Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017



António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
toby em portugal dão-se bastante bem e dão muita produção os que eu tenho são maracujás amarelos gosto mais do que os roxos e são mais resistentes aguentam temperaturas até -6 mas como cá esteve mesmo muito frio queimaram-se as folhas mas penso que vão recuperar.
São plantas que crescem muito ou seja tem de ter uma vedação alta ou árvores grandes para treparem ficam enormes, e dão fruta passado uns meses de serem plantados a flor é grande cor-de-rosa os meus dão produção duas vezes por ano uma por esta altura do inverno, que vão ser apanhados lá para maio e outra a partir do meio da primavera e que sã apanhados lá para o inicio do outono.
Espero tê-lo esclarecido resto de bom dia.:D:D
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Bom dia, mínima de -5.2ºC, igual à do DaniFR, no Auriol do Chão do Bispo desde dia 19.
O vento, o formato do vale e a localização do termómetro (vale não é fechado a sul, encontrando-se com o vale do Mondego, mas também o termómetro não estava localizado nessa zona, que é a de menor altitude) não devem ter permitido que a temperatura descesse mais, mas também já não foi mau:)
Também me chegaram relatos de -8ºC na Lousã e -7ºC em Assafarge em termómetros de carros de manhã, durante os últimos dias.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal,

Nova geada por aqui.
Minima: 4,0ºC
Actual: 13,3ºC
______________

Esta manhã cedo tive que ir a Sintra, dado a manhã de inversão aproveitei e fui espreitar o gelo/geada no vale de Colares, como sempre, nunca desilude, até antes pelo contrario.
Sai de casa com 5ºC em Alcabideche, no Autódromo passou 7ºC, curioso e manteve-se assim até Chao de Meninos,Sintra, depois estranhamente ao descer até Sintra apenas desceu aos 6ºC, pelo menos na zona da Portela. Cruzei-me com vários carros carregados de gelo no tejadilho, pensei logo, estes carros devem vir do vale de Colares ou da zona de Lourel.
Iniciei então depois a descida com 6ºC, o primeiro desnivel de 50 mts, a temperatura manteve-se nos 6ºC, mas daí para frente foi sempre a cair, descendo aos 0ºC entre Galamares e Colares.
Na entrada de Galamares, vindo de Sintra havia gelo na proximo da berma, mas ainda no alcatrão, faço ideia ontem...não é a toa que mais a frente existem vários sinais de transito de perigo de gelo.
Fotos:

gifs upload

Camadão, atras dos carros passa a ribeira de colares.

image hosting no account

forum image hosting

As fotos que se seguem foi na zona mais fria.

how to screen capture

Fiquei parvo com aquele terreno, mas não havia ervas era apenas terra lavrada, depois tenho que ver a imagem de satelite, desconfio que a geada ali seja desta magnitude devido ao canavial em redor, verdadeiro poço de ar frio ainda por acção das canas. No Pisão, quando aqui antigamente partilhava aquele terreno congelado passava-se exactamente o mesmo, o ar frio da inversão não circulava(devido as canas em redor), ficava ali retido sempre a acumular.

screen grab

Belo telhado. :cold:

host image

Registo.

upload a picture

Desde miudo que sempre ouvi dizer que este vale em termos de numero de dias de geada destaca-se muito das zonas em redor, quem lá vive deve estar acostumado a estes ambientes gélidos.
 

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Boa tarde.

Dia agradável.

Por aqui sigo com 14,3.ºC. Céu limpo e sol. Vento praticamente nulo.

Já são muitos os dias de ausência de chuva, o que poderá constituir um problema para a agricultura. Ainda assim, no meu terreno tenho couves e ervilhas que apresentam um bom aspecto, apesar da falta de chuva que tem sido uma constante ao longo dos últimos tempos.