10 países com climas perfeitos

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
UNA COISA QUE EU GOSTARIA PREGUNTAR.

Acho que LISBOA ten un clima moito bó en questiao de temperaturas, eu acho que é temperada, e moito boa, mais nao gosto moito das precipitasoes, nao tanto a cantidade, se nao a distribusao no ano.

Una cidade que eu conhezo un bocado e MONTEVIDEO, una das melhores da Sul America, en cuestiao politica, economica y social.

Eu gostaria preguntar se os lisboetas gostarian de ter o clima de Montevideo ou gostan mais do clima que ja ten, é dizer, ja que as temperaturas sao as mesmas, se gostarían de esas precipitasoes e a sua distribusao.

Ou, ainda mais, por imaginar, embora Lisboa tivera a mesma precipitasao de hoje (Montevideo ten 1000 mm),

¿Gostarian os lisboetas de ter a mesma precipitasao de hoje, mais con a distribusao das precipitasoes de Montevideo?
 


duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Sim, falamos de outra coisa, desde ontem que estou a tentar dizer isso. Melhor clima é uma coisa um bocado subjectiva, como discutir qual é a melhor cerveja ou o melhor futebol. Paremos com isso, e discutamos os melhores países com climas diversificados, onde se possa encontrar um pouco de tudo dentro do mesmo país.

EU NAO CONCORDO.

Como eu dize para min o clima que eu gosto é o clima balcanico, o clima de cidades como Belgrado, con invernos con dias moito frios e con neve, mais con dias de perto 20 graus mesmo en febrero ou dicembre.
E veraos quentes mais con chuva. Eu gostaria de clima de ese area do planeta.

Mais, acho que o melhor clima para actividade humana nao e tao subjetivo, ja senti moitas ocasioes que ha unas temperaturas e precipitasoes optimas para a actividade humana, onde o ser humano fique comodo, sen moito calor, nem moito frio, nem seco nem ultrahumedo, con estabilidade.

Acho que esas condisoes sao as de cidades andinas do Sul America, cidades de Colombia, Perú ou Centroamerica a 2000 metros.

Clima estable tudo o ano, temperaturas moito optimas, e precipitasoes adecuadas.


Mais agora ja fiquei claro que falamos de outra coisa, agora falamos de diversidade climatica. Eu solo queria de ter claro a coisa do que falar.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
UNA PREGUNTA

¿CUAL É O MES ONDE AS PESOAS FICAN MAIS COMODAS EN LISBOA?

Esas cidades que eu dize como ejemplo, MANIZALES (COLOMBIA) e CAJAMARCA (PERÚ), acho que todo o ano é como LISBOA en Abril-Mayo.

Nao fico moito seguro, mais LISBOA fica asim:

Abril.........15'3........19'2...........11'5............65

Maio.........17'3........21'4...........13'3...........56


Esas cidades que eu dize ficarian con un clima como o clima de Lisboa do 15 de Abril a 15 de Maio, aprox. Mais esas cidades fican tudo o ano asim.

EU GOSTARIA PREGUNTAR AOS LISBOETAS, NAO QUE GOSTAN MAIS, SE NAO, CANDO ELES FICAN MAIS COMODOS, SEN FRIO NEM CALOR, NEM SECO, NEM ULTRAHUMEDO.

Eu gosto moito do inverno, mais eu digo que comodidade en Valladolid (Ribeira de Douro) é do 1 de Maio a 15 de Junio, é sen duvida os dias mais comodos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
EU NAO CONCORDO.

Como eu dize para min o clima que eu gosto é o clima balcanico, o clima de cidades como Belgrado, con invernos con dias moito frios e con neve, mais con dias de perto 20 graus mesmo en febrero ou dicembre.
E veraos quentes mais con chuva. Eu gostaria de clima de ese area do planeta.

Mais, acho que o melhor clima para actividade humana nao e tao subjetivo, ja senti moitas ocasioes que ha unas temperaturas e precipitasoes optimas para a actividade humana, onde o ser humano fique comodo, sen moito calor, nem moito frio, nem seco nem ultrahumedo, con estabilidade.

Acho que esas condisoes sao as de cidades andinas do Sul America, cidades de Colombia, Perú ou Centroamerica a 2000 metros.

Clima estable tudo o ano, temperaturas moito optimas, e precipitasoes adecuadas.


Mais agora ja fiquei claro que falamos de outra coisa, agora falamos de diversidade climatica. Eu solo queria de ter claro a coisa do que falar.


Duero, não é isso que está em discussão. Há uns quantos tópicos onde isso já foi discutido, não me interessa discutir mais isso, quer queiras quer não, isso é relativo, não fossem os homens habitarem a Terra no seu quase todo. Se perguntares a um esquimó qual é o clima perfeito a resposta será diferente dum berbere. Se perguntares a um galego a resposta será diferente dum algarvio, se perguntares a um alfacinha resposta será diferente dum tripeiro, se perguntares a um brigantino será diferente dum alentejano, se perguntares a um açoriano a resposta será diferente dum madeirense.

Para não continuar nessas discussões em círculo que não levam a lado nenhum, lancei um desafio, escolher os países do mundo com melhor diversidade climática dentro do mesmo país. Por exemplo, Espanha é um bom candidato aos tops mundiais penso eu, tanto posso ir a uma Sierra Nevada divertir-me fazendo ski na neve como posso apanhar imenso calor numa bela praia de Verão não muito longe dali.

A ideia que lancei é valorizar-mos a riqueza climática em função do território, ou seja, quantos mais climas diversificados temos em menor espaço, quanto gasto por exemplo dentro do mesmo país para ir fazer ski ou ir para a praia, quanto uma agricultura se diversifica por exemplo numa dada área.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu sinceramente entre os meus conhecidos não conheço ninguém que ache que a Argentina é um país tropical. Do Brasil sim, há muito essa ideia fortemente enraizada, mas mesmo entre esses, a maioria sabe que a Argentina está mais a sul do Brasil e não é raro encontrar entre conhecidos pessoas que mesmo pouco compreendendo quase nada disto sabem que a Argentina vai até a uma latitude bastante alta próximo do pólo sul, talvez até erradamente pensem que vai mais a sul do que é na realidade.

Pois, significa que conhecemos pessoas diferentes então.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Duero, não é isso que está em discussão. Há uns quantos tópicos onde isso já foi discutido, não me interessa discutir mais isso, quer queiras quer não, isso é relativo, não fossem os homens habitarem a Terra no seu quase todo. Se perguntares a um esquimó qual é o clima perfeito a resposta será diferente dum berbere. Se perguntares a um galego a resposta será diferente dum algarvio, se perguntares a um alfacinha resposta será diferente dum tripeiro, se perguntares a um brigantino será diferente dum alentejano, se perguntares a um açoriano a resposta será diferente dum madeirense.

Para não continuar nessas discussões em círculo que não levam a lado nenhum, lancei um desafio, escolher os países do mundo com melhor diversidade climática dentro do mesmo país. Por exemplo, Espanha é um bom candidato aos tops mundiais penso eu, tanto posso ir a uma Sierra Nevada divertir-me fazendo ski na neve como posso apanhar imenso calor numa bela praia de Verão não muito longe dali.

OK.

HA ALGUN LIMITE DE SUPERFICIE?

Nao é moito justo comparar os USA (con tudos os climas do mundo con outros paises), mesmo que ha paises moito grandes sen apenas diversidade (RUSIA).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vou lançar um desafio, de acordo com o espírito do artigo que deu origem a este tópico, que não era do clima ideal (seja lá isso o que for) mas dos países com climas mais diversificados, para todos os gostos.

Vamos pegar na ideia do artigo, e tentar fazer uma coisa séria, cientifica se possível. Conforme os resultados que obtivermos, escrevemos nós um artigo para rebater o original.

Ou seja, vamos escolher os 10 melhores países do mundo com climas mais diversificados.

Mas vamos fazer isto de forma justa, que o artigo não faz. Ou seja, é injusto por exemplo Portugal competir com uma Argentina ou uns EUA na diversidade, dado que uns são países enormes, e outros são pequenos.

Portanto, fazemos isto em dois Tops distintos.

Os países mais ricos de clima em 500km, e em 2000km, dois Tops distintos.
Basicamente, um habitante de um país em 500km pode encontrar x variedades climáticas.

E como vamos fazer isso ? É ai que preciso de ideias, temos que criar uma lista de parâmetros, de forma a pôr isto tudo numa tabela que atribua um esquema qualquer de pontuação, de forma rigorosa, dados oficiais. Não faço para já ideia de como, daí pedir a colaboração de todos.

Exemplo, país A tem uma localidade (dados oficiais) com determinadas medias, baixas, e outra localidade com médias altas, ou seja, em 500km podemos encontrar determinada amplitude térmica. A mesma coisa a nível de precipitação. A mesma coisa em termos de dias de neve, etc,etc.

Além de dados como temperatura, precipitação, seria conveniente ter outros como fenómenos meteorológicos, tornados, ciclones tropicais, ciclones extra tropicais, trovoadas, granizo, secas, inundações, etc.. Além disso ainda parâmetros "sociais", possibilidade de pratica de praia, de ski, etc, etc.

Pensem no assunto, e dêem ideias !

Muito interessante, embora complexo, claro.

Vou dar uma opinião assim por alto.
Parece-me que as zonas maioritariamente frias ( tipo Rússia e Canadá) e tropicais ( Indonésia e Norte do Brasil), têm menos variações, que as zonas temperadas quentes ( sejam secas ou húmidas). Só com a excepção de zonas tropicais que ficam junto a grandes massas montanhosas.
Por isso, no sector dos 500 km, colocava países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, países do Caúcaso, Croácia, Marrocos, Nepal, Chile, Equador, Quénia, etc...


No sector dos 2000 km, colocava China, EUA ( sobretudo na Califórnia), México, Índia, Peru, Bolívia, Argentina, Irão, Etiópia, etc...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nao é moito justo comparar os USA (con tudos os climas do mundo con outros paises), mesmo que ha paises moito grandes sen apenas diversidade (RUSIA).

Eu disse exactamente isso (ver página anterior), que não é justo comparar países pequenos com grandes como fez o artigo que deu origem a este tópico. Pelo que propus 2 tops distintos, países onde tivesses determinada diversidade em 500km de deslocação de um ponto ao outro, ou de 2000km. O artigo estava mal feito nesse aspecto, porque não levou isso em conta, eu também posso dar um saltinho aos Alpes num voo mais barato do que alguém que viaje do sul da Argentina para o norte e subverter a lógica do artigo. A ideia é fazermos uma coisa mais séria e justa que o artigo original.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
En 500 kms:

EUROPA

- Calqueira das Penínsulas Mediterraneas (Iberica, Italica, Balcanica-helenica).

ASIA

- O JAPÓN (agora que falamos tanto de ele)

- IRAO

- GEORGIA (o pais do Sul do Caucaso).

- Podera ser tambén LIBANO.

AMERICA

- California

- Mexico

- Chile

- Argentina

AFRICA

- Sul africa

- Argelia

OCEANIA

- Alguna area do Suleste de Australia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito interessante, embora complexo, claro.

Sim, é complexo, mas penso que seria pelo menos mais divertido ocuparmos-nos nisso que em certos tópicos que tem havido para aí de guerras greco-ibéricas de temperatura.

Como fazer isto de forma cientifica ?

Numas coisas é fácil, noutras será complicado. Em termos de temperaturas ou precipitação por exemplo, podemos pontuar as amplitudes de estações oficiais. Dentro do mesmo país termos 2 estações extremas com determinada amplitude, o que nos dá alguma ideia da variação dentro dum mesmo país, temos zonas frias e zonas quentes, zonas chuvosas e secas. O desafio é encontrar formas de pontuar isto tudo.

Noutras coisas é mais complicado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, é complexo, mas penso que seria pelo menos mais divertido ocuparmos-nos nisso que em certos tópicos que tem havido para aí de guerras greco-ibéricas de temperatura.

Ressentimentos com alguma coisa, Vince?
Isso é uma coisa que me entristece... O Vince se acha que fiz algo de errado ou inapropriado, poderia das duas uma: ou usar pm, ou dizer tudo o que tinha a dizer no tópico certo.
Agora vir mencionar isso aqui, parece-me algo despropositado e fora de tempo.
As coisas têm sempre um momento e um lugar.


Numas coisas é fácil, noutras será complicado. Em termos de temperaturas ou precipitação por exemplo, podemos pontuar as amplitudes de estações oficiais. Dentro do mesmo país termos 2 estações extremas com determinada amplitude, o que nos dá alguma ideia da variação dentro dum mesmo país, temos zonas frias e zonas quentes, zonas chuvosas e secas. O desafio é encontrar formas de pontuar isto tudo.

Noutras coisas é mais complicado.

Ok.
Quando tiver mais tempo, logo vejo o que posso fazer.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Muito provavelmente os dados aqui colocados quer seja no Top de 500km ou no de 2000km seriam apresentados de forma dispersa, ou seja, os que aqui os apresentassem, caso não fosse seleccionado um determinado país, as preferências aleatórias ou não, seriam distintas, certo?
A minha sugestão vai para a selecção de um país apresentando a sua variação climática inter-ligada com a sua morfologia; a busca de informação decorreria durante um período (o necessário) até que toda a que estivesse disponível se esgotasse, evitando a sobreposição de outras informações em relação a outros países. Esse período obviamente seria variável consoante a área de cada país.
No caso de não haver nenhuma selecção de um país, os dados à medida que fosse chegando seriam dispostos de forma estruturada em formato de tabela de ranking adaptada à grande variedade de características, no entanto à primeira vista não sei até que ponto poderá ser complicado fazê-la! :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ressentimentos com alguma coisa, Vince?
Isso é uma coisa que me entristece... O Vince se acha que fiz algo de errado ou inapropriado, poderia das duas uma: ou usar pm, ou dizer tudo o que tinha a dizer no tópico certo.
Agora vir mencionar isso aqui, parece-me algo despropositado e fora de tempo.
As coisas têm sempre um momento e um lugar.

Ora essa, nada disso belem. Faz-me é uma certa impressão perder-se tanta energia e tempo em certas discussões que não levam a lado nenhum, às vezes em discussões em que nem é possível chegar a uma resposta, discussões essas que pelos vistos tem andado em Tournée por todos os fóruns europeus de meteorologia. E não, não estou a falar de ti.

Aqui lancei um desafio, tentarmos fazer um top de países com climas mais diversificados, de preferência com critérios objectivos e científicos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ora essa, nada disso belem. Faz-me é uma certa impressão perder-se tanta energia e tempo em certas discussões que não levam a lado nenhum, às vezes em discussões em que nem é possível chegar a uma resposta, discussões essas que pelos vistos tem andado em Tournée por todos os fóruns europeus de meteorologia. E não, não estou a falar de ti.

Aqui lancei um desafio, tentarmos fazer um top de países com climas mais diversificados, de preferência com critérios objectivos e científicos.

Ok, Vince.
Eu estava apenas a tentar desmistificar certos mitos e introduzir a maior sobriedade e seriedade possíveis.