Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Conclusão vai existir uma depressão situada a sul do nosso país :lmao:

Na run das 12 só metiam precipitação no dia de Natal, agora das 18 metem 113mm é o que falta chover em Novembro e Dezembro pronto chove logo tudo de uma vez e ficamos descansados nesse dia o pluviometro fica marado :lmao::lmao::lmao::lmao:
 

CMSAFF

Cirrus
Registo
10 Nov 2007
Mensagens
86
Local
Lisboa (Olivais) e sempre que posso em Tavira.
Olá amigo! Eu nunca tinha estado na Serra da Estrela, pois felizmente lá em Chaves costumava nevar, estive na serra no dia 2 de Janeiro de 2007! E não havia neve! Apenas uns restos irrelevantes la bem em cima na Torre!
Ah! Eu acredito no Aquecimento Global!

Temp: 7.2ºC

A Neve começou a derreter no dia de ano novo, isto porque chuviscou o dia todo com temperaturas positivas, o que percipitou o fim da neve mais rapidamente. Mas se quizeres eu posso meter aqui algumas fotos de dia 30, para veres como são bem diferentes ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
BEm pessoal eu tou a ver é que não há modelo que nos salve!
:D Está tudo doido...

A única certeza que parece haver é que o frio se vai instalar nos próximos dias... O IM já lançou o alerta amarelo para Braga e Bragança e obviamente que ele se irá estender a outros distritos

Cumps!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
BEm pessoal eu tou a ver é que não há modelo que nos salve!
:D Está tudo doido...

A única certeza que parece haver é que o frio se vai instalar nos próximos dias... O IM já lançou o alerta amarelo para Braga e Bragança e obviamente que ele se irá estender a outros distritos

Cumps!

É provável que sim. No site espanhol, para o dia de amanhã, mais de metade de Espanha está “pintada” de amarelo por causa dos baixos valores de temperatura.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Eu quer-me parecer que a avaliar pelo ensemble das 6Z a depressão continua lá e continua a mergular em Portugal. Penso que na run das 12Z e das 0Z se voltará a ver a mesma situação, se bem que a existência desta depressão gerará um gradiente de temperatura que dificultará a festa a cotas mais baixas, principalmente no litoral. Estou, no entanto, em crer que no interior e pontos altos NE de Portugal, se verá a primeira neve digna desse nome. Por cá poderá haver alguma coisa no momento de entrada da precipitação, na chamada transição frio-menos frio que se dará algures na 2ª feira!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
O que dizer da saída das 12Z? Bem, o momento chave a meu ver será 114h!

http://91.121.94.83/modeles/gfs/run/gfs-0-114.png?12

O choque entre a depressão e a massa de ar frio será mais ou menos neste momento. Mais umas milhas a oeste e o frio ganhará à chuva, sendo que aí apenas nos restarão alguns aguaceiros fracos e dispersos que poderão ser de neve em muitos pontos de Portugal.

Um choque mais a leste retira maior parte do frio e dá-nos mais chuva. Agora é o jogo do empurra-empurra :lol:

No entanto acho que a 850 estará mais frio que aquele que vemos no mapa:

http://91.121.94.83/modeles/gfs/run/gfs-1-114.png?12

Tudo ainda por decidir. Espero anseosamente pelos ensembles (run de controle) que têm de facto estado bastante coerentes.

A neve não faltará mesmo que seja apenas no extremo NE de Portugal e interior.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ao menos que dê para os brigantinos tirarem umas fotos para o forum:)

Animação, já baseada no run GFS das 12z

animti5.gif
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Ao menos que dê para os brigantinos tirarem umas fotos para o forum:)

Animação, já baseada no run GFS das 12z

animti5.gif

Amigo Vince podes me dar o link desse site que tiraste esse gráfico, eu tinha esse site mas o meu pc foi.se á uns dias e perdi esse site tou farto de procurar e não encontro.:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amigo Vince podes me dar o link desse site que tiraste esse gráfico, eu tinha esse site mas o meu pc foi.se á uns dias e perdi esse site tou farto de procurar e não encontro.:thumbsup:

Aqui:
http://www2.wetter3.de/animation.html

Depois tens que escolher na combo a opção "Schneefallgrenze, Schneedecke", uma das últimas.
Do lado direito tens botões do dia da semana (só vai até às 180h, e como é acumulado, o 1º dia neste gráfico não tem nada) mas podes navegar também com os controles de navegação logo por baixo da carta.