Seguimento - Março 2008

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tenho algumas fotos do granizo acumulado em vazos, á saida de casa no telemovel depois de ter removido e limpo tudo...

a minha estaçao nao registou, pois ficou danificada com o granizo... pelo menos o pluviometro :(

Mas tembem th fotos espectaculares de um funnel cloud que registei perto de tavira que se descesse era uma desgraça... depois assim que conseguir disponibilizo aqui no forum...

Mas deveria entre ontem e hoje com as fortes trovoadas arrisco para uns 170mm a 180mm:huh:
 


Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
]ToRnAdO[;64549 disse:
V.R.S.A

Bem, hoje foi uma manha muito complicada por aqui, uma forte trovoada carregada de 20cm de granizo de acumulaçao misturada com chuva e vento muito forte ia-me desgraçando a vida...

Pois foi uma tempestade muito violenta em que foi retratada na SIC...

Consegui mesmo com 10cm de agua dentro de casa salvar as minhas coisas, foi uma grande luta em que tive que limpar tudo(terras,gelo e agua), poix com o granizo a tapar o ralo do quintal obrigou a agua a vir para dentro de casa... foi o panico geral... como eu houve muitos ate as sirenes dos bombeiros tocarem.. foi 30minutos de adrenalina e algo desesperantes a ver os meus bens em risco!!:(

O cenario ficou pintado de branco (lindo) mas ao mesmo tempo medonho o ceu de cor verde sempre a disparar raios...

Dentro do quintal afectado o termometro marcava 5Cº gelidos um autentico frigorifico, para nao falar nas ruas com mais de 30 cm de agua com granizo com um diamentro medio de 2cm (que guardei no congelador)..

Foi sem duvida a maior desde que ca habito...

E o IM so tinha alerta amarelo...

Mas ja passou e concegui salvar tudo, menos uma manha de trabalho... enfim lindo de se ver e mau de se passar...

Resumindo:

20cm de Granizo

Cheias,

Trovoada violenta

Vento forte

35m de pura afliçao para o povo daki e para mim...

IM COM ALERTA AMARELO E AGUACEIROS FRACOS (UMA TRISTEZA MAIS UMA VEZ)

:angry:

Aqui fica o meu registo...

:surprise:Deve ter sido impressionante:surprise:

Por Bragança hoje mínima de -1ºC, máxima de 13,8ºC e neste momento 11,5ºC e céu limpo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
]ToRnAdO[;64549 disse:
V.R.S.A

Bem, hoje foi uma manha muito complicada por aqui, uma forte trovoada carregada de 20cm de granizo de acumulaçao misturada com chuva e vento muito forte ia-me desgraçando a vida...

Pois foi uma tempestade muito violenta em que foi retratada na SIC...

Consegui mesmo com 10cm de agua dentro de casa salvar as minhas coisas, foi uma grande luta em que tive que limpar tudo(terras,gelo e agua), poix com o granizo a tapar o ralo do quintal obrigou a agua a vir para dentro de casa... foi o panico geral... como eu houve muitos ate as sirenes dos bombeiros tocarem.. foi 30minutos de adrenalina e algo desesperantes a ver os meus bens em risco!!:(

O cenario ficou pintado de branco (lindo) mas ao mesmo tempo medonho o ceu de cor verde sempre a disparar raios...

Dentro do quintal afectado o termometro marcava 5Cº gelidos um autentico frigorifico, para nao falar nas ruas com mais de 30 cm de agua com granizo com um diamentro medio de 2cm (que guardei no congelador)..

Foi sem duvida a maior desde que ca habito...

E o IM so tinha alerta amarelo...

Mas ja passou e concegui salvar tudo, menos uma manha de trabalho... enfim lindo de se ver e mau de se passar...

Resumindo:

20cm de Granizo

Cheias,

Trovoada violenta

Vento forte

35m de pura afliçao para o povo daki e para mim...

IM COM ALERTA AMARELO E AGUACEIROS FRACOS (UMA TRISTEZA MAIS UMA VEZ)

:angry:

Aqui fica o meu registo...

Bem...:shocking: Grande testemunho... Ainda bem que se salvou tudo;)

Disseste agora que a estação ficou danificada:eek: epá... isso é que é mau...
Mais uma vez, grande testemunho...

Afinal parece que não foi só o sul de Espanha a ser afectado...

Aqui a máxima foi de 18,7ºC

Neste momento tenho 16,2ºC
Humidade a 48%, mas já esteve a 42%

O vento continua moderado, passando por vezes dos 20 km/h
Pressão a 1013 hPa
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Obrigado pelo apoio prestado a todos...:thumbsup:

Mas afinal segundo a minha mulher nao consegui salvar tudo...

Tenho anemometro partido, e o pluviometro rachado ao meio...

La vou ter de investir quando estava a juntar umas guitas para comprar um detector de raios vindo do USA :(

Neste momento 14.9Cº e ceu pouco nublado.. vento fraco de Este

e de resto sem mais informaçoes :angry:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
]ToRnAdO[;64568 disse:
Obrigado pelo apoio prestado a todos...:thumbsup:

Mas afinal segundo a minha mulher nao consegui salvar tudo...

Tenho anemometro partido, e o pluviometro rachado ao meio...

La vou ter de investir quando estava a juntar umas guitas para comprar um detector de raios vindo do USA :(

Neste momento 14.9Cº e ceu pouco nublado.. vento fraco de Este

e de resto sem mais informaçoes :angry:

:eek::eek:fogo...Bem, isso deve ter sido mesmo forte... resta-me desejar-te boa sorte na compra dos sensores:thumbsup: Mas depois, hás-de comprar o detector de raios:D

Neste momento o sol brilha de novo, depois de ter estado tapado por nuvens uns minutos... 16,6ºC
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;64568 disse:
Obrigado pelo apoio prestado a todos...:thumbsup:

Mas afinal segundo a minha mulher nao consegui salvar tudo...

Tenho anemometro partido, e o pluviometro rachado ao meio...

La vou ter de investir quando estava a juntar umas guitas para comprar um detector de raios vindo do USA :(

Neste momento 14.9Cº e ceu pouco nublado.. vento fraco de Este

e de resto sem mais informaçoes :angry:


Deve ter sido uma manhã complicada. Nós por vezes nem paramos um pouco para pensar nos riscos a que nos expomos com um clima adverso, mas no entanto, no fundo estamos sempre a torcer para podermos presenciar este tipo de fenómenos. Depois quando eles finalmente chegam, e se a coisa é realmente severa e grave, só queremos é que que tudo passe o mais depressa possível !
Realmente é deveras aborrecido, e ainda por cima perdeste o equipamento meteorológico. O granizo é muito perigoso e de um momento para o outro pode acabar por arruinar em segundos o investimento e a dedicação de meses ou mesmo anos, já para não falar nas centenas de euros que vão atrás :eek: !

No entanto, amanhã é sempre outro dia...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Deve ter sido uma manhã complicada. Nós por vezes nem paramos um pouco para pensar nos riscos a que nos expomos com um clima adverso, mas no entanto, no fundo estamos sempre a torcer para podermos presenciar este tipo de fenómenos. Depois quando eles finalmente chegam, e se a coisa é realmente severa e grave, só queremos é que que tudo passe o mais depressa possível !
Realmente é deveras aborrecido, e ainda por cima perdeste o equipamento meteorológico. O granizo é muito perigoso e de um momento para o outro pode acabar por arruinar em segundos o investimento e a dedicação de meses ou mesmo anos, já para não falar nas centenas de euros que vão atrás :eek: !

No entanto, amanhã é sempre outro dia...


VERDADE VERDADISSIMA...

Foi lindo... e eu sou um ganda maluco... kero mais mas é o amor a falar... mas não kero, a realidade a falar... imagino as pessoas de sacavem ou noutros sitios que passaram o mesmo mas com 2m de agua...em casa:(
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Tornado e eu ao inicio da perguntar-te valores daí...
Acompanhei atentamente desde manha a situação porque depois do dia de ontem hoje prometia no sotavento. Se aqui até foi animado por momentos... imagino o pânico que se deve ter gerado em VRSA, porque em todas as imagens via um MONSTRO instalado precisamente sobre toda a zona da foz do Guadiana. :eek:
Sinceramente nunca pensei que a situação chegasse a esse ponto, apenas pensei que tivesse chovido pouco mais que aqui... essa queda de granizo é de facto impressionante e ainda mais a temperatura que registaste. A precipitação deve ter ultrapassado os 100mm facilmente, tendo em conta que em Olhão o algarvio registou 10mm em 10m. O que fazem 40km de distância, fico mesmo incrédulo :shocking:
Nós que andamos sempre à procura de fenómenos extremos, só depois destes pequenos grandes desastres é que temos noção do verdadeiro poder da natureza...
Felizmente os danos foram apenas materiais.
É um relato impressionante Tornado, e quando tiveres oportunidade (e vontade) seria bom tentares descrever o fenómeno, quanto à sua chegada o tipo de nuvem q viste chegar (entre outras características)... numa tentativa de alertar para outros similares. Infelizmente estamos sujeitos a estas intempéries :(
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tornado, parece mania da perseguição mas não estarás a exagerar um pouco.

Tudo partido, não tens fotos, 180mm de chuva (duas estações aí perto em Huelva têm quase 60mm cada uma em dois dias também, trovoada intensa quando no IM aparecem 20 trovoaditas no maximo aí por perto, 20cm de granizo...

E digo isto porque...tenho 4 amigos aí em V.R.S.A. (Monte Gordo) a perguntar se estava tudo bem e eles responderam: -O que se passou? Não viram nada de anormal a não ser alguma chuva e forte de vez em quando umas trovoadas e granizo nem viram.

Já os admins te chamaram a atenção para esse tipo de alarmismos muitas vezes. Espero eu para teu bem que tenha razão porque se realmente se passou isso na tua casa foi dose :p

O que se passou em LX há 1 mês atrás foi bem mais grave e gostei da forma como o pessoal documentou e participou no forum. Sem grandes dramatismos.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
]ToRnAdO[;64568 disse:
Obrigado pelo apoio prestado a todos...:thumbsup:

Mas afinal segundo a minha mulher nao consegui salvar tudo...

Tenho anemometro partido, e o pluviometro rachado ao meio...

La vou ter de investir quando estava a juntar umas guitas para comprar um detector de raios vindo do USA :(

Neste momento 14.9Cº e ceu pouco nublado.. vento fraco de Este

e de resto sem mais informaçoes :angry:

Umas fotos ou videos não há para melhor descrever esse Drama, o horror que passaste ;) :rolleyes:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tornado, parece mania da perseguição mas não estarás a exagerar um pouco.

Tudo partido, não tens fotos, 180mm de chuva (duas estações aí perto em Huelva têm quase 60mm cada uma em dois dias também, trovoada intensa quando no IM aparecem 20 trovoaditas no maximo aí por perto, 20cm de granizo...

E digo isto porque...tenho 4 amigos aí em V.R.S.A. (Monte Gordo) a perguntar se estava tudo bem e eles responderam: -O que se passou? Não viram nada de anormal a não ser alguma chuva e forte de vez em quando umas trovoadas e granizo nem viram.

Já os admins te chamaram a atenção para esse tipo de alarmismos muitas vezes. Espero eu para teu bem que tenha razão porque se realmente se passou isso na tua casa foi dose :p

O que se passou em LX há 1 mês atrás foi bem mais grave e gostei da forma como o pessoal documentou e participou no forum. Sem grandes dramatismos.

1- Mt Gordo onde o meu avô esta nem um calhau caiu (distancia de 4 km)

2- 180mm foi so um palpite entre 2 dias... se a estaçao de Huelva marca 60mm*2 dara uns 120mm

3- As celulas deste tipo quando descarregam é do tipo no teu quital chove e no meu nao

4- Alarmismos?? nada disso apenas precauçao tal como a tromba d'agua no cabo espichel que poderia ser em terra e causar mortos

5- trovoadazeca de estremecer casas com perifgo eminente de cair..

6- Uma Gota fria com um centro a -26 a -28

7- Duas massas de ar conflituosas

8- 20cm de granizo que destruiram a minha estaçao puxado a vento

9- Um funnel cloud registado perto de tavira (th fotos)

10- 1 tromba d'agua

11- cheias moderadas

12-foi mesmo dose pois o meu avô em monte gordo nunca pensou o que realmente se passara

13- Como meteorologista freelancer e pessoa que sou a SINCERIDADE!!

14- Deteste ser corno ou mentiroso

15- Falta de alertas á populaçao

16- Alta convectividade

17- Poucas fotos mas algumas

18- granizo dentro do congelador

Acho que chega e com todas as amizades...:thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Começam a vir nuvens de ESE...:D

hpim0053he7.jpg


Neste momento tenho 13,8ºC
Pressão a 1014 hPa