Gostaria de ver esse vale do Tejo bastante melhor do que vejo no gráfico. Mas, penso que nesta semana iremos ter grandes avanços nesse sentido.
As imagens de satélite mostram uma linha de instabilidade em desenvolvimento com aspecto interessante... até pode dar trovoada.
Hoje de manhã na RTP a meteorologista disse que havia possibilidade de ocorrência de trovoadas no Baixo Alentejo e no Algarve mais para o final do dia.
Será que este evento irá trazer mesmo chuva para o Alentejo?? Com os sinais que o tempo tem apresentado este ano duvido que chova aqui alguma coisa!! Vejo o céu com nuvens altas e pouca consistência e está muito frio e sem vento, não me parece que chova. Anos de chuva o vento sopra forte, as nuvens são bem consistentes e esbranquiçadas carregadas de muita humidade, são tempestades umas atrás das outras. Desde 2010 que o Baixo Alentejo nunca mais teve um Inverno como deve ser. A vegetação comprova bem isso neste momento e as barragens dos Vale do Sado estão no nível morto.
Arrisco dizer que, com excepção das áreas mais montanhosas, todo o Sul abaixo do Tejo tem sofrido anos hidrológicos paupérrimos desde 2010...
Só mais madrugada/manhã de amanhã é que existe maior probabilidade de trovoadas no Algarve, no Alentejo nem por isso, as zonas mais propícias serão Lisboa/Setúbal e depois o Algarve. Pelo menos, já é bom sinal, ter Ayamonte com aviso amarelo durante a manhã de amanhã para precipitação.
@Ricardo Carvalho o 1º mapa é da previsão para as 3h da madrugada Só os frequentadores das docas ou da vida nocturna terão problemas com o trânsito Se fosse entre as 7h e as 8h, ai sim, Lisboa ia ficar parada até às tantas Seja como for, ela que venha.
Ahahah... Verdade Miguel, peço desculpa por induzir a malta em erro, eu quando me referia ao trânsito caótico , estava a referir.me exactamente à probabilidade de o evento de precipitação mais forte se prolongar madrugada dentro e apanhar a hora de ponta ao início da manhã pela cidade, se o Arome tiver razão, na minha zona será mais ou menos assim , mas por cá o trânsito tolera-se bem , é a vantagem de se viver no campo Contudo já sabemos que isto de horas e quantidade de precipitação mesmo num modelo de meseoescala , vale sempre aquilo que vale
Tem muito bom aspecto, essa frente veremos qual o seu comportamento assim que a frente entrar em terra!!
Frio em Peniche??? Isso só no Verão, quando saímos de Santarém com 38 ºC e, quando chegamos a Peniche, estão 21 ºC Por aqui estamos com uns fresquinhos 9 ºC
Parece que se está a por como ontem. A linha de instabilidade que se está a formar ao largo da costa norte e centro, (até agora) e que vai entrar no continente tem um excelente aspecto e promete...
Eu, quando vejo este tipo de modelos, lembro-me do rio atmosférico de novembro de 2018. Estava previsto que atingisse o Norte e, de repente, essa chuva passou a ser prevista para o sul. Curiosamente, esse rio atmosférico mais ao sul mudou o panorama a nível das pressões atmosféricas no resto do mês. Permitiu a chegada de frentes bastante intensas até ao início de dezembro. Volto a lembrar que o outono de 2018, no Algarve, até foi chuvoso. O problema veio a seguir. Veremos o que acontece.