10 países com climas perfeitos

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Aqui lancei um desafio, tentarmos fazer um top de países com climas mais diversificados, de preferência com critérios objectivos e científicos.

Acho que neste caso os E.U.A,a Russia e mais 1 ou outro pais dos maiores do mundo deviam ficar fora do nosso estudo..Porque são paises tão grandes que naturalmente terão grande diversidade,e eram logo os primeiros classificados se calhar...Depois entre todos os outros paises olhando para o seu tamanho/diversidade fariamos o top.
 


duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Complejo y dificil. Me gusto lo que dijo Vince, algo muy cientifico. Creo que lo mejor es que hagamos la practica tomando un pais que creamos que posee alta diversidad y en el proceso aprendemos el metodo cientifico a continuar.

Sería bueno tomar un pais que no sea muy conocido, para evitar susceptibilidades, y ademas asi aprendemos. Países que apenas tengan presencia en el foro.

Tomar un pais y todos buscar estaciones y buscar un metodo cientifico de puntuar la diversidad.

Podría ser bueno lugares como Iran o Sudafrica.

Con respecto a paises grandes o pequeños, ahora que busque mejor, quiero decir que no hay tanta diferencia, pues existen paises pequeños y medios con gran diversidad y paises muy grandes con poca diversidad (Canada, Rusia).
 

fcechini

Cirrus
Registo
20 Fev 2011
Mensagens
45
Local
Brasil . Região Centro-Oeste . 600m de altitude .
Depende , nao se pode dizer que o Brasil tem um clima perfeito pq o Brasil é formado por diversos tipos de climas , des de o equatorial ao Subtropical.

Veja um Exemplo

Pode escolher um lugar super quente como o deserto do Jalapão
jalapao.jpg

Ou se preferes o frio , A serra Catarinense , no sul do Brasil é o lugar certo
100805-URUBICI-0130.jpg

Se gosta de tempo severo , Interior do Brasil .

Ou então , se nao gosta de grandes variações no clima , Curitiba é o lugar certo. Raramente teras problemas com neve e as temperaturas nao costumam passar dos 20ºC
Ahh.. nao poderia me esquecer de Maceió ( Maceió é muuuuuuito melhor que o RJ , se algum dia quiserem visitar uma cidade de fato encantadora !)
maceio.jpg
 
Editado por um moderador:

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Clima mediterrânico.

Melhor clima associado à melhor região do mundo para se viver: Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu diria que dos países semelhantes ao tamanho de Portugal, o Equador é talvez o país com maior diversidade. A Bolívia também apresenta uma variedade extraordinária. Desde neve nas montanhas, ao clima temperado e estavel do planalto dos Andes, zonas desertas e zona de foresta tropical húmida, do interior, e zonas tropicais oceânicas (só no Equador).
Também interessante é a Nova Zelândia. Desde zonas subtropicais até climas frios.

Eu cá gosto de onde estou, da Islandia, pode não variar muito a temperatura, mas tempestades, ventos recorde, tempestades de poeira, nevões, frio polar, e muitos outros fenómenos astronómicos e climáticosl, torna o clima da ilha muito interessante.

Outro é o Chile (desde os trópicos ao clima polar)

Ou interessante é a China, desde zonas tropicais, a zonas alpinas, desertos, e o norte apresenta um clima muito extremo. Ou na Rússia, desde o pólo do frio (que curiosamente apresenta verões quentes) até zonas sub-tropicais no sul. Ou a Geórgia à escala pequena.

Para climas estáveis e ideais, escolham uma ilha tropical (clima húmido e constante).

Dos sítios que visitei gostei muito do clima de Natal no Brasil, estável nos 25º, nem frio nem muito calor, e muito sol salpicado por aguaceiros tropicais fracos. Muito agradavel.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu diria que dos países semelhantes ao tamanho de Portugal, o Equador é talvez o país com maior diversidade. A Bolívia também apresenta uma variedade extraordinária. Desde neve nas montanhas, ao clima temperado e estavel do planalto dos Andes, zonas desertas e zona de foresta tropical húmida, do interior, e zonas tropicais oceânicas (só no Equador).
Também interessante é a Nova Zelândia. Desde zonas subtropicais até climas frios.

Eu cá gosto de onde estou, da Islandia, pode não variar muito a temperatura, mas tempestades, ventos recorde, tempestades de poeira, nevões, frio polar, e muitos outros fenómenos astronómicos e climáticosl, torna o clima da ilha muito interessante.

Outro é o Chile (desde os trópicos ao clima polar)

Ou interessante é a China, desde zonas tropicais, a zonas alpinas, desertos, e o norte apresenta um clima muito extremo. Ou na Rússia, desde o pólo do frio (que curiosamente apresenta verões quentes) até zonas sub-tropicais no sul. Ou a Geórgia à escala pequena.

Para climas estáveis e ideais, escolham uma ilha tropical (clima húmido e constante).

Dos sítios que visitei gostei muito do clima de Natal no Brasil, estável nos 25º, nem frio nem muito calor, e muito sol salpicado por aguaceiros tropicais fracos. Muito agradavel.

Acho que Ecuador nao ten grande diversidade, mais sim entre na area do CLLIMA PERFECTO PARA ACTIVIDADE HUMANA.

CLIMA DE MONTAÑA ECUATORIAL A 2000 METROS DE ALTITUDE, O MELHOR PARA ACTIVIDADE HUMANA.


BOLIVIA ten diversidade sim, mais nao ten climas oceanicos, e ainda mais NA AMERICA DO SUL NAO EXISTEN OS CLIMAS CONTINENTALES.

CHILE Sim, ten grande diversidade, desde o desertico do Norte ata o polar do Sul.

MAIS

BOLIVIA: mais de 1.000.000 de kms2

CHILE: 750.000 kms2.

Os países americanos sao moito grandes. URUGUAY que é o mais pequeno de América do Sul (fora das Guyanas), ja é mais grande que mitade dos países europeos.

Só como exemplo:

URUGUAY: 175.000 Kms2 aprox.

HOLANDA: 40.000 aprox.
BELGICA: 40.000 aprox.
DINAMARCA: 45.000 aprox.
SUIZA: 45.000 aprox.


Só en un país tao "pequeno" a nivel Sul-Americano como URUGUAY ja "entran" catro países europeus de tamanho "medio-pequeno".

Nem falar de paises europeos como LUXEMBURGO, SAO MARINO, ANDORRA, MALTA, MONACO, LIENCHENSTAIN, ETC.......

Ou mesmo os paises da antiga Yugoslavia, e mitade da Europa do Leste, ou os paises da Uniao Sovietica, onde cada ano nasce un pais novo.

Falo de paises como MOLDAVIA, ESLOVENIA, ETC.....do tamanho da provincia española de BADAJOZ (20.000 kms2).



Si olhamos extensiao con diversidade climatica os paises da Sul-América sao moito poco diversos, sim, sao países con pouca diversidade climatica en comparativa ao seu territorio.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu diria que dos países semelhantes ao tamanho de Portugal, o Equador é talvez o país com maior diversidade. A Bolívia também apresenta uma variedade extraordinária. Desde neve nas montanhas, ao clima temperado e estavel do planalto dos Andes, zonas desertas e zona de foresta tropical húmida, do interior, e zonas tropicais oceânicas (só no Equador).
Também interessante é a Nova Zelândia. Desde zonas subtropicais até climas frios.

Eu cá gosto de onde estou, da Islandia, pode não variar muito a temperatura, mas tempestades, ventos recorde, tempestades de poeira, nevões, frio polar, e muitos outros fenómenos astronómicos e climáticosl, torna o clima da ilha muito interessante.

Outro é o Chile (desde os trópicos ao clima polar)

Ou interessante é a China, desde zonas tropicais, a zonas alpinas, desertos, e o norte apresenta um clima muito extremo. Ou na Rússia, desde o pólo do frio (que curiosamente apresenta verões quentes) até zonas sub-tropicais no sul. Ou a Geórgia à escala pequena.

Para climas estáveis e ideais, escolham uma ilha tropical (clima húmido e constante).

Dos sítios que visitei gostei muito do clima de Natal no Brasil, estável nos 25º, nem frio nem muito calor, e muito sol salpicado por aguaceiros tropicais fracos. Muito agradavel.

Acho que debemos deixar fora os paises como Rusia e China, e USA, e Brasil, nao é valido.

Ainda mais, acredito que en comparativa ao seu tamanho sao paises pouco diversos. Rusia é moito pouco diverso, con invernos moito frios no 99% do territorio e verao templados o quentes e con chuvas moderadas (de 300 a 700 mm) na maior parte do territorio.


Gosteia do exemplo de GEORGIA. Un pais que ten un clima casi MACARONESICO, moito similar ao clima das Azores, e areas da costa continental portuguesa.

E posivel que seja por eso que os antiguos grecos chamaran a ese pais a IBERIA DO LESTE e aos seus habitantes os IBEROS DO LESTE.

Gostaría de visitar, sim.