Da zona que conheço no litoral-centro do país, as oliveiras estão com uma carga brutal de azeitonas, talvez das maiores da ultima década.
A primavera chuvosa e depois calor logo a seguir gerou uma floração absolutamente brutal.
Mas não sei que efeito terá agora estas temperaturas em pleno Outubro.
Até aqui calor e secura deve ter diminuído bastante a incidência de fungos (gafa, olho pavão, etc) e só agora quase em Outubro é que começaram a aparecer insetos (mosca da azeitona, etc). Acho que todos repararam que quando há seca há menos moscas e mosquitos, precisam de humidade aonde colocar ovos.
Diria que pelo menos nesta região deve-se estar entre uma colheita épica ou algo que deteriore rapidamente a azeitona, insetos apareceram agora tardiamente ... mas em força.
De outras regiões não sei claro, o stress hídrico pode ser maior que no litoral centro onde houve uma Primavera muito chuvosa.
Oliveiras são arvores muito resilientes, algumas videiras também, por vezes é precisamente em anos difíceis que se produzem os melhores e memoráveis azeites e vinhos, qualidade vs. quantidade. Noutros anos até pode haver muita produção mas a qualidade até que nem é grande coisa.