10 países com climas perfeitos

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
http://science.howstuffworks.com/na...ries-with-perfect-climates.htm#mkcpgn=fbdsc22

When it comes to defining the perfect climate, a multitude of factors have to be considered Do you prefer rain or snow? Are you a sunbather or a snowboarder? Do you enjoy the sauna-like heat of the desert? Or would you prefer that your hair poof out like a cloud every time you walk outside?

While it's true that many people favor low humidity, little rainfall, mild temperatures and a high percentage of sunny days, obviously not everyone agrees. Otherwise, we'd have all of nearly 7 billion people crammed onto the 177-square-mile (459 square kilometers) island of Palau.

So rather than follow the lead of popular opinion and risk excluding the non-beach lovers among you, we at aim to please by selecting 10 countries with a little something for everyone. Whether you're a sun worshipper or a puddle stomper, a surfer or a skier, the following countries will have you covered.

In our first country, you can even hit the surf and the slopes in the same day.

1-Nova Zelandia
2-Estados Unidos
3-Espanha
4-Itália
5-França
6-Tanzania
7-Nepal
8-Bolívia
9-Equador
10-Argentina


..e Portugal?!
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
http://science.howstuffworks.com/na...ries-with-perfect-climates.htm#mkcpgn=fbdsc22



1-Nova Zelandia
2-Estados Unidos
3-Espanha
4-Itália
5-França
6-Tanzania
7-Nepal
8-Bolívia
9-Equador
10-Argentina


..e Portugal?!

O que é um clima perfeito?
Perfeito para quem, para o quê e porquê?
Presumo que seja para os macacos que andam em 2 pernas.
Estamos a falar de países grandes nessa lista e muitos deles, com climas muito variáveis.
Poucas áreas, em muitos desses países, têm um clima confortável para a maioria dos humanos.
A Nova Zelândia é um país maravilhoso mas a nível climático, na maior parte do seu território faz lembrar e bem, as Ilhas Britânicas. Toda a sua fama, é baseada na ideia de que os kiwis precisam de um clima subtropical para crescer ( perfeitamente falso) e de que têm praias com coqueiros...
Já a França, é um pouco melhor, sem dúvida... Ou melhor, diferente...
Tanzânia, tal como em outros países tropicais, só é mais confortável em zonas de grande altitude, tipo de uns 1500 metros para cima.
Para baixo, não é nada confortável, com mais de 30ºc e uns 75% já é tipo sauna ( o que até é frequente, por exemplo, em Dar Es Salaam)... Para cima destes valores, ainda pior é...
Só na época seca se está melhor, mas isto já é restringir...
Dos USA, nem preciso de me alongar muito. Toda a gente sabe do clima instável que tem... Tirando a Califórnia e o clima da Florida ( que no verão, é húmido e pegajoso) não vejo assim grandes vantagens...
A Argentina, também só tem uma zona restrita do Norte com um clima relativamente ameno ( o resto é muito mais frio do que a maior parte das pessoas pensa e não só, é instável)...
Dos melhores climas para o conforto da maior parte das pessoas, devem ser os da bacia mediterrânica, sobretudo do paralelo 40º N para baixo (e outros locais do mundo com climas semelhantes), Macaronésia ( sobretudo Madeira e Canárias), Galápagos ( nas zonas menos quentes), Santa Helena, algumas ilhas do Pacífico na cintura subtropical, zonas altas dos trópicos ( com temperaturas constantes)...

Contudo esta é uma tarefa ingrata, o nível de conforto humano, não nos diz nada sobre os melhores climas do mundo...
Isso é um conceito super relativo e penso que nem existe verdadeiramente um melhor clima.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu sempre senti que o melhor clima para actividade humana sería:

-Estabilidad a lo largo del año.

-Precipitaciones adecuadas a las temperaturas, a ser posible con pocos meses secos mais tamben nao ultrahumedos.

-Temperaturas medias de 16 a 20 grados todos los meses e temperatura habituales de nao mais de 30 grados e nao menos de 6 grados.


Con todo esto, o melhor clima para actividade humana sería o clima das capitales de paises andinos de Sur America e alguna de Centro America, cidades que fican a 2000 metros de altitude.

Acho entao que o melhor clima para actividade humana fora o clima de cidades como:

BOGOTA e MEDELLIN en COLOMBIA.

QUITO en ECUADOR.

SAN JOSE en COSTA RICA.

E un bocado MEXICO DF.


Mesmo os conquistadores dezian o mesmo, pois eles fugian das baixas altitudes, moito insanas, e gostaban de eses locales a 2000 metros de altitude.

Eu dize que sempre senti eso, nao quer dizer que ese seja o clima que eu gostaría, eu gosto de outros climas moito diferentes.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Ainda mais, acredito que nao e posivel dizer que un pais ten o clima perfeito, só si é moito pequeno.

Estados Unidos ten clima perfeito? cual? California ou Minnesota? Florida ou Idaho?

Mesmo España, Las Islas Canarias ou Galicia? Castilla ou Andalucia?

En España siempre se dice que el mejor seria el clima de Canarias pues es la eterna primavera, pero acredito que eu nao gostaria moito de ese clima.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O que é um clima perfeito?
Perfeito para quem, para o quê e porquê?
Presumo que seja para os macacos que andam em 2 pernas.
Estamos a falar de países grandes nessa lista e muitos deles, com climas muito variáveis.
Poucas áreas, em muitos desses países, têm um clima confortável para a maioria dos humanos.
A Nova Zelândia é um país maravilhoso mas a nível climático, na maior parte do seu território faz lembrar e bem, as Ilhas Britânicas. Toda a sua fama, é baseada na ideia de que os kiwis precisam de um clima subtropical para crescer ( perfeitamente falso) e de que têm praias com coqueiros...
Já a França, é um pouco melhor, sem dúvida... Ou melhor, diferente...
Tanzânia, tal como em outros países tropicais, só é mais confortável em zonas de grande altitude, tipo de uns 1500 metros para cima.
Para baixo, não é nada confortável, com mais de 30ºc e uns 75% já é tipo sauna ( o que até é frequente, por exemplo, em Dar Es Salaam)... Para cima destes valores, ainda pior é...
Só na época seca se está melhor, mas isto já é restringir...
Dos USA, nem preciso de me alongar muito. Toda a gente sabe do clima instável que tem... Tirando a Califórnia e o clima da Florida ( que no verão, é húmido e pegajoso) não vejo assim grandes vantagens...
A Argentina, também só tem uma zona restrita do Norte com um clima relativamente ameno ( o resto é muito mais frio do que a maior parte das pessoas pensa e não só, é instável)...
Dos melhores climas para o conforto da maior parte das pessoas, devem ser os da bacia mediterrânica, sobretudo do paralelo 40º N para baixo (e outros locais do mundo com climas semelhantes), Macaronésia ( sobretudo Madeira e Canárias), Galápagos ( nas zonas menos quentes), Santa Helena, algumas ilhas do Pacífico na cintura subtropical, zonas altas dos trópicos ( com temperaturas constantes)...

Contudo esta é uma tarefa ingrata, o nível de conforto humano, não nos diz nada sobre os melhores climas do mundo...
Isso é um conceito super relativo e penso que nem existe verdadeiramente um melhor clima.

A Argentina, também só tem uma zona restrita do Norte com um clima relativamente ameno ( o resto é muito mais frio do que a maior parte das pessoas pensa e não só, é instável)...

Argentina é un pais moito interesante, ten locales al Norte, TROPICALES como la provincia de MISIONES.

El Noreste ten un clima moito ameno como en TUCUMAN, llamado el jardin de la republica.

BUENOS AIRES TEN UN CLIMA COMO LISBOA EN TEMPERATURA, MAIS CON PRECIPITAÇAO ESTIVAL, E UN TOTAL ANUAL DE 1000 mm.

Ao Sul ja é frio e seco, como en Patagonia.

En las montañas de los Andes ten clima humedo e frio.

Un pais moito interesante.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Gostaría dizer una coisa desde ha moito tempo, pois nunca fize mais sempre gostaria de iniciar un novo tema con titulo:

CLIMA DE GEORGIA (o pais caucasico nao o estado do Sul dos USA).

Hay una situasao estraña en un area chamada ABJASIA no noroeste de GEORGIA, eu olhei para eles e tem un bon clima.

Mesmo a capital de GEORGIA que chaman TIBILISI ten un clima moito ameno.

As montañas mesmo a 1000 metros ten un clima similar as nosas.

A costa de ABJASIA e cidades como BATUMI ten un clima moito humedo, mais moito temperado.


ABJASIA, sao 8000 kms2, con mar mais con MONTAÑAS DE 4000 METROS.

MONTAÑAS DE 3000 METROS A 15 KMS DO MAR.


A AREA COSTEIRA DO GEORGIA FORA CHAMADA "A RIVIERA SOVIETICA".



E PARA FINALIZAR......UNA ANECDOTA.

A ESE TERRITORIO OS GRIEGOS DA ANTIGUEDADE CHAMABANLE........IBERIA.

Para diferenciar os territorios a nos chamabannos Iberos do Oeste e a eles chamabanlhes Iberos do Este o Iberos do Caucaso.

Na Edade Media un rei de Georgia falaba de mandar una expedisao de visita diplomatica para conhecer o que eles chamaban OS GEORGIANOS DO OESTE.

Como un dato, dizer que a lengua vasca nao é indoeuropeo, nem o georgiano é indoeuropeo, as duas sao lenguas aisladas, mais.......O georgiano é a lengua que comparte mais raizes léxicas con o vasco. O 7% das raizes léxicas do vasco sao similares as do georgiano.

Tamben un dato mais. O gen Rb1 maioritario en tuda a nosa peninsula é moito estraño no Este, mais GEORGIA E UN OASIS GENETICO, pois lá o R1b tamben é o gen maioritario, con un 40%.

Infelizmente apenas ha estudios profundos, mais con tudo, é moito posivel una antigua relasao historica.


Mesmo o clima do Oeste de Georgia podería ser chamado casi macaronesico, cidades como BATUMI ou a area de ABJASIA.

O clima de Tibilisi a 400 metros de altitude podería nao ser moito diferente de Madrid.

Mesmo climaticamente a moitas similitides.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A Argentina, também só tem uma zona restrita do Norte com um clima relativamente ameno ( o resto é muito mais frio do que a maior parte das pessoas pensa e não só, é instável)...

Argentina é un pais moito interesante, ten locales al Norte, TROPICALES como la provincia de MISIONES.

El Noreste ten un clima moito ameno como en TUCUMAN, llamado el jardin de la republica.

BUENOS AIRES TEN UN CLIMA COMO LISBOA EN TEMPERATURA, MAIS CON PRECIPITAÇAO ESTIVAL, E UN TOTAL ANUAL DE 1000 mm.

Ao Sul ja é frio e seco, como en Patagonia.

En las montañas de los Andes ten clima humedo e frio.

Un pais moito interesante.



Eu sei que a Argentina, como quase qualquer país é um país interessante, o que disse, contudo é das mais puras verdades, tanto que conheço argentinos pessoalmente e já tive a consultar dados climáticos sobre algumas regiões argentinas. A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.

Gostaria então, que o Duero me apresentasse dados de Misiones, que diz ser tropical ( e ser tropical não significa ser agradável, muito pelo contrário).

Dados de Tucuman e de Buenos Aires, também se for possível.
Eu sobre Buenos Aires até nem duvido da amenidade, mas já há algum tempo que não vejo dados de lá.

A Patagónia além de fria, VENTOSA e seca, é uma terra maravilhosa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu sei que a Argentina, como quase qualquer país é um país interessante, o que disse, contudo é das mais puras verdades, tanto que conheço argentinos pessoalmente e já tive a consultar dados climáticos sobre algumas regiões argentinas. A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.

Gostaria então, que o Duero me apresentasse dados de Misiones, que diz ser tropical ( e ser tropical não significa ser agradável, muito pelo contrário).

Dados de Tucuman e de Buenos Aires, também se for possível.
Eu sobre Buenos Aires até nem duvido da amenidade, mas já há algum tempo que não vejo dados de lá.

A Patagónia além de fria, VENTOSA e seca, é uma terra maravilhosa.

Buenos Aires tem médias mensais similares ás de Lisboa-Geofisico..mas extremos muito mais acentuados ( especialmente Tmin):
http://www.klimadiagramme.de/Samerika/buenosaires.html

Ushuaia tem um clima gélido..
http://de.wikipedia.org/w/index.php...isch-deutsch.png&filetimestamp=20061006230951
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fico com a ideia de que alguns que comentaram nem leram o artigo.
A ideia é países com clima diversificado, com um pouco de tudo q.b., no fundo um país que agrade a um meteolouco.

So rather than follow the lead of popular opinion and risk excluding the non-beach lovers among you, we at aim to please by selecting 10 countries with a little something for everyone. Whether you're a sun worshipper or a puddle stomper, a surfer or a skier, the following countries will have you covered.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Fico com a ideia de que alguns que comentaram nem leram ou compreenderam o artigo.
A ideia é países com clima diversificado, com um pouco de tudo q.b., no fundo um país que agrade a um meteolouco.

ahhh
a um meteolouco é diferente
mas mesmo assim
o interior do brasil é um local cheio de actividade que um meteolouco adora
mantenho a minha posição sobre brasil que deveria estar na lista...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
ahhh
a um meteolouco é diferente
mas mesmo assim
o interior do brasil é um local cheio de actividade que um meteolouco adora
mantenho a minha posição sobre brasil que deveria estar na lista...

Dos grandes países, o Brasil é talvez aquele que tem menor diversidade climática.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Dos grandes países, o Brasil é talvez aquele que tem menor diversidade climática.

Duvido Dan...o Brasil tem uma vasta area Tropical com grandes variações altimetricas no extremo sul e norte...o que leva a diferenças curiosas a nivel do clima.
No sul e SE, o clima é subtropical, com invernos muito instaveis e poderosas ondas de frio...a rugosidade topografica tambem deverá acentuar essa diversidade climatica...
Os verões a sul e SE ( tal como no Paraguay e no N da Argentina) podem ser muito activos a nivel da convecção...e as epocas de transição podem ter fenomenos extremos.

Mesmo que seja menos diverso que os EUA, Russia, China ou Australia ( relativamente a aeste ultimo não tenho tanta certeza...) é um pais com grande diversidade!

Portugal...tendo em conta o tamanho tambem é muito variado!!
Temos um pouco de tudo, e a nivel regional somos muito variados..

As ilhas com a sua rugosidade topografica teem variados microclimas...o conrtinente tem um clima que vai desde o mediterraneo de verão quente nas planicies e bacias do sul, até ao de influencia continental no NE ( tambem região muito diversa devido á orografia), passando pelo clima de transição maritimo a NW e pelas costas com acentuado caracter subtropical ( quase "macronesico" segundo certos autores, da região sul e SW.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Duvido Dan...o Brasil tem uma vasta area Tropical com grandes variações altimetricas no extremo sul e norte...o que leva a diferenças curiosas a nivel do clima.
No sul e SE, o clima é subtropical, com invernos muito instaveis e poderosas ondas de frio...a rugosidade topografica tambem deverá acentuar essa diversidade climatica...
Os verões a sul e SE ( tal como no Paraguay e no N da Argentina) podem ser muito activos a nivel da convecção...e as epocas de transição podem ter fenomenos extremos.

Mesmo que seja menos diverso que os EUA, Russia, China ou Australia ( relativamente a aeste ultimo não tenho tanta certeza...) é um pais com grande diversidade!

Dos 10 maiores países, talvez o Sudão tenha uma diversidade climática menor que o Brasil, apesar de ter montanhas com 3000m a sul e áreas desérticas a norte.