Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
A bacia do Douro espanhola está nos 94%. A cair toda a precipitação prevista, acho que o cais da Régua não passa sem nova cheia.

já disse o mesmo... Acho que vai ser mais uma dor de cabeça para o dono daquele bar no cais..
Ia abrir no fim de semana das ultimas cheias e teve de retirar tudo, agora já está de novo com tudo pronto para abrir e se calha acontecer o mesmo acho que vai ser inédito..
Os barcos já circulam desde o inicio da semana quando ainda o rio estava com um caudal bem alto, ainda na quarta à noite o fundo dos barcos estava quase à altura do cais... Vamos ver, para já o caudal está normal
 


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Coimbra aciona plano de emergência para cheias
image.aspx

Cidade de Coimbra em alerta devido ao perigo de cheias
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações.

A decisão de ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações (PEECI), no concelho de Coimbra, resulta do facto de as previsões apontarem para a "possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis", a partir do final da tarde, princípio da noite deste sábado.

Além do comunicado da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), alertando, entre outros aspetos, para a possibilidade de se registarem inundações, o presidente do município também justifica a medida com a admissível "grande aglomeração de pessoas" na cidade, por causa da Queima das Fitas, que teve início na sexta-feira.

É "previsível grande aglomeração de pessoas", este sábado e domingo, dia para o qual está programado o cortejo da Queima das Fitas, período que coincide com "as fases de maior precipitação", de acordo com a Proteção Civil, sublinha o mesmo comunicado da autarquia, enviado à agência Lusa.

"Foram já acionados todos os dispositivos municipais de Proteção Civil, necessários e adequados à situação meteorológica e correspondente realização desta festa académica", acrescenta a Câmara de Coimbra.

Contactada pela agência Lusa, a Proteção Civil não tinha, até às 18.30 horas, registo de qualquer ocorrência relevante no concelho de Coimbra, provocada pelo estado do tempo, apesar de chover e de o vento soprar com alguma intensidade.


Leia mais: Coimbra aciona plano de emergência para cheias http://www.jn.pt/local/noticias/coi...gencia-para-cheias-5162977.html#ixzz47zzs7yby
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,218
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Há previsões do Mondego deitar fora?
Acho que a Aguieira não deverá descarregar. No entanto, devido ao assoreamento do rio, só o facto da mesma turbinar à potência máxima, é sinal de alerta nas margens do Mondego em Coimbra.

Entretanto o caudal do Zêzere, ao chegar a Cabril, já voltou a subir bastante. A albufeira está de novo nos 98,9%.