14-01-1987: faz amanhã 25 anos

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Não posso deixar de recordar aqui e partilhar convosco uma das efemérides que mais me marcou na minha infância.

A queda de neve generalizada a cotas baixas em todo o Minho, Douro Litoral, Galiza, e demais zonas de Portugal Continental.

Ainda vivia eu no Porto, e recordo-me da minha mãe me chamar pelas 10h00 dizendo «olha, está a nevar». E nevou no Porto cidade, como nunca mais voltou a acontecer até hoje. Nessa data não vivia em Braga, cidade onde o fenómeno foi mais intenso, cobrindo a cidade dos arcebispos de um branco homogéneo. Que o saudoso GranNevada registou em fotos e viveu com muita emoção ...

Um quarto de século depois, já voltei a ver neve em Braga por duas ocasiões, mas com aquela intensidade e abrangência geográfica o nevão de 1987 ficará para sempre na memória de todos os que o viveram.

Sempre à espera do próximo 14 de Janeiro de 1987.
 


vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Algumas (já celebres) fotos de Braga nesse dia.

Consegui estas três fotografias de Braga do nevão de 1987. As fotografias no verso têm indicada a data 15-01-1987 ou seja, no dia seguinte ao grande nevão...

Bom Jesus

braga1800600cz0.jpg


Avenida Central

braga2800x600jq3.jpg



Vista sobre Braga desde o Bom Jesus

braga3800x600rs0.jpg




Nota: Todas as fotos são de um autor desconhecido. Estou a tomar as diligências necessárias para saber o nome do fotógrafo




-
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Foi um inverno histórico, tambem na Galiza. Em Santiago de Compostela a neve perdurou no solo 5 días. Nunca tal volveu a acontecer, e acho que dificilmente volverá a acontecer.

Saúdos.