registou 4,6ºC , enquanto na Lourinhã desceu os 3,9ºC.
Já avisei os meus familiares que na próxima madrugada a geada ainda vai ser mais intensa, lá se vai o morangal. :D
Geada nº 51, amanha ha mais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,

Volta de bike desta manhã.

Vale da ribeira dos Marmeleiros, Alcabideche.
Esta ribeira ainda vai correndo devido às nascentes da serra, caso contrario já estaria seca como acontece com muitas outras linhas de água aqui do concelho.

:thumbsup: Lindas fotos! Bem ilustrativas do ambiente primaveril, com todos os verdes das novas folhagens e flores campestres. Realmente a ribeira já está praticamente com caudal de estiagem. A ribeira de Sassoeiros, que desagua na praia de Carcavelos, já estagnou. Nota-se por aqui em toda a vegetação rasteira algum stress hídrico. Reparo nas abundantes algas aí na ribeira dos Marmeleiros, fruto da combinação da corrente fraca com a insolação intensa.
Aquela escadaria de madeira dá acesso público desde o cimo da encosta?
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sim dá, espreita aqui.
Este video mostra bem a beleza da zona.

:thumbsup: Obrigado! Já está programada uma exploração e reportagem! :D
Embora veja ali um trilho junto à "muralha", acho que não devia existir, as rochas servirão provavelmente para nidificação de aves, aquele acesso só vai destruir. O caminho e escadaria em madeira, esse sim, é uma obra interessante que evita o pisoteio e degradação do coberto vegetal e do habitat.

Carcavelos com um bonito dia de céu azul e vento fraco. Ondulação notável com mar calmo, velas em passeio lento. Neblina brilhante no horizonte sudoeste, bruma fraca do lado de terra.
As ondas são suficientemente altas para produzir rebentação forte na praia e nos baixios da barra.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sigo com 9,6ºC e vento moderado.

Top inversões térmicas

Seiça,Ourém: 2,8ºC
Tomar: 4,6ºC
Barosa,Leiria: 5,3ºC
Barreira de Água,Fátima: 5,2ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
tem aspecto de um modesto altocúmulo lenticular... não sei se se pode considerar como tal... de qualquer forma é uma bonita nuvem

É um altocumulus lenticularis, muito bem observado, bonitas fotos:thumbsup:! Estaria imóvel ou com movimento lento e teria a sua origem ligada a um relevo proeminente. Nessa direcção e pela distância penso que só podia ser a serra de Sintra.:)
 
  • Gosto
Reactions: seqmad

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Bom arrefecimento! A temperatura já vai nos 8,3ºC :cold: O vento fraco de NNE tem ajudado à descida rápida e continua...
O dia foi ligeiramente mais fresco com a máxima a ficar-se pelos 18ºC e durante a tarde surgiu o habitual vento moderado desagradável!
Aguarda-se ansiosamente a forte instabilidade (assim esperamos) a começar durante a madrugada/inicio da manha de 3ª :)
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Um pouco atrasadas, mas é melhor do que nada enquanto não vem acção ( será que é desta ? ), margem sul do Tejo no Sábado passado, dia relativamente agradável, selecciono algumas das que tirei,

de manhã na Costa da Caparica,

16640592288_2f9cb3d18b_o.jpg
16620846347_8c0d49fccd_o.jpg


já de tarde, volta a iniciar pela lagoa de Albufeira em direcção ao cabo Espichel,

Meco,

16828158885_2bd069f384_o.jpg


de outro ângulo, ( a anterior foi tirada no lado esquerdo da foto, onde tive de fazer umas boas centenas de metros de TT, mas a pé :lol: )

16640591898_48fde83ecf_o.jpg


Aguncheiras,

16640591708_38e5294e29_o.jpg


do acesso ás pegadas dos Dinonsauros no Espichel,

16208226253_60ffa45f2c_o.jpg


as ditas cujas, o frio e o vento já era razoável a limitar um pouco a minha "actividade"

16802285866_a8ce306949_o.jpg


e por fim, a praia dos Lagosteiros, como referi no "pôr do sol" registei vento a 43,5 km/h e temperatura na casa dos 13,8º ou menos

16802285496_6f1d4b6e7e_o.jpg


mais alguns registo de vento, na Foz 38,4 km/h temperatura ainda amena, junto á Nossa Senhora do Cabo, 42,9 km/h devia fazer bem mais, mas já estava a gelar, no termo que tenho no jipe rondava já os 10º, e por fim já na vinda novamente na Foz, 35,2 km/h pelas 20:26 h.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:thumbsup: Obrigado! Já está programada uma exploração e reportagem! :D
Embora veja ali um trilho junto à "muralha", acho que não devia existir, as rochas servirão provavelmente para nidificação de aves, aquele acesso só vai destruir. O caminho e escadaria em madeira, esse sim, é uma obra interessante que evita o pisoteio e degradação do coberto vegetal e do habitat.

E eu também, alias uns conhecidos meus fizeram um percurso de Cascais para a serra e passaram perto dessa escadaria, até era para o fazer neste sabado passado, claro que deverá ser no proximo e com paragem nesse local para visita.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87