Seguimento Litoral Centro - Março 2018



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu vinha na A8... Foi mesmo atrás de mim!
O carro pareceu tremer. Nunca me tinha acontecido e cresci com as trovoadas fortíssimas que havia em Peniche na década de 70.
Confesso que foi um susto, no meio de uma A8 deserta.

Acredito,faço ideia o susto.
No próximo 9 de Março, faz 5 anos que assisti a maior trovoada na minha vida numa aldeia a norte de Mafra, ali perto do Sobral da Abelheira conforme aparece no mapa. Foram 3 descargas de -247 kAmp -229 kAmp -169 kAmp seguidas foi algo incrível que vou aguardar para sempre na memoria atmosférica. Desse momento comecei a seguir com maior atenção os valores das DEA.
Ha 2 dias atras houve uma de +355 kAmp, valor raro.
Em termos absolutos esta deve ser das mais potentes registadas por cá.

 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
1.7°C e carro gelado.... mesmo gelo
5aefc46c321463ca80678584ee6cb72a.jpg
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boas,
Por aqui uma noite algo fresca.
O céu hoje pela manhã estava limpo, agora já se encontra nublado.
Veremos se chove algo de jeito porque por aqui a chuva tem sido muito muito pouca e
a não ser muito pontualmente não se dá sequer pelas chuvas previstas
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,305
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde. Interessante configuração das nuvens em torno do núcleo depressionário e a distribuição dos ecos de radar:

GSGE0lV.jpg


YBlGrVA.jpg


Repare-se na altitude dos ecos correspondentes aos dois níveis de azul. Tal como ontem, uma grande extensão destes ecos não correspondia a precipitação no solo. A chuva ainda demorará entre uma e duas horas a chegar.
6pRQqxK.jpg


A situação sinóptica das 6h:
DjR5Ne0.gif


O céu está encoberto por cirrostratus espessos descendo gradualmente o tecto de nuvens para altostratus.
 
Última edição: