Seguimento Litoral Norte - Abril 2015

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A EMA de Porto/S.Gens

Descrição extraída do Fascículo XIII d'"O Clima de Portugal, Normais Climatológicas do Continente, Açores e Madeira correspondentes a 1931-1960".

As coordenadas geográficas da estação são 41º 11' N / 8º 39' W, altitude do solo 90m.

Ontem dia 13, Porto S.Gens tem 29,1ºC de máxima, a estação está classificada como EMA.

Massarelos está classificada como RUEMA e apresenta 30,7ºC de máxima no resumo diário. Simplesmente esse valor não está de acordo com o gráfico/tabela horária, as quais apresentam uma série truncada das horas 11h a 16h ( a estação retomou o funcionamento apenas às 8h de ontem depois de uma outra interrupção); às 17h apresenta 25,3ºC e às 18h, já em descida, 25,1ºC. Houve portanto um "acidente" com essa estação precisamente às horas de maior calor, o valor no resumo diário está provavelmente errado.
2xstrBj.jpg


Mas o de S.Gens está de acordo com o gráfico/tabela que às 14h (utc) apresenta 28ºC e às 15h 27,5ºC logo os 29,1ºC não são impossíveis, o pico de máxima foi apenas bastante pronunciado.



Atenção que 14:30 hora legal são 13:30 utc; às 13h utc, S.Gens apresentava 26,4ºC de acordo com o valor que referes de 26,5ºC.

Já agora acrescento que nas Normais 1931-60 a média das máximas diárias de Abril de S.Gens é 18,3ºC; de Serra do Pilar 18,4ºC. Todas as outras estações do Porto não existiam.

Escrevemos mais ou menos a mesma coisa ao mesmo tempo!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Os valores das ruemas não são errados. Simplesmente os locais onde se encontram instalados são realidades muito particulares influenciadas na sua maioria pelo ambiente urbano. Não sendo representativas do ponto de vista climático não deixam de ser um indicador real de uma zona específica.
Vejamos, então esteve no Porto até as 13:30 UTC, e S. Gens marcou às 13:00 UTC a temperatura de 26,4C, algo muito próximo do seu registo, e marcou às 14:00 UTC 28C. A máxima talvez tenha ocorrido entre as 14 e 15 UTC, contudo. Os seus dados parecem mais apoiar a estação de S. Gens, ou pelo menos não oferecem grande contradição.
Digo isso não por gostar de polêmica, aliás não gosto mesmo nada, mas sim por estar a tentar descobrir já há bastante tempo se aquela estação é ou não fiável.
Agora, fui procurar em Massarelos, e não encontrei dados que apontem para a máxina registada ontem, faltam dados na listagem!
Na minha opinião não é fiável, a única do Porto que é fiável é a do Aeroporto, essa sim apresenta dados decentes e realistas, ao contrário da do S Gens, que apresenta todos os dias valores perto de 30 ºC, completamente desfasado da realidade.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Na minha opinião não é fiável, a única do Porto que é fiável é a do Aeroporto, essa sim apresenta dados decentes e realistas, ao contrário da do S Gens, que apresenta todos os dias valores perto de 30 ºC, completamente desfasado da realidade.


A tua opinião versus um organismo oficial... Penso que fica tudo dito não?
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Tu podes acreditar no que quiseres, só por ser um organismo oficial não quer dizer que não tenha falhas, o que é o caso, a estação reporta dados falsos. Tu queres acreditar que estão correctos, tu é que sabes.

Não é o que eu acredito ou não. Os dados estão correctos! Estão numa estação que cumpre todos os requisitos oficiais.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Não é o que eu acredito ou não. Os dados estão correctos! Estão numa estação que cumpre todos os requisitos oficiais.
É verdade, estive lá no fim do ano passado e pude ver mesmo isso. Com excepção talvez de alguma árvore que pudesse atrapalhar o registo pluviométrico, mas parece que este problema foi ultrapassado.

Em assuntos quiçá mais prazenteiros, o radar indica chuva no Porto. Aqui não chove, como de hábito, mas o radar indica que a chuva fica a sul da zona da Boavista. Alguém confirma?
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Tu podes acreditar no que quiseres, só por ser um organismo oficial não quer dizer que não tenha falhas, o que é o caso, a estação reporta dados falsos. Tu queres acreditar que estão correctos, tu é que sabes.
Por experiência própria, desde há muitos anos, a temperatura no Porto e arredores é bastante diferente da registada em Pedras Rubras, com uma amplitude térmica mais ampla. Na Primavera e Verão então a diferença é muito significativa. Os dados da estação de S.Gens parecem-me muito mais representativos da realidade do Grande Porto.

Por aqui também ainda nada de chuva.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pôr do sol espectacular com alguns mammatus e outras estruturas curiosas em belos tons dourados, infelizmente não tenho uma boa máquina, espero que alguém por aqui tenha registado. De resto apenas alguma virga, parecem trovoadas "secas" de Verão, ou nem isso, neste caso nem dá para descargas.
A ver se a madrugada e o dia de amanhã a coisa é mais interessante.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,935
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui ambiente ainda bastante abafado, sigo com 23.2 ºc , o vento sopra de SE em geral fraco e algo morno :calor:

Tempo "estranho", parece o antecipar de uma trovoada..:trovao:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Pôr do sol espectacular com alguns mammatus e outras estruturas curiosas em belos tons dourados, infelizmente não tenho uma boa máquina, espero que alguém por aqui tenha registado. De resto apenas alguma virga, parecem trovoadas "secas" de Verão, ou nem isso, neste caso nem dá para descargas.
A ver se a madrugada e o dia de amanhã a coisa é mais interessante.

Confirmo. Brutal mesmo. Aqui estão elas!

14 Abril 2015 by RuiPedroFotografia, on Flickr


14 Abril 2015
by RuiPedroFotografia, on Flickr

14 Abril 2015 by RuiPedroFotografia, on Flickr