10 países com climas perfeitos



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A pressa de discutir sem sequer ler. Muita vontade há em gastar munições nestas guerras de normais, climas e patriotismos. O artigo que deu origem ao tópico até é interessante para se discutir, mas lá deve o tópico acabar em mais uma batalha de números e tabelas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A pressa de discutir sem sequer ler. Muita vontade há em gastar munições nestas guerras de normais, climas e patriotismos. O artigo que deu origem ao tópico até é interessante para se discutir, mas lá deve o tópico acabar em mais uma batalha de números e tabelas.

A quem se refere e ao quê, caro Vince?
Uma boa noite para si! :D
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu sei que a Argentina, como quase qualquer país é um país interessante, o que disse, contudo é das mais puras verdades, tanto que conheço argentinos pessoalmente e já tive a consultar dados climáticos sobre algumas regiões argentinas. A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.

Gostaria então, que o Duero me apresentasse dados de Misiones, que diz ser tropical ( e ser tropical não significa ser agradável, muito pelo contrário).

Dados de Tucuman e de Buenos Aires, também se for possível.
Eu sobre Buenos Aires até nem duvido da amenidade, mas já há algum tempo que não vejo dados de lá.

A Patagónia além de fria, VENTOSA e seca, é uma terra maravilhosa.

A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.
:eek::eek::eek::huh::huh::huh:

Nunca senti tal cosa. Al menos en España no es así, no conozco a nadie que piense eso de Argentina.
Es posible que en el caso español sea porque Argentina es el pais donde hay mas españoles fuera de España, es el pais donde emigraran mas españoles desde el S.XIX hasta ahora. Supongo que el papel que jugo Brasil para Portugal lo jugo Argentina por España y puedo asegurar que es uno de los paises mas conocidos. Mas o menos la mayoria en España escucho hablar de los glaciares y la patagonia, lugares muy frios. Mismo en España un lugar muy conocido por television es el GLACIAR PERITO MORENO.

Los datos de temperatura de Buenos Aires son parecidos a los de Lisboa, AÚN MAS PARECIDA A LISBOA ES MONTEVIDEO (URUGUAY).

CLIMA POSADAS (Capital de la provincia de MISIONES, fronteriza con Brasil).

Acho que ja é clima tropical, (nao ecuatorial).

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Posadas_(Argentina).PNG

CLIMA TUCUMAN (Capital de TUCUMAN). Es subtropical de verano humedo, contrario al mediterraneo. TUCUMAN ES CONOCIDO COMO "EL JARDÍN DE LA REPUBLICA".

En TUCUMAN, hay olivos, vides, frutas, cereales, como digo, es conocido como el jardin de la republica.

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Tucumán_(Argentina).PNG

Usuaia ja tiene clima glaciar.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Como estava a dizer eu sempre senti que o melhor clima para actividad humana sería estable, con medias de 16 a 20 grados, nem moito seco nem moito humedo.

MANIZALES (COLOMBIA), 2160 metros de altitud, 400.000 habitantes.

Media das máximas

22.0 22.0 22.0 21.5 21.2 21.1 21.6 21.7 21.2 20.7 20.8 21.3 21.4

Media das mínimas:

11.2 11.5 11.9 12.3 12.5 12.4 12.0 12.0 11.9 11.8 11.6 11.3 11.8


Precipitación

98 92 134 167 154 91 64 75 138 190 167 125

1495 mm al año

Teoricamente este sería un clima perfecto o casi perfecto para la actividad humana.


EU NAO DIGO QUE EU GOSTE, DIGO QUE SEGUNDO OS CRITERIOS QUE SEMPRE SENTI, ESTE CLIMA SERÍA MOITO PERTO A PERFESAO.

BOGOTA ten un clima mais frio con temperatura media de 14 graus, practicamente tudos os meses.

Acho que o clima de esa area, perto a Ecuador a 2000 metros de altitude pode ser moito bó para actividade humana.

Se alguen quer saber o clima que eu gostaria, o clima que eu gostaria é o clima dos Balcanes.

Invernos frios, (con dias de -20 graus, mais con dias de 15 e 20 graus).
Veranos quentes (media de 22 graus con temperaturas de mas de 35 graus)
Precipitaciones medias.

Cidades como Zagreb, Sarajevo ou Belgrado sao cidades que eu gosto do seu clima.

MAIS ESTAMOS A FALAR DO CLIMA PERFECTO, ACHO QUE O MELHOR É O CLIMA MELHOR PARA ACTIVIDADE HUMANA.

MAIS SE ALGUEN GOSTA DE OUTROS CRITERIOS PODE DIZER, ESES SAO OS CRITERIOS QUE EU SEMPRE SENTI.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
CAJAMARCA (PERÚ). 2622 metros de altitud.

En........15'6..........77
Fb........15'3..........99
Mr........15'3.........114
Ab........15'2..........95
My........15'2..........65
Jn.........14'6..........20
Jl..........14'6...........5
Ag........14'9..........10
Sp........15'5..........36
Oc........15'4..........75
Nv........15'6..........56
Dc........15'6..........85

Anual....15'2..........736
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Esas ciudades de MANIZALES y CAJAMARCA serían como los meses de Abril y Mayo en Lisboa en terminos de temperatura, durante todo el año.

Un clima bastante agradable para las personas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.
:eek::eek::eek::huh::huh::huh:

Nunca senti tal cosa. Al menos en España no es así, no conozco a nadie que piense eso de Argentina.
Es posible que en el caso español sea porque Argentina es el pais donde hay mas españoles fuera de España, es el pais donde emigraran mas españoles desde el S.XIX hasta ahora. Supongo que el papel que jugo Brasil para Portugal lo jugo Argentina por España y puedo asegurar que es uno de los paises mas conocidos. Mas o menos la mayoria en España escucho hablar de los glaciares y la patagonia, lugares muy frios. Mismo en España un lugar muy conocido por television es el GLACIAR PERITO MORENO.

Los datos de temperatura de Buenos Aires son parecidos a los de Lisboa, AÚN MAS PARECIDA A LISBOA ES MONTEVIDEO (URUGUAY).

CLIMA POSADAS (Capital de la provincia de MISIONES, fronteriza con Brasil).

Acho que ja é clima tropical, (nao ecuatorial).

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Posadas_(Argentina).PNG

CLIMA TUCUMAN (Capital de TUCUMAN). Es subtropical de verano humedo, contrario al mediterraneo. TUCUMAN ES CONOCIDO COMO "EL JARDÍN DE LA REPUBLICA".

En TUCUMAN, hay olivos, vides, frutas, cereales, como digo, es conocido como el jardin de la republica.

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Tucumán_(Argentina).PNG

Usuaia ja tiene clima glaciar.

Caro Duero

Falo por experiência própria.
Aí de Espanha, não sei.
Claro que alguém mais conhecedor sabe que não é assim.
Posadas não me parece bem tropical, talvez antes um clima de transição entre subtropical e tropical.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu sinceramente entre os meus conhecidos não conheço ninguém que ache que a Argentina é um país tropical. Do Brasil sim, há muito essa ideia fortemente enraizada, mas mesmo entre esses, a maioria sabe que a Argentina está mais a sul do Brasil e não é raro encontrar entre conhecidos pessoas que mesmo pouco compreendendo quase nada disto sabem que a Argentina vai até a uma latitude bastante alta próximo do pólo sul, talvez até erradamente pensem que vai mais a sul do que é na realidade.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vou lançar um desafio, de acordo com o espírito do artigo que deu origem a este tópico, que não era do clima ideal (seja lá isso o que for) mas dos países com climas mais diversificados, para todos os gostos.

Vamos pegar na ideia do artigo, e tentar fazer uma coisa séria, cientifica se possível. Conforme os resultados que obtivermos, escrevemos nós um artigo para rebater o original.

Ou seja, vamos escolher os 10 melhores países do mundo com climas mais diversificados.

Mas vamos fazer isto de forma justa, que o artigo não faz. Ou seja, é injusto por exemplo Portugal competir com uma Argentina ou uns EUA na diversidade, dado que uns são países enormes, e outros são pequenos.

Portanto, fazemos isto em dois Tops distintos.

Os países mais ricos de clima em 500km, e em 2000km, dois Tops distintos.
Basicamente, um habitante de um país em 500km pode encontrar x variedades climáticas.

E como vamos fazer isso ? É ai que preciso de ideias, temos que criar uma lista de parâmetros, de forma a pôr isto tudo numa tabela que atribua um esquema qualquer de pontuação, de forma rigorosa, dados oficiais. Não faço para já ideia de como, daí pedir a colaboração de todos.

Exemplo, país A tem uma localidade (dados oficiais) com determinadas medias, baixas, e outra localidade com médias altas, ou seja, em 500km podemos encontrar determinada amplitude térmica. A mesma coisa a nível de precipitação. A mesma coisa em termos de dias de neve, etc,etc.

Além de dados como temperatura, precipitação, seria conveniente ter outros como fenómenos meteorológicos, tornados, ciclones tropicais, ciclones extra tropicais, trovoadas, granizo, secas, inundações, etc.. Além disso ainda parâmetros "sociais", possibilidade de pratica de praia, de ski, etc, etc.

Pensem no assunto, e dêem ideias !
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Acho que é porque Argentina foi o pais onde mais españoles emigraran. A cidade onde mais galegos moran é BUENOS AIRES, é verdade, moran mais galego lí que en Coruña ou Vigo. Mesmo tamben moran vascos, asturianos, catalanes, e un bocado menos castellanos.

Provablemente e a nasao americana mais coñecida en España, ainda mais que USA, e mais que Brasil.

Un local moito coñecido e o Sul, O GLACIAR PERITO MORENO. Nos tours de viajes a Argentina das agencias sempre ofrecen o glaciar.

Ao menos en España (acho por a forte relasao entre os nosos paises) nao ha esa imagen de pais tropical, se nao de pais temperado.


POSADAS acho que si pode ser casi casi tropical (que nao ECUATORIAL). E moito perto das CATARATAS DE IGUAZU.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Vou lançar um desafio, de acordo com o espírito do artigo que deu origem a este tópico, que não era do clima ideal (seja lá isso o que for) mas dos países com climas mais diversificados, para todos os gostos.

Vamos pegar na ideia do artigo, e tentar fazer uma coisa séria, cientifica se possível. Conforme os resultados que obtivermos, escrevemos nós um artigo para rebater o original.

Ou seja, vamos escolher os 10 melhores países do mundo com climas mais diversificados.

Mas vamos fazer isto de forma justa, que o artigo não faz. Ou seja, é injusto por exemplo Portugal competir com uma Argentina ou uns EUA na diversidade, dado que uns são países enormes, e outros são pequenos.

Portanto, fazemos isto em dois Tops distintos.

Os países mais ricos de clima em 500km, e em 2000km, dois Tops distintos.
Basicamente, um habitante de um país em 500km pode encontrar x variedades climáticas.

E como vamos fazer isso ? É ai que preciso de ideias, temos que criar uma lista de parâmetros, de forma a pôr isto tudo numa tabela que atribua um esquema qualquer de pontuação, de forma rigorosa, dados oficiais. Não faço para já ideia de como, daí pedir a colaboração de todos.

Exemplo, país A tem uma localidade (dados oficiais) com determinadas medias, baixas, e outra localidade com médias altas, ou seja, em 500km podemos encontrar determinada amplitude térmica. A mesma coisa a nível de precipitação. A mesma coisa em termos de dias de neve, etc,etc.

Além de dados como temperatura, precipitação, seria conveniente ter outros como fenómenos meteorológicos, tornados, ciclones tropicais, ciclones extra tropicais, trovoadas, granizo, secas, inundações, etc.. Além disso ainda parâmetros "sociais", possibilidade de pratica de praia, de ski, etc, etc.

Pensem no assunto, e dêem ideias !

ENTAO, EU NAO ENTENDI. NAO ENTENDI QUE ESTAMOS A FALAR?

Maior diversidade ou Meior clima?

Cando falan de clima perfecto eu pense que estavamos a falar de o MELHOR CLIMA.

Eu entendi eso como o melhor clima para actividade humana, que sempre senti o que ja dize, mais outras personas poden ter otros criterios.

Mais ja nao estamos a falar de MELHOR CLIMA se nao de MAIOR DIVERSIDADE EN PAISES, NAO É?

ENTAO FALAMOS DE OUTRA COISA, NAO É?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
ENTAO FALAMOS DE OUTRA COISA, NAO É?

Sim, falamos de outra coisa, desde ontem que estou a tentar dizer isso. Melhor clima é uma coisa um bocado subjectiva, como discutir qual é a melhor cerveja ou o melhor futebol. Paremos com isso, e discutamos os melhores países com climas diversificados, onde se possa encontrar um pouco de tudo dentro do mesmo país.