Estava a pensar mesmo nisso, as semelhanças são muitas com 2003, um julho fresco e chuvoso a que se seguiu um Agosto tórrido com uma onda de calor histórica. Até a própria sinótica é semelhante a esse dia. A atual run a onda de calor é muito prolongada, chegando a tocar mesmo a iso 30º A corrente de leste não é muito vincada, o que inicialmente poderá poupar o litoral Norte... Veremos o que dizem as próximas saídas
É verdade a parecença com 2003 e vamos esperar que, até lá, não se concretize. Foi um pavor, estive bem mal, mas houve pior: muitos mortos pelo calor, pelos incêndios, e muita floresta queimada...
Concordo , tudo indica que teremos temperaturas altas , o IPMA deve emitir comunicado acerca da onda de calor que vem ai , nao vai ser nada bom para os incêndios , o risco de incendio vai aumentar de alto para extremo .
Evitem o chat neste tópico sff. Centremos aqui a informação de cartas, para facilitar o acompanhamento das previsões. Obrigado!
Previsão para Sexta-feira, dia 3 de Agosto de 2018, com níveis de GeoPotencial muito elevados, aproximando-se mesmo da ordem dos 600 gdm para o litoral e interior Centro e Norte de Portugal Continental:
Recomendo que esse modelo, indiano, não seja usado para a criação de expectativas irrealistas. E contra mim também teclo porque esse ciclone traria uma frente para aqui.
As saídas operacionais do GFS continuam extremamente quentes. Não me recordo de num passado recente ter visto isos tão elevadas ( a chegar aos 28ºc ) Aqui mais no Litoral as brisas irão atenuar um pouco o calor, sobretudo quando a lestada se tornar mais fraca. No interior a história será outra, com isos destas, ventos fracos, muitas regiões passarão e bem dos 40ºc . Situação a acompanhar.
O GFS insiste nos extremos a cada run e mesmo a Essemble não lhe foge muito á regra, O Europeu começa a atenuar ligeiramente a situação,
A saida 12z do GFS é praticamente igual à anterior, continua a apostar numa onda de calor com características extremas e bastante prolongada.
Como o GFS está atualmente no mesmo patamar que o GEM... Apesar de estar relativamente próximo, o GFS pode estar a exagerar o evento (nem que seja só na fase inicial):