Seguimento Meteorológico Livre 2019

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Isso é que se quer, e que apanhe tb o Sul!!

Para a Região de Lisboa e Oeste e para o país inteiro. É quase certo que vai chover, e possivelmente vai ser um seguimento de várias depressões e tempestades até ao fim do mês. Os modelos, uma semana depois, continuam muito generosos acerca da precipitação, e isso é bom sinal. :pray: :rain:
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Grande corte :lol::lol::lol: só surpreende quem ainda nao sabe como as coisas funcionam quando se prevê chuva para o Alentejo. Essas páginas do facebook que andam para ai a anunciar um dilúvio com objectivos sensacionalistas deviam ter mais prudência
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Já começam com os dramas basta uma numa saída os modelos cortarem na precipitação para começarem a desesperar é normal haver cortes na precipitação no entanto lá por terem cortado nesta saída podem muito bem voltar a colocar precipitação nas próximas saídas,o modelo que está pior é o gfs e todos sabemos que este modelo tanto prevê o 8 ou o 80 não é fiável, em relação ao ecm a saída operacional piorou em relação a ontem mas o ensemble está melhor o que prevalece é o ensemble por isso tenham calma.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
pois já vi que está a ir tudo pela agua abaixo...neste canto é assim. Devemos ser dos países mais afectados na Europa pelas alterações climáticas.

Para a Região de Lisboa e Oeste e para o país inteiro. É quase certo que vai chover, e possivelmente vai ser um seguimento de várias depressões e tempestades até ao fim do mês. Os modelos, uma semana depois, continuam muito generosos acerca da precipitação, e isso é bom sinal. :pray: :rain:
Grande corte :lol::lol::lol: só surpreende quem ainda nao sabe como as coisas funcionam quando se prevê chuva para o Alentejo. Essas páginas do facebook que andam para ai a anunciar um dilúvio com objectivos sensacionalistas deviam ter mais prudência
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Faz hoje 7 anos que a região Sul foi atingida por um tornado F3, mais concretamente na região de Silves.

-> Seguimento Sul Novembro 2012, primeiro reporte de tornado.
-> Relatório Científico do IPMA.

Veja as vezes que vir este vídeo, deixa.me sempre com pele de galinha, tal é a sua brutalidade! Uma mistura de fascinante,e ao mesmo tempo de assustador! Lembro.me deste dia como se fosse ontem , e já se passaram 7 anos

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
então onde anda o tao falado comboio de depressões?
Nem sequer estou muito preocupado porque já vi que vai chover bem para a zona Oeste e norte de Lisboa, mas interessava ser um evento mais forte e generalizado. Sobretudo pq o sul está como está...

Hoje fui medir o poço cá de casa e subiu bastante!! :rolleyes: Isto à custa da ultima semana, pq ha umas duas semanas estava bem em baixo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu não compreendo tanto drama em relação à chuva na próxima semana. :huh:
A média no Sotavento anda entre os 70 e os 80 mm, e é exatamente isso que prevê o ECMWF nos próximos 8 dias. É verdade que temos tido muitos meses secos, mas isto seria um bom começo, não? :D

Não compreendo a fama do GFS. Este modelo já falhou uma data de vezes este ano, desde passagens de frentes até eventos localizados. Sim, o ECMWF também já falhou várias vezes este ano, como é óbvio, mas muitas dessas falhas foram ao nível da temperatura (por exemplo, no mês de julho passado em certos dias) e não tanto pela precipitação.
Claro que todos os modelos falham, a matemática neste caso não é certeira, mas o que tem acertado mais vezes nos últimos tempos até é o europeu, e não tanto o americano. ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Não compreendo a fama do GFS.

É de fácil consultação e disponibiliza, gratuitamente, uma enorme seleção de dados.

É norte-americano e por isso é-lhe atribuído uma importância especial.

Não há conhecimento geral do desempenho mensal, sazonal e anual dos diversos modelos.


É o nome do centro que produz o modelo que consultas, o Integrated Forecast System (IFS).

Em geral, não há em lado nenhum grande esforço para nomear corretamente o modelo. Deve ser para não confundir os 2 (GFS / IFS).

Lá está, como os norte-americanos usam uma batelada de modelos - entre os quais o GFS - há mais esforço na correta identificação. Mas alguém chama MeteoFrance ao AROME? Negativo.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estive a ver os modelos e, de repente, o ECMWF voltou a intensificar bastante na precipitação. A saída operacional voltou a prever valores à volta dos 80-100 mm no Algarve e entre os 50 e os 80 mm em grande parte do Alentejo.
Eu bem dizia que não era preciso fazer tanto drama. ;)

Já o GFS... Bem, é o GFS, como já se sabe. Também não previa quase nada para hoje, por aqui, e na realidade caíram 15 mm do céu. :lol: