Seguimento - Março 2008

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Bem então é assim:
Aguaceiro de 30m com chuva torrencial durante 15m que decerto valeu por toda a precipitação do dia de ontem :D Isto à passagem de uma pequena célula explosiva que se formou em pouco mais de 20m precisamente aqui na zona de Olhão, deu direito a bonitos ráios e alguns trovões :thumbsup:
Na zona de VRSA têm passado células frequentes, e estou a ver de momento uma bem grande a NE que abrange todo o interior do sotavento algarvio.
Não obstante um ligeiro aumento da pressão atmosférica, o centro da DANA (depression aislada en niveles altos:D) está estacionário a cerca de 60km a SSW do cabo de santa maria, com uma circulação em espiral bem definida em seu torno :thumbsup: Aliás volto a frisar a forma como ela tão bem se adapta ao golfo de cadiz
Desta "adaptação" tem resultado um bombardeamento de células na zona de Cadiz, onde há relatos de espectáculo eléctrico constante e chuvas que atingem 50mm nalguns pontos. A noite em Huelva ultrapassou estes valores. A zona da Isla Cristina também tem levado com muita actividade. Uma SCM abateu-se sobre a região de Málaga e provocou inundações e granizo generalizado.
O golfo de Cadiz, como ontem referi, tornou-se uma "bomba-relogio" para a formação de células, e o sotavento algarvio, embora não tão activo quanto Cadiz, também está a ser brindado e vejo a SE e S 2 células no mar com todo o potencial para mais acção por aqui :thumbsup:

Resto do país embrulhado em frio e à espera de neve...:lmao:, no Algarve, em particular no sotavento, a sentir-se os efeitos daquela que é talvez a DANA melhor definida da estação.
Já agora, de momento está SOL :lmao:, com formações exuberantes em todas as direcções e vento ENE 20km/h :D
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia pessoal...:D

Durante a noite não choveu mais, pelo que (embora o pluviometro não tenha registado) ficou com uns 0,2/0,3mm:hehe:

A minima foi de 8,1ºC:D

Neste momento sigo com 12,9ºC, vento a 12 km/h e wind chill a 9ºC
Humidade a 53%
Pressão a 1013 hPa (tem subido bastante)

Durante a noite o vento foi moderado e constante... deu uma bela sensação de frio:D... POr muitas vezes passou dos 20 km/h e o Wind chill minimo foi de 1,6ºC:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje está mais violento no sul de Espanha. Na região de Málaga cairam granizadas que cobriram as terras de branco. Um "nevão" diria alguma da nossa comunicação social :D Ontem foi a SIC, hoje o jornal Correio da Manhã foi mais longe, fala mesmo de um nevão ontem no Alentejo :lmao:

La lluvia anega casas y garajes en la Costa del Sol
Una fuerte granizada corta una carretera en Málaga y afecta a las localidades de Mijas y El Palo


http://www.elpais.com/articulo/espa...s/Costa/Sol/elpepuesp/20080320elpepunac_6/Tes

satjn9.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Precipitação acumulada no Algarve até as 12 horas:

Olhão 11 mm :D
Faro 4 mm
Sagres 1 mm
Tavira 0.2 mm

:D

Atenção ao vento para sábado rajadas de 119 km/h segundo o Accuweather para Faro :D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Algarvio óptimo valor naqueles 10m... eu bem disse que valeu por tudo o q choveu ontem! E foi mesmo quase só aqui q rebentou, Faro e Tavira quase nada! ;) e calma q isso ainda vai subir :D
Em Gibraleon (10km de Huelva), 70mm desde ontem, 50mm em poucas horas esta manha em zonas da Costa del Sol
Por agora vento E 20km/h, 17º, aguaceiro de 1m há pouco, mas com nova formação a aproximar-se, vai chover forte :D O potencial convectivo é grande, dos melhores dias do ano :thumbsup:

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)


Andas a tirar fotos à minha casa :lmao::lmao: isso não vale :lmao::lmao::D:D bela vista que tens tu:D eu também tinha uma bela vista mas o Leal só faz prédios :angry::angry: dá para ver muito bem até mais bocado ainda apanhavas o pluviometro :lmao::lmao::D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Esta menina bonita manteve-se relativamente estável e apesar de ter passado a sul da Ilha do Farol ainda deixou uns pingos e deve ter chovido bem nas ilhas e baixa de Olhão :D





Cá está ve-se bem a sul do cabo de santa maria. O baixo alentejo e costa alentejana também estão a ter agitação hoje :) E esta menina gorda a encher-se a sueste, aí a uns 60km, começa a agradar-me e já se vê o seu topo do horizonte, vamos ver se nao se dissipa :)
Esta manha choveu bastante na zona de VRSA e Castro Marim. Tornado nao andas por aí para relatar? ;)