IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Critíca (em modo desabafo e desconfiado :intrigante:):

É no mínimo muito estranho o IPMA não revelar quase dados nenhuns de extremos diários em Portugal continental e regiões autónomas do passado dia 28 de Fevereiro.
Tanto tempo para validarem resultados?
Quando já apresentam os dados de ontem?
Não me digam que 60% a 70% das estações não registaram dados? :facepalm:
Houve um apagão quase generalizado nas estações automáticas, ainda por cima, com records históricos em precipitação e rajadas máximas na RAM?!...
Muito estranho... :intrigante::huh: :disgust:
 


JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
O IPMA esteve a fornecer dados horários todo o dia 28. O problema deve ser outro, tanto mais que os principais valores diários estavam disponíveis naquela janela do lado direito a que chamam de Extremos diários.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão

WindMaster

Cirrus
Registo
19 Jul 2017
Mensagens
32
Local
Espanha
Sugestão melhoria no radar dinâmico

A página do radar dinãmico do IPMA tem atraso de 11-12 minutos, por exemplo a observação radar das 15:00 só aparece às +- 15:12
Contudo a última imagem surge mais cedo no servidor do IPMA num atraso que alterna entre apenas 3 e 6 minutos +-
Pelo menos metade das vezes podiamos ter imagem de radar apenas 3 minutos delay, excelente, em vez de esperar 11 minutos, e a outra metade 6 minutos em vez de 11.

Perguntas-sugestoes:
- não é possivel harmonizar saida das imagens para delay de 3 minutos, porque alterna com mais tempo, cerca do dobro?
- não é possivel vizualizar no site logo a mais recente visto que a mesma é criada no server bastante tempo antes de aparecer no site?

radar.gif
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Boa pergunta. Não é por motivos de gestão de dados como mencionam em outras partes do site porque a imagem já está no servidor de qualquer forma, basta mostrá-la assim que estiver disponível. O que eu acho é que eles têm uma salvaguarda de X minutos no caso de a imagem não ser atualizada atempadamente, e talvez verificar pela existência da imagem constantemente é mais complicado para o servidor. Mas era excelente que arranjassem uma resolução para isso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
20933155_Nk1DQ.jpeg


Descubram as diferenças :D :winner: Eu, já descobri e vocês? :huhlmao:

Ora, se repararem bem, nos dois mapas, está uma falha muito grave no primeiro mapa. O primeiro mapa nunca será a precipitação total entre 1 a 15 de Março, mas sim, o mapa da média do mês de Março e assim o segundo mapa nunca bate certo com o primeiro. Se, parte do Algarve tem entre 25 a 50 mm, como é que pode ter uma anomalia de 250 a 300% em relação à média, tem a sua piada.

Ou seja, Faro tem uma média de 40 mm em Março, logo andará pelos 115/120 mm até ao dia 15 de Março e aí sim, o 2º mapa bate certo com o primeiro e todos percebem.

Mais, ninguém observou os mapas, é preciso vir uma pessoa de Olhão com olho para ver o erro crasso. :huhlmao::lmao:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Sugestão melhoria no radar dinâmico

A página do radar dinãmico do IPMA tem atraso de 11-12 minutos, por exemplo a observação radar das 15:00 só aparece às +- 15:12
Contudo a última imagem surge mais cedo no servidor do IPMA num atraso que alterna entre apenas 3 e 6 minutos +-
Pelo menos metade das vezes podiamos ter imagem de radar apenas 3 minutos delay, excelente, em vez de esperar 11 minutos, e a outra metade 6 minutos em vez de 11.

Perguntas-sugestoes:
- não é possivel harmonizar saida das imagens para delay de 3 minutos, porque alterna com mais tempo, cerca do dobro?
- não é possivel vizualizar no site logo a mais recente visto que a mesma é criada no server bastante tempo antes de aparecer no site?

radar.gif

Sem contar com as inúmeras vezes em que a actualização só é feita depois de 20-25 minutos. Muitas das vezes, tenho já as células em cima de mim, e no radar ainda só está a imagem 20/25 minutos antes... impossível assim fazer um acompanhamento em condições, nomeadamente em termos de segurança e/ou alerta de quem está no caminho dessas células mais activas por exemplo...

E como sugestão, seria ainda mais interessante que o radar dinâmico incluísse, para além da intensidade de precipitação, também a reflectividade... (e já nem peço a velocidade relativa...). Isso sim.. seria um excelente upgrade...
A informação existe... resta haver vontade e meios de a disponibilizar....
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
IPMA, quero a estação meteorológica de Olhão online. :pray:

Não faz sentido, utilizarem a precipitação ocorrida na vossa estação meteorológica em Olhão no boletim climatológico do mês de Fevereiro e a mesma não estar online. :inocente:

Dados IPMA:

Fevereiro 2018: 54.6 mm
28/02/2018: 43 mm

Eu:

Fevereiro 2018: 60.0 mm
28/02/2018: 53.0 mm

Dados, um pouco discrepantes, em relação a mim, e especialmente no dia 28, ter uma diferença de 10 mm, é demasiado, se aqueles 5 mm já me deixam com a pulga atrás da orelha, então os 10 mm é de espantar.

Por isso, IPMA mete a estação online que assim é melhor e posso comparar. :D

A estação deve estar no Parque Natural da Ria Formosa, na estação de piscicultura que dista em linha recta cerca de 1.1 km de mim para SE, se é na delegação na baixa de Olhão, pior.:huhlmao:, mas vou mais para a 1ª opção, já que é no Parque que eles têm o detector de trovoadas.

:intrigante:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
IPMA, quero a estação meteorológica de Olhão online. :pray:

Não faz sentido, utilizarem a precipitação ocorrida na vossa estação meteorológica em Olhão no boletim climatológico do mês de Fevereiro e a mesma não estar online. :inocente:

Dados IPMA:

Fevereiro 2018: 54.6 mm
28/02/2018: 43 mm

Eu:

Fevereiro 2018: 60.0 mm
28/02/2018: 53.0 mm

Dados, um pouco discrepantes, em relação a mim, e especialmente no dia 28, ter uma diferença de 10 mm, é demasiado, se aqueles 5 mm já me deixam com a pulga atrás da orelha, então os 10 mm é de espantar.

Por isso, IPMA mete a estação online que assim é melhor e posso comparar. :D

A estação deve estar no Parque Natural da Ria Formosa, na estação de piscicultura que dista em linha recta cerca de 1.1 km de mim para SE, se é na delegação na baixa de Olhão, pior.:huhlmao:, mas vou mais para a 1ª opção, já que é no Parque que eles têm o detector de trovoadas.

E ficou online :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
E ficou online :D

@algarvio1980 Assim vale a pena fazer pedidos!

Já agora, é minha vez de fazer pedido(s).
Quero as estações do Cabo da Roca e Colares online! Ahh e a do Cabo Raso volte a reportar dados do vento! Obrigado.:D

Obrigado aos dois, por avisarem. Nem, tinha reparado. :thumbsup:

Obrigado IPMA, do meu coração. Fazer um pedido no Sábado e na 4ª feira ver esse pedido realizado é fantástico.

Prontos, a estação encontra-se na estação de piscicultura no Parque Natural da Ria Formosa. :D

@jonas_87 , pede com jeitinho que eles ouvem as preces. :D