Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
zhYMzEI.jpg


Bom dia Amigos dos Açores

Alguém tem dados da ilha da Santa Maria? Esta célula atingiu em cheio a ilha durante esta manhã e deve ter dado "água pelas barbas"...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Demorou mas acabou por fazer alguma convecção dispersa no G. Oriental. Não que isso sirva de muito conforto. Népia de trovoada e de chuva para S. Miguel à exceção da chuva orográfica habitual no Nordeste.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Frentes estacionárias ou com um movimento muito lento (aliado a valores convectivos elevados) podem gerar condições favoráveis a eventos tornádicos de reduzida intensidade (de 'bom tempo'). Acredito que tenha sido isso que viram.

O tefigrama de há pouco não mostrava grandes condições para a geração de semelhantes eventos daí a minha insistência na confirmação da hora. Se e quando souberes mais partilha :)

---

No dia em fez a tromba d'água em PDL o cenário era diferente. Havia uma bolsa de ar frio em altitude.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e TekClub
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Faz sentido que tenha sido observado tal fenómeno na Terceira, hoje. Eu presenciei, entre as 17h e as 18h, um movimento ascendente bastante nítido pouco a sul de Ponta Delgada, que por alguns instantes chegou a desenhar, de forma pouco nítida, uma funnel cloud. Como o meu telemóvel não é grande coisa, nem sequer tentei fotografar, porque não se veria. Espero pelo resumo de hoje na câmara do spotazores, caso consiga abranger a zona onde isto ocorreu.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
W

Windmill

Por aqui só vento. Nada de chuva por enquanto.
Só pelas 2h da manhã está previsto ocorrência de alguma chuva fraca aqui pela ilha.
Por agora estão 22 graus de máxima e 83% humidade relativa
 
Editado por um moderador: