Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

Entretanto mais um sentido na parte ocidental da ilha agora para a noite. Dois sentidos hoje. Este não foi sentido em Angra.



Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 21h07 (hora local = hora UTC), do dia 20 de setembro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na parte ocidental da ilha.

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 .

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Independentemente da chegada do "Gabrielle", a crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 não pára. Mais um sismo hoje sentido pela população.


1758674213231.webp
 
Independentemente da chegada do "Gabrielle", a crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 não pára. Mais um sismo hoje sentido pela população.


Ver anexo 25488
Fica aqui o comunicado do CIVISA em relação ao evento.


Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 20:18 (hora local = hora UTC), do dia 23 de setembro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a SSE de Raminho, ilha Terceira.



De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta (concelho de Angra do Heroísmo).



Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.



O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Retirado do IVAR.

Gabinete de Crise reuniu para avaliação da atividade sismovulcânica em setembro
Na sua reunião sobre a atividade sismovulcânica em setembro, o Gabinete de Crise manteve os níveis de Alerta Vulcânico, exceto no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira.
Na ilha Terceira, a atividade sísmica, embora de baixa magnitude, manteve-se claramente acima dos níveis de referência, em particular no Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira. Foi igualmente registada sismicidade no setor entre Cinco Ribeiras e Angra do Heroísmo. O evento mais forte atingiu uma magnitude de 3,1 Richter e foi sentido no setor oeste da ilha com intensidade máxima de V na Escala de Mercalli Modificada. O mês de setembro foi o de maior atividade sísmica no ano de 2025.
No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se alguma deformação crustal na área do Vulcão de Santa Bárbara, a qual, em 2025, se passou a estender para o Sistema Vulcânico Fissural. Ao nível dos gases não se verificaram quaisquer anomalias passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.
Assim, o Gabinete de Crise decidiu manter situação de Alerta V2 no Vulcão de Santa Bárbara, tendo elevado o nível de Alerta de V1 para V2 no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira devido aos dados de deformação crustal.
A atividade sísmica na ilha de S. Jorge e estruturas adjacentes, designadamente na zona dos Rosais, continua ligeiramente acima dos níveis de referência, pelo que se mantém a situação de Alerta V1.
www.civisa.pt