Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Impressionante a disparidade entre modelos a poucos dias da passagem do Leslie por esta zona do Atlântico (se é que vai passar sequer).

De qualquer forma, mesmo que fraca, é perfeitamente dispensável a passagem em águas madeirenses. Daqui a nada faz 3 semanas que a Leslie anda pelo Atlântico, não é aconselhável que o seu primeiro encontro com terra seja uma parede chamada Madeira com altitude média acima dos 1000 metros. Qualquer banda mais activa poderia provocar problemas.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Se calhar por agora o melhor é mesmo ignorar as saídas operacionais a mais de 96/120h.

5H2w3Y4.gif


O problema do IFS continua a ser o mesmo -> dificuldades em modelar consistentemente a interação da Leslie com o cavado a norte. No EPS a 120h há membros em que o ciclone está a este dos Açores e outros em que o Leslie está muito a sul.

IikafUC.gif


Vá, a ver se nas próximas 24-36 horas volta a haver consenso em todos os modelos globais.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Aviso 50:

The forecast becomes a nightmare at long range, however, with very little agreement on whether Leslie is accelerated ahead of the trough, like the latest FV3GFS, or gets left behind again, like the ECMWF. These differences result in a 1200 mile spread of the historically reliable models by day 5, resulting in a very low confidence forecast. The bulk of the guidance is now indicating that the "left behind" option is becoming more likely, but continuity dictates making forecast changes in smaller chunks.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Complementando a publicação anterior, e em outras palavras, é cada vez mais provável que o ciclone vá parar às redondezas da Madeira [invalidando a previsão do (FV3)GFS].

Para diversificar, aqui deixo o MOGREPS (ensemble do UKMet)...

EicwFuC.gif


... e o ensemble do IM canadiano (saídas das 12z).

3lXNIHU.gif
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tempestade Tropical Leslie

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15 e 2018-10-14 20:00

Tempestade Tropical Leslie

A tempestade tropical Leslie tem vindo a afetar o estado do tempo numa zona a cerca de 1500/2000 km a oeste/sudoeste dos Açores, tendo estado quase estacionária desde o dia 23 de setembro, altura em que foi efetuado o primeiro comunicado pelo National Hurricane Center (NHC), entidade responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico, tendo já sido atribuídas diversas classificações por este mesmo centro neste período (tempestade sub-tropical, tempestade extra-tropical/pós-tropical, depressão tropical, tempestade tropical e furacão). É de referir que o NHC divulga apenas previsões da trajetória de ciclones tropicais para um máximo de 5 dias, visto que não é possível prever com uma certeza aceitável a localização e a intensidade destes sistemas para prazos de previsão superiores.Em particul ar, nos últimos dias, a previsão da localização desta depressão sugere que esta irá deslocar-se para leste, afetando a zona do Atlântico a sul dos Açores.

As previsões dos diversos modelos numéricos de previsão têm apresentado soluções bastante distintas em termos de posicionamento do centro da depressão. Em particular, para o fim desta semana, algumas previsões sugerem uma localização na área da Madeira/Canárias, enquanto outras sugerem o rápido deslocamento para nordeste, com passagem pela área entre os Açores e a Península Ibérica.

Em particular, a previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão atinge de forma direta o território do Continente no dia 14, domingo, tendo este resultado uma probabilidade de ocorrência inferior a 10% (ou seja, menos de 5 previsões num total de 50 previsões), o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muita baixa.

O IPMA continuará a acompanhar a evolução da tempestade tropical Leslie e atualizará os seus comunicados, previsões e avisos meteorológicos, perante a evolução das previsões e tendo em consideração a probabilidade de ocorrência de cada cenário.


Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritivahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Seg, 08 Out 2018 17:15:21

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Bom comunicado da parte do IPMA, informativo e educativo. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
NHC insiste neste cenário
8df04faccc2c4b3a49995b8790700c2e.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Por esta altura o CT Leslie está a terminar um 8 extremamente mal feito:

m5JWZM0.png


Previsões dos modelos globais e de furacões num outro mapa (6z):

RHPK2bM.png


Mesmos modelos, agora na intensidade (até 120h; escala no canto inferior direito):

sqpQPi7.png


Pelo aviso 51 há 8% de probabilidade da ocorrência de ventos de TT em PDL na 6ª. Em relação a isto :lmao:
 
Última edição:

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
A saída das 00UTC do GFS com grande divergência... diz-nos que o Leslie puxa o travão de mão e dá meia volta, de novo para Oeste... Vamos lá ver a próxima saída...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Cinza

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Recomendável não ligar muito ao gráfico.

Da discussão do aviso 53:

mdouYwo.png


---

8M27Rtc.png
A minha conclusão relativamente ao aviso 53 é que a Leslie, depois de um longo cruzeiro pelo Atlântico, ainda não decidiu se vai passar o resto das férias em Marrocos, Portugal ou Escócia... e com isto vai fintando todos aqueles que lhe vão no encalço, que vão ficando a ver navios... :lol: