Seguimento Incêndios - 2020

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Na maior parte do perímetro, sim é correto afirmar.

Os meus pais têm propriedades em Oleiros e Proença-a-nova, que por sorte não foram atingidas pelo incêndio, por uns meros 2-3 km em linha reta:
No caso de Oleiros, a 2km do foco inicial, só não foi atingido, não porque houvesse terras ardidas em 2017, mas apenas porque o vento levou o incêndio na direção oposta à aldeia.
No caso de Proença-a-Nova na frente que se aproximava do concelho de Castelo Branco, porque já estava o dispositivo total de combate, e por outro, devido à direção do vento durante o dia, já que durante a noite a direção do vento empurrava o fogo no sentido de Castelo Branco, mas também aqui, não foram áreas ardidas de 2017.

No caso da frente que se dirigia a Proença a Nova e a outra em direção à Sertã/Figueiredo, sim é verdade, o fogo encontrou menos combustível ao atingir áreas ardidas em 2017.

Eu continuo a pensar que o fogo poderia ter sido melhor combatido, se fizessem corta-fogo no ponto mais alto da serra, o cabeço Rainha, pois a serra só continha mato da metade para cima, pelo que seria relativamente fácil de controlar, e evitava-se que seguisse para o flanco de Proença-a-Nova. O fogo seguiria para o flanco da Sertã, até encontrar área ardida em 2017.

Também ouvi uns zuns zuns que detiveram um alegado responsável pelo incêndio (mas não sei se é verdade).
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ataque inicial musculado, em comparação com o incêndio de Oleiros, em especial nos meios aéreos. Também porque existem muitos bombeiros no distrito, disponíveis para mobilizar de um incêndio em conclusão para este incêndio em curso.

Espero que o consigam dominar antes das 20H00.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Vários incêndios presumivelmente causados por um comboio aqui, todos em linha com a linha do comboio. Todos resolvidos felizmente.
3 vez que essa situação acontece nos últimos anos no distrito de Portalegre Pela Covilhã vai ardendo em locais de difíceis acesso!

aac09036fbba62c46d635537b083aa4c.jpg
7664b3d9c75db41c9434de12e745a42c.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Palavras de condolência para a família de mais um bombeiro que faleceu hoje , estava internado em estado grave , vítima das graves queimaduras sofridas no incêndio de dia 14 Julho em Castro Verde , e pertencia à corporação de Cuba , paz à sua alma :pray: Ainda o Verão vai a meio e já é o 5º bombeiro a sucumbir no combate ás chamas que faziam parte do DECIR2020 :(
 
Última edição: