Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Estão a começar a cair uns farrapitos de neve... :) e ao mesmo tempo a granizar.:):)

Ou seja... já vamos a pouco mais de 700 metros de altura... a minha previsão de neve a cotas médias, não era assim tão descabida, vamos ver o que isto vai dar :D mera intuição meteorológica, sou um aprendiz destas coisas :)
 


jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)

O que é bom acaba depressa...

Acumulou algo muito pouco, à custa do granizo intenso que caiu durante 3 a 4 minutos. Entre o granizo verifiquei alguns farrapitos de neve, que logo se deixaram de ver.
No entanto tirei uma foto no meu telhado.

03012008_008_.jpg
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Olá a todos!

Escrevo o meu primeiro post no Meteopt.com hoje, apesar de o ler há muito mais tempo! :)
Aqui na Guarda neva, por vezes com alguma intensidade. Encontro-me a cerca de 950/1000 metros de altitude. Pode ser desta que haja acumulação! :D
Um bom ano para todos!

Bem-vinda. Até que enfim alguém da Guarda no Forum. Passas a ser a nossa "informadora de serviço" dessa bela cidade que tive o prazer de conhecer no ano passado. Estou a imaginar a zona junto à Sé a ficar cheia de neve.

E o pessoal que ainda não se inscreveu do forum está à espera do que? Vão ver que não doi. Alguém de Montalegre que se inscreva.
 

PedroNGV

Cirrus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
64
Local
Pinhel (620m)
A minha namorada tb é natural dessa bela cidade! Ela nunca partilha desta minha excitação pela neve! Para ela é a coisa mais normal do mundo! :lol:

Para mim e para ela também é uma coisa relativamente normal! Lembro-me dos dias em que andava na escola e não tinha aulas por causa dos grandes nevões! Mas já há uns anitos que não acontece... :angry:
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Bem-vinda. Até que enfim alguém da Guarda no Forum. Passas a ser a nossa "informadora de serviço" dessa bela cidade que tive o prazer de conhecer no ano passado. Estou a imaginar a zona junto à Sé a ficar cheia de neve.


Era bom era :D Por acaso moro pertinho da Sé, por isso se houver motivo de reportagem, estou lá! :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Olá a todos!

Escrevo o meu primeiro post no Meteopt.com hoje, apesar de o ler há muito mais tempo! :)
Aqui na Guarda neva, por vezes com alguma intensidade. Encontro-me a cerca de 950/1000 metros de altitude. Pode ser desta que haja acumulação! :D
Um bom ano para todos!

Muito bem vinda Marta, como já disse atrás a minha namorada é da Guarda, pelo que conheço relativamente bem a cidade, embora nunca tenha apanhado neve por aí nas minhas visitas esporádicas (agora ambos vivemos em Coimbra...)!
Contamos com os teus relatos da Cidade mais alta de Portugal :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estão a começar a cair uns farrapitos de neve... :) e ao mesmo tempo a granizar.:):)

:thumbsup:
A temperatura na estação baixou para os 2.7 °C e a humidade ligeiramente para os 92%. Mais uma descidazinha da temperatura e terás neve a sério, se houver precipitação claro... Não tens nenhuma estação, mesmo das mais simples, para saberes os teus dados mesmo locais ?
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Não tem nada de invulgar. Como expliquei neste tópico, a cota de neve é um cálculo aproximado a partir da temperatura aos 500hPa e 850hPa. Uma orientação. Nas situações limite, contam depois muito as micro-condições locais. A temperatura à superficie, humidade, ventos, etc.

Neste momento a estação na Loriga no WU indica 3.4 °C e 94% de humidade. Com estes valores é impossivel nevar, probalidade zero, a neve derrete na sua maioria.
Eventualmente se estás a maior altitude que esta estação, talvez estejas com condições ligeiramente melhores.
Nestas situações, só há 2 hipoteses, ou baixa a temperatura e/ou baixa a humidade local. Com estas temperaturas a humidade teria que baixar mesmo muito,o que é altamente improvável para já. Resta a temperatura, e talvez uma pequena ajuda da humidade.
A titulo de exemplo, se a humidade baixasse para 85% e a temperatura para os 2ºC a probalidade teórica de neve já seria de 40%.

Nestas situações como a que tens agora, no limite, com temperaturas positivas à superficie, o que tens que fazer é ir vendo o progresso da temperatura e da humidade. A boa notícia é que aparentemente está a baixar quer uma quer outra, embora de forma muito ligeira/lenta para já.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IDSERRAD1

Amigo Vince, a temperatura já vai baixando, estou com 2,8.C a humidade é que não baixa. Raios... :disgust:
Era maravilhoso, lindo que nevasse e acumulasse.:lmao:
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
:thumbsup:
A temperatura na estação baixou para os 2.7 °C e a humidade ligeiramente para os 92%. Mais uma descidazinha da temperatura e terás neve a sério. Não tens nenhuma estação, mesmo das mais simples ?



Não :sad:

Mas já denoto neve acumulada nos montes que de manhã ainda não tinha (cotas mais baixas).. Pode ser que tenha sorte ainda lá mais para a tarde/noite
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Olá a todos!

Escrevo o meu primeiro post no Meteopt.com hoje, apesar de o ler há muito mais tempo! :)
Aqui na Guarda neva, por vezes com alguma intensidade. Encontro-me a cerca de 950/1000 metros de altitude. Pode ser desta que haja acumulação! :D
Um bom ano para todos!

Bem-vinda!!!:thumbsup:

A temperatura ja começa a baixar... 12,0ºC, vento nos 18,0 km/h e wind chill nos 6,6ºC...
o ceu está a ficar de novo encobero:w00t:

So uma perguntinha... O wind chill pode influenciar a fenómenos com a queda de neve ou granizo?
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Continuam os aguaceiros na Covilhã, registando-se 6 graus na zona baixa da cidade. Informaram-me que a 800 metros já se viram alguns flocos de neve misturados com a chuva...