Seguimento Sul - Março 2018

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite,
Céu nublado
já não chuvisca
Tarde de chuviscos
Acumulado hoje de 5,1 mm
Máxima de 12,4ºC
Mínima de 8,9ºC
Atual de 8,9ºC
89% hR
Pressão a 1007 hPa
------------------------------
Acumulados deste evento


Dia 26 fev – 23,8 mm

27 fev – 30,6 mm

28 fev – 43, 7 mm

1 mar – 23,8 mm

2 mar – 28,6 mm

3 mar – 17,2 mm

4 mar – 33,3 mm

5 mar – 8,1 mm

6 mar – 5,1 mm

Total = 214,2 mm
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Relato impressionante, da enfermeira-fisioterapeuta do Moncarapachense. :shocking:

Minitornado no Algarve. A história da enfermeira que foi salva pelo guarda-redes adversário


A cabeça fria de Igor Landim, guardião do Moura, permitiu--lhe resgatar a enfermeira do Moncarapachense em plena ocorrência do minitornado que varreu o sotavento algarvio na tarde de domingo. O recinto da equipa da freguesia de Olhão ficou parcialmente destruído

Em dia de entrega dos Óscares, o cenário que se abateu sob o campo do Moncarapachense parecia realmente saído de uma película digna de Hollywood. Mas não era: deveu-se, apenas e só, aos caprichos da mãe-natureza, que colocou um minitornado a varrer o sotavento algarvio durante a tarde. Muitos foram os prejuízos em Faro, Olhão, Tavira, Altura e Castro Marim, e nem o futebol resistiu à fúria do vendaval: em Moncarapacho, o encontro entre o Moncarapachense e o Moura, referente à Série E do Campeonato de Portugal (terceiro escalão nacional), foi interrompido aos 63 minutos, no meio de um cenário de caos e destruição.

“No banco de suplentes, vimos ao longe que vinha ali alguma coisa estranha. Era uma espécie de remoinho cinzento a aproximar-se, que por onde passava via-se as coisas a levantar! Avisámos o fiscal de linha para falar com o árbitro e interromper o jogo antes daquilo chegar ao campo, mas eles não valorizaram. Quando chegou, começou a cair granizo e um vento muito forte. Os jogadores começaram todos a correr, os que estavam mais próximo dos balneários refugiaram-se lá. Mas nós, que estávamos na outra parte do campo, não conseguíamos correr contra o vento e acabámos por ir ficando para trás”, relata ao i Sofia Pinheiro, enfermeira-fisioterapeuta do Moncarapachense.

A profissional de saúde assume ter vivido momentos de pânico. “Pensei que ia morrer ali, que ia ser projetada contra uma parede e que ia ficar ali! Comecei a entrar em pânico, porque tentava correr e não conseguia, com a força do vento e o granizo que caía”, conta. A salvação acabou por surgir pelas mãos... do guarda-redes adversário: “Estava a ser projetada para trás, até que o Igor Landim, e depois o Mamadi [central], foram-me buscar e juntaram-se à minha volta contra a parede, fizeram uma espécie de concha e puseram-me no meio. Quando a situação melhorou, levaram-me para dentro da secretaria do clube. Foi uma situação muito aflitiva, assusta mesmo muito!”.

Se Sofia contou com a ajuda dos adversários, Márcio Sousa, antigo campeão europeu de sub-17 por Portugal, pode agradecer aos membros da claque do Moncarapachense, que o agarraram no meio do vendaval. “Aquilo levava tudo pelo ar: cadeiras, paredes, um poste de eletricidade, as balizas... Na parte norte do campo, as paredes ruíram mesmo. Outras estão prestes a ruir. As publicidades voaram todas, os bancos ficaram destruídos. E ficámos sem eletricidade. À partida amanhã [hoje] nem haverá treino, porque a eletricidade ainda nem foi restabelecida. Nós treinamos de terça a sábado à noite, tudo depende da luz: a caldeira para os banhos, o posto médico, as lavandarias... Amanhã julgo que ainda não estará pronto e não me parece que nos próximos tempos o campo esteja em condições”, realça Sofia Pinheiro.

O Moncarapachense deveria voltar a jogar em casa no próximo fim de semana, agora frente ao vizinho Olhanense - um encontro que agora está em dúvida. Já o que falta jogar com os alentejanos do Moura deverá disputar-se a 4 de abril, num princípio de acordo que ficou definido entre as duas equipas.

O árbitro mandou seguir Toda a história assume contornos incríveis, dado que ninguém na região algarvia está minimamente habituado a testemunhar fenómenos deste género. Realmente surreal, porém, é outra revelação que Sofia Pinheiro faz ao nosso jornal. “O árbitro [Luís Reforço] ainda equacionou retomar a partida! A equipa de arbitragem era do distrito de Setúbal e não estava interessada em voltar cá. Mas estava tudo em estado de pânico e já não havia possibilidades de voltar a jogar”, salienta a enfermeira do conjunto algarvio, que disputa pela primeira vez na sua história um campeonato nacional.

O minitornado não durou mais do que três ou quatro minutos, mas deixou um enorme rasto de destruição e prejuízos elevados. Um dos muros do estádio caiu mesmo em cima de carros que ali estavam estacionados, tendo alguns deles ficado com danos consideráveis. “E não estavam ali mais carros de jogadores ou dirigentes porque foi dia de mercado e, quando chegámos para a concentração, tivemos de estacionar mais longe porque não tínhamos lugar ali”, conta Sofia, revelando que, “curiosamente”, neste jogo “até estavam mais pessoas do que é normal” em Moncarapacho: “Entre 300 e 400”.

Ontem, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação prometeu uma ajuda governamental à autarquia, mas do susto já ninguém se livra.

Fonte: Ionline

Infografia do Correio da Manhã http://www.cmjornal.pt/multimedia/graficos/detalhe/rasto-de-destruicao-no-sotavento-algarvio
 
Última edição:

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Uma zona sem dúvida onde a chuva faz mesmo muita falta, não menosprezando outra qualquer zona do pais,claro ;) e mais era vir pelo menos até dia 14/15! depois veremos, mas parece.me que teremos chuva pela Primavera dentro:):rain:

As bacias do Vale do Sado são as que apresentam os níveis de reserva mais baixos do País. Tem sido uma zona em que os 4 últimos Invernos tem chovido muito pouco e em que os 4 últimos Verões têm sido extremamente quentes e secos. Com as chuvas da última semana já se nota algum escoamento nos cursos de água, embora a infiltração ainda continua porque os solos estavam bastante secos, mas toda a chuva que vier a cair a partir de agora já vai contribuir para fazer subir as reservas nas barragens. Espero que continue a chover, porque esta seca levou-nos ao limite dos limites quer nas culturas agrícolas, quer no abeberamento dos animais. Sem água não há vida e Graças a Deus que choveu e que vai continuar, porque isto representa a nossa vida, o nosso ecossistema, a nossa economia, alimentação, saúde, a purificação do ar, etc, etc. Estas chuvas são sem dúvida o melhor presente para todos os Portugueses.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Pelo Rain Alarm parece-me que não tens razão, penso eu de que...

https://4.bp.blogspot.com/-FaVIsiT5...xIhwympQCLcBGAs/s1600/algarve_04.03.2018a.jpg

https://2.bp.blogspot.com/-K54I997n...Yv7QossACLcBGAs/s1600/algarve_04.03.2018b.jpg

algarve_04.03.2018a.jpg
algarve_04.03.2018b.jpg
Boas. Tenho razão sim.
Tenho a certeza absoluta que foram células distintas.
Eu estava em Vila Nova de Cacela quando passou a célula Cacela Velha - Espanha e abri o radar no telemóvel. Nesse momento ligaram de faro a falar do tornado em Faro. E passado 5 minutos ligaram daqui em pânico da manta rota e Altura.
Vi claramente no radar que eram células distintas mas com como me meti a conduzir e a chegar aos locais afectados não tirei print.
A célula de faro não foi a mesma da Altura. Tenho a certeza.

Aliás, basta veres que as rotas são paralelas e não a mesma, embora tenham o mesmo azimute de alinhamento.

No radar dinâmico do IPMA era mais que claro que eram células distintas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Manhã fria com geada e de céu limpo, muito diferente dos dias anteriores.
Mínima de -0,8ºC
LTyxjXF.jpg

dMoFtQN.jpg
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Radar de precipitação da Extremadura:

15h40
1540.gif

15h50
1550.gif

16h00
1600.gif

16h10
1610.gif

16h20
1620.gif

16h30
1630.gif

16h40
1640.gif

16h50
1650.gif
Ok...
Tendo em conta as imagens de radar tens razão e eu não.
No meio da confusão devo ter visto outra célula em Faro já depois da do tornado e pensei que fossem duas em simultâneo.

Foi muita coisa ao mesmo tempo.
Parece sem dúvida a mesma célula aqui pela imagens do radar da Estremadura.

Muito obrigado Gerofil e peço desculpa pela minha insistência é teimosia :)
 
Última edição:

pmontas

Cirrus
Registo
25 Out 2016
Mensagens
14
Local
Vila Franca de Xira
Ok...
Tendo em conta as imagens de radar tens razão e eu não.
No meio da confusão devo ter visto outra célula em Faro já depois da do tornado e pensei que fossem duas em simultâneo.

Foi muita coisa ao mesmo tempo.
Parece sem dúvida a mesma célula aqui pela imagens do radar da Estremadura.

Muito obrigado Gerofil e peço desculpa pela minha insistência é teimosia :)


Dá para ver pelo post do Orion animação do radar naquele dia.


QfTtT4A.gif


A assinatura do tornado ficou escondida na maior parte do tempo pela intensa chuva. Cá fica outra imagem com mais clareza:

a1taqYU.png


Quanto a Ayamonte, parece-me que foi a mesma célula.

KVaB75U.png