Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Julho 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O0T15xV.gif
Este gif dá-me calafrios só de olhar para ele... espero mesmo que isto não se confirme.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Este gif dá-me calafrios só de olhar para ele... espero mesmo que isto não se confirme.

A 2º imagem é 'assustadora' mas só representa o significativo aumento de temperatura que ocorrerá. Em termos gerais, o continente deixará de ser a anomalia europeia.

J1pBnYs.gif


É para arder tudo o que não ardeu no ano passado logo no início do mês... :( Espero, naturalmente, estar enganado, mas confesso que não acredito que se tenha mesmo alterado alguma coisa em relação ao ano passado... veremos...

A vegetação está mais resiliente e muita coisa já torrou. Pode haver uma vaga de incêndios e, entre estes, alguns terem mais gravidade mas, pelo menos em teoria, dificilmente se repetirá 2017.
 
  • Gosto
Reactions: jcsmonteiro

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
GEM - vermelho; IFS - Azul; GFS - verde

DRsY5mP.png


O GFS operacional mantém uma onda de calor eterna mas a esta distância temporal é pura ficção.

BB4td9n.gif
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O ECMWF também mantém até dia 8
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
GEM - vermelho; IFS - Azul; GFS - verde

DRsY5mP.png


O GFS operacional mantém uma onda de calor eterna mas a esta distância temporal é pura ficção.

BB4td9n.gif

Orion, esse diagrama, acreditas mesmo nisso?

Nem olho muito para isso mas é fácil de ver que só o GFS está correto nesse diagrama... IFS e GEM sempre abaixo... Até hoje :)

Hoje IFS\GEM com 25 e Coruche com 29 no IPMA que é a temperatura do GFS :)

Próximos dias prevê o IPMA 31, 32 e 39 para Coruche... Vê as linhas e vais perceber o que digo, nesse diagrama o GEM\IFS estão 3 graus ou mais abaixo da realidade mesmo a curto prazo, GFS muito próximo dos valores do IPMA, algo de errado nesse diagrama :intrigante::intrigante::intrigante:

Esse diagrama dá sempre valores abaixo no IFS\GEM por alguma razão, e mesmo assim o IFS está igual ao GFS dia 4 agora pensem...

Os recordes vão cair, infelizmente, e serão 6 dias de calor extremo (vendo a moyenne GFS no diagrama para um ponto do interior sul constatamos que temos iso perto de 30 durante 6 dias)

Depois logo se vê, espero que fique por aí senão ameaça ser desastroso.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Hoje IFS\GEM com 25 e Coruche com 29 no IPMA que é a temperatura do GFS :)

O IPMA usa o IFS e o AROME na previsão das temperaturas. O 2º é mais apropriado para aferir temperaturas locais.

O IFS e o UM da UkMet são os 2 melhores modelos globais e não são algumas dificuldades em modelar as temperaturas num determinado evento que mudam isso. Não existem modelos infalíveis e mesmo os melhores falharão mais cedo ou mais tarde. O que é interessa é a consistência.

Que o IFS é o melhor modelo é um facto indiscutível mesmo no NCEP. A escolha do GFS paralelo que está disponível ao público esteve envolvido numa grande polémica porque havia gente que prefere o GFS atual (mais falível mas mais rápido) e os defensores de tornar o GFS num modelo mais semelhante ao IFS (de computação mais lenta). Os primeiros ganharam e vai-se ver o resultado. Por agora, o GFS disputa o 3º lugar com o GEM.

Orion, esse diagrama, acreditas mesmo nisso?

Se te seguires cegamente pelo GFS, o pânico vai ser generalizado no centro-sul. 6h de diferença resultam nisto:

Pa4gq2V.gif



Grande diferença em cidades como Leiria :hehe:

Entretanto, da AEMET -> http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20180729111518_p53tesp1.pdf
 
Última edição:

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
@Orion

O ECM faz o mesmo, mudanças radicais também, por vezes..

Mas fez pior que o GFS, ao passar a região do Vale do Tejo de 39 para 44\45 de uma saída para a outra... :)

Eu sei que o ECM é melhor que o GFS, mas o GFS a nível de temperatura pelo menos a curto prazo é fiável.

E questiono apenas o facto do IFS e GEM nesse diagrama estarem 3 graus abaixo, ou perto a curto prazo :) o GFS está claramente mais acertado a curto prazo, isto porque o GEM\IFS são mais contidos nas temperaturas, sempre mas o GFS mais próximo da realidade, infelizmente para nós neste próximo evento...

Basta ver que o IPMA mesmo com conservadorismo mete mais que o ECM na previsao a 10 dias :)

Fica também um exemplo na imagem, do GEM com 29 graus em Coruche hoje (mesmo que gfs e ipma), e nem sequer é temperatura maxima mas sim horaria, logo algo estranho no diagrama não chegar a esse valor...

Há 3\4 dias disse aqui que o GFS não estava muito exagerado, quando ninguém acreditava, e que o ECM estava a contrariar todos, e tinha razão...

Falaram que o GEM competia com o GFS e também não via calor, mas esqueceram-se de ver o ensemble GEM :)

Com iso 28\29 mais ou menos, e já não deve mudar, acham que ficamos pelos 41 graus que o GEM vê? Iso 29 e 41 graus apenas? Não me parece mesmo :)

Apenas um alerta para este facto, pois o ECM e GEM são sempre conservadores, sendo o GFS normalmente mais proximo da realidade, em temperaturas.

Basta ires por exemplo ao site Windy escolhes ECM e ves a temperatura em Coruche hoje, o ECM ve 26... Daqui a pouco consulta a estaçao e vais ver que o GFS acerta, com bem mais que 26 lá. (O GFS tem 29,4 no meteograma Coruche hoje)

No resto o ECM domina :)

h78HDDt.png
 
  • Gosto
Reactions: Cesar e luismeteo3

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Boa noite! :)

Acho estranho como é que ainda ninguém comentou os valores dos índices de CAPE e LI para a semana que vem. Já há alguns dias que têm sido mais ou menos consistentes, principalmente no Interior Norte do país. Nesta run do GFS, então, dispararam mesmo.

Certo que ainda falta algum tempo, e estes dois índices por si não garantem nada (ainda por cima já está prevista alguma poeira que, com efeito, diminui o potencial para a existência de convecção). Mas convém não esquecer que o incêndio de Pedrógão Grande começou com um relâmpago e situações semelhantes podem acontecer.
Enfim, talvez mais um factor a ter em conta para a semana que se avizinha!:trovao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A situação de facto merece muita atenção.

Por comparação com o dia mais quente já registado em muitas estações (1 Agosto 2003), na verdade os valores de geopotencial são mais elevados, e mesmo a temperatura aos 850hPa ameaça ser mais elevada. Mas isso não quer dizer tudo.
As condições de superfície são um pouco menos "agrestes" que nessa altura, há mais humidade, o solo está menos seco, portanto com menos tendência para aquecimento. Ainda assim, a sinóptica é colossal, e valores na ordem dos 45º parecem garantidos por vários dias em bastantes áreas do interior.

Recordes em zonas mais litorais estão dependentes (como sempre) de particularidades da circulação de superfície.

Se na 5ª-feira a posição da depressão à superfície (ainda por cima algo "cavada") parece garantir Lestada em todo o lado, e portanto um dia excepcionalmente quente, com muito poucas brisas marítimas, a partir de 6ª, a própria formação de novas depressões de origem térmica irá "baralhar" bastante as previsões em regiões litorais, pois parece-me quase certo que haverão zonas com ventos do quadrante W/SW, e muito mais frescos.

Mas isto são coisas de mesoscala, portanto um dia poderá calhar mais fresco a uns, e no dia a seguir a outros, e voltar a "esturricar" nos mesmos sítios do litoral. Daí alguma indefinição sobre temperaturas em zonas litorais a partir de 6ª/Sábado. No interior, a situação é muito mais definida. Mas como se vê, a partir de Sábado, o gradiente de pressão é muito menor, e o "pântano barométrico" maior, e muito mais difícil será saber onde poderá haver brisas... Além do mais, ao fim de 2/3 dias já teremos muito mais "calor instalado", a "baralhar" ainda mais as contas.

Deixo algumas cartas a ilustrar então essas pequenas, mas relevantes, circulações de pequena escala à superfície:


Quinta-Feira
(muita lestada):

b0fbYdb.png



Sexta-Feira
(baixa térmica a SW de Lisboa talvez a injectar alguma brisa de SW em Lisboa/Setúbal)

FaLHI0O.png



Sábado
(várias baixas mas pouco expressivas, portanto "pântano" e mais indefinição)

u1k7OGB.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Então não era seca a massa de ar que nos vai afetar, se falam em subida do cape.

Por uma questão de lógica, se a temperatura é estrema, naturalmente que o ar irá ascender, é pura física... ar quente sobe! Embora o ar seja seco, não quer dizer que não suba o Cape. Com isto não quer dizer que se formem obrigatóriamente células...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Stormlover