Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Novo dia, mesma coisa. É da curva :D

The hurricane should continue to lose latitude for a day or so then get accelerated east-northeastward by a mid-latitude trough until Friday. After that time, there is a ginormous spread in the model ensembles with Leslie's final destination ranging from Ireland all the way to missing the trough and turning around to the southwest due to a building eastern Atlantic subtropical ridge.

Compared to 12 hours ago, more of the ensemble members are showing Leslie getting left behind, which is also reflected in the latest deterministic runs as well. Something tells me that Leslie has at least one more trick up its sleeve, so the official forecast shows this trend, but is very low confidence.

O ciclone deve começar a deslocar-se para nordeste na próxima madrugada.

Em relação à Madeira, é preferível esperar pela completação da curva para mais certezas. Esperançosamente amanhã haverá o dito consenso no trajeto. Já a previsão da intensidade pode ser um bocado mais volátil.
 


hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Bom presságio, a concordância do ECM com o GFS. Grande travagem em intensidade e na meia volta na aproximação à Madeira, nesta ultima saída do ECM. Ainda faltam 3/4 dias para respirar com alívio...

Bom dia!
Hoje já parece existir algum consenso entre o GFS e o ECM, e o actual Furacão Leslie de categoria 1, dirige-se para a Madeira mas ao chegar lá perto faz uma volta de 180 graus e volta para oeste em direcção da América.


BULLETIN
Hurricane Leslie Advisory Number 55
NWS National Hurricane Center Miami FL AL132018
1100 PM AST Tue Oct 09 2018

...EVERLASTING LESLIE BECOMES A HURRICANE AGAIN...


SUMMARY OF 1100 PM AST...0300 UTC...INFORMATION
-----------------------------------------------
LOCATION...29.5N 42.6W
ABOUT 1070 MI...1720 KM WSW OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...75 MPH...120 KM/H
PRESENT MOVEMENT...SSE OR 160 DEGREES AT 9 MPH...15 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...981 MB...28.97 INCHES
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Boa notícia a previsão de enfraquecer e não afectar directamente território nacional.
No entanto ainda tenho uma leve "pulguinha" aqui na cabeça.
A corrente de jacto curvará junto ao continente no fim de semana.

hBtUA5B.png

A minha dúvida prende-se precisamente com esta curvatura da corrente, e se este forçamento não "puxará" consigo esta tempestade? A probabilidade é baixa, mas parece-me existir esta hipótese, ainda que afastada...
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Mais uma prova que temos o pior clima do mundo .. nem da pica isto assim... vamos continuar com AA a travar praticamente tudo salvo 2 frentes meio mortas

O pior???
Diz antes o melhor!

Ou queres uma desgraça como a que aconteceu nas Canárias?

Se calhar estás num ponto alto e seguro, mas da minha casa estou neste momento a ouvir a as ondas a arrebentar não tinha piada se as coisas corressem mal!
Ou és daqueles que têm orgasmos com a desgraça alheia?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Durante a vida da Leslie, todos já tiveram a sua saída, com a Leslie na nossa porta, ela já apareceu nos Açores, na Madeira, no Algarve, em Lisboa e agora parece no Norte.

Leslie baralhou novamente as cartas e sai mais uma rodada. :wacko:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
não consigo compreender qual a dificuldade que os modelos estão a ter.
creio que nunca vi tanta indefinição nas projecções da rota de um furacão/TT como com a Leslie, impressionante.

para os mais entendidos, qual é ao momento o cenário mais plausível?

curva e volta para trás, passa no continente, passa na madeira e vai para sul, passa a sul do continente, etc?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Durante a vida da Leslie, todos já tiveram a sua saída, com a Leslie na nossa porta, ela já apareceu nos Açores, na Madeira, no Algarve, em Lisboa e agora parece no Norte.

Leslie baralhou novamente as cartas e sai mais uma rodada. :wacko:

Uma maluca é o que ela é

0aa07fe296b8b30b7b6e6e3d5d31c8fd.gif


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Estamos a falar de um fenómeno a curto prazo (72h), isto não é brincadeira!!

Leslie, Leslie, nós gostamos muito de chuva, mas não é inundações, não é furacões, não é rajadas de levantar os telhados, nada disso!

75-289SP.GIF


Perigoso, muito perigoso....



__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Vá, para atenuar a dor



Não vale porque estás sempre a escolher o GFS/GFS(P) que manda a Leslie para o continente :D